PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA
SEQUENCIA DIDÁTICA: Pátria
Escola:
Professora:
Turma:
2º ano
Duração: 10 dias
Tema: Pátria
Disciplinas e eixos norteadores;
Língua Portuguesa. Eixos: Oralidade,
Leitura, Produção de texto escrito e Análise Linguística;
Matemática. Eixo: Números e Operações
e Geometria, grandezas e medidas;
Ciências. Eixo: Compreensão conceitual
e procedimental da Ciência;
História. Eixo: Tempo Histórico- tempo
cronológico;
Geografia. Eixo: Paisagem – tipos de paisagem;
Arte: Eixo: Execução nas diferentes
linguagens da Arte;
Religião e NDH. Eixo: Amizade e
solidariedade;
Direitos de aprendizagens/habilidades:
Língua Portuguesa.
Reconhecer e nomear as letras do
alfabeto;
Reconhecer que as silabas variam
quanto as suas composições;
Ler e escrever palavras com diferentes
estruturas silábicas; TR e BR
Conhecer e fazer uso de grafias de
palavras com correspondência regular: P/B
Identificar semelhanças sonoras entre
sílabas e rimas;
Ler ajustando a pauta sonora ao
escrito;
Localizar palavras em textos
conhecidos;
Identificar o gênero textual;
Identificar a finalidade de um texto;
Produzir textos de gêneros familiares
tendo a professora como escriba.
Matemática.
Identificar números em diferentes
funções: indicadores de quantidade, posição, ordem e medida;
Representar figuras geométricas planas descrevendo informalmente suas
características, como o número de lados;
Identificar unidades de tempos: dia,
mês, bimestre, semestre, ano por meio de calendário.
Resolver problemas envolvendo adição e
subtração com ideia de juntar e separar.
Comparar grandezas de mesma natureza, por meio
de estratégias pessoais e uso de instrumento de medida conhecidos – fita
métrica, balança, recipiente de medidas, recipiente de 1 litro e etc
Ciências.
Possuir conhecimento sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo
peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo.
Geografia.
Conhecer o processo de transformação da natureza;
História.
Perceber a relação entre presente passado: independência do Brasil;
Religião e NDH. Reconhecer situações em que o respeito mútuo
e a solidariedade esta presente;
Arte.
Aprimorar suas produções na linguagem do desenho e da pintura;
Conteúdos:
Leitura;
Estratégias de leitura; antecipação,
verificação e inferência;
Procedimento de leitura: localizar
informações explicita e inferir
informações, identificar o gênero e a finalidade de textos;
Estrutura das palavras;
Produção de frases e textos;
Características de figuras geométricas
(número de lados);
Números;
Instrumentos de Medida de Comprimento:
Palmo, Passos, Metro, Régua, etc.
Movimento aparente anual e diário do
sol;
Tipos de paisagem;
Tempo cronológico ( antes e depois);
Respeito e solidariedade;
Desenho e pintura;
Hino nacional: letra e música, posição
correta ao ouvi-lo;
Bandeira: histórico, cores e
significados.
1º dia segunda –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: figuras relacionadas ao sete de setembro,
atividade xerocopiada, lousa e giz, caderno do aluno, alfabeto móvel, vídeo,
som, Livro para a leitura.
Duração:
3h30 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: O urso e os viajantes de Ana Maria Machado
Apresentação do livro e informar que
nele contem três histórias. Ler o nome
da autora e sua biografia. Realização
de questionamentos: que
animais estão vendo na capa do
livro? Qual o assunto das histórias
deste livro? Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. Qual história
vocês acham que vou ler? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da
lousa para a verificação no final da leitura.
Iniciar a leitura da história “O urso
e os viajantes” sem ler o titulo. Ler o primeiro paragrafo e perguntar aos
alunos qual historia vou ler? Circular o nome do animal da história que está escrito na lousa.
Prosseguir com a leitura e parar ...só
o coração batendo forte. E questionar: será que o urso vai comer o
homem? Registrar na lousa novamente o que os alunos falarem. Continuar com
a leitura até o final.
Retomar os registros feitos na lousa
para verificação das hipóteses dos alunos.
Atividade lúdica motivacional oral.
Levar para aula uma caixa com os
símbolos da pátria (bandeira, cópia do Hino, foto de Dom Pedro, armas e o
selo), informar aos alunos que dentro dela estão objetos relacionados ao tema
da sequencia que será trabalhada durante duas semanas.
Pedir um aluno por vez que abra a
caixa cuidadosamente e tira o primeiro objeto (foto de Dom Pedro).
Verifique se os alunos identifica o
tema com os objetos. Continue apresentando até o final. Pergunte: qual é o tema da nossa sequencia? Quem sabe
o que e Pátria? Faça a propaganda
dizendo que durante estas semanas vão se divertir muito conhecendo a história
da nossa pátria, vamos ver alguns vídeos engraçados.
Atividade de leitura.
Música:
Eu te amo meu Brasil na lousa (ou cartaz). Escrever e realizar uma primeira
leitura coletiva para garantir que os alunos não alfabéticos participem e
acompanhe a leitura. Ouvir a música no som em seguida distribuir a copia da musica. Solicitar que
os alunos realizem a leitura apontada ajustando a pauta sonora ao escrito.
Perguntas: qual é o gênero deste
texto? Qual a finalidade deste tipo de texto?
Em seguida solicitar que identifiquem
na música a palavra Brasil e circular. Andar pela sala verificando se os alunos
não alfabéticos estão conseguindo encontrar a palavra.
Escrever a palavra BRASIL na lousa e
desmembrar em letras e sílabas, fazendo a contagem das mesmas.
2ºmomento: após o recreio
Atividade relaxamento: vídeo semana
da Pátria.
Professora realizar uma leitura
informativa do texto “ Dia da Pátria” explicar o porque da comemoração no dia 7
de setembro.
Atividade de escrita:
Solicitar que os alunos ditem palavras
com BR, e escrever na lousa formando uma lista. Copiar a lista no caderno.
Criar frases com as palavras ditadas e
copiar na lousa e no caderno
Atividade extra: formação de palavras com letras móveis.
Atividade de casa: recortar palavras de livros e revistar com as
grafias: BR e TR e colar no caderno.
2º dia terça –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: LD de Matemática, atividades xerocopiadas,
vídeo, lousa e giz.
Duração:
3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ?
Atividade motivacional: música marcha sodado.
Atividade de Matemática:
Relembrar quais são as principais
figuras geométricas.
Distribuir uma atividade com as partes
da bandeira para os alunos identificarem figuras geométricas.
A atividade deve ter espaço para os
alunos escreverem os nomes das figuras.
A atividade dos alunos não alfabéticos
deve conter os nomes das figuras no rodapé.
Realizar intervenções tanto com os
alunos que vão escrever quanto com os que irão copiar do banco. Como: que letra está faltando? Ou começa com
qual letra? É uma vogal ou consoante?
Pintar os desenhos.
Atividade extra: desenhar na lousa representação de:
quadrado, retângulo, triangulo para a
contagem dos lados.
2º momento:
Atividade de relaxamento: montar o quebra cabeça da bandeira.
Atividade oral e de leitura.
Roda de conversa sobre o tema
Independência do Brasil. Realizar a leitura do texto “Encenação da
independência”.
Em seguida passar o vídeo. Quintal da
Cultura.
Após assistir o vídeo escrever a frase
e a data na lousa: INDEPENDENCIA OU MORTE - 7 DE SETEMBRO DE 1822.
Circular os numerais que aparecem na
frase e pintar os espaços entre as
palavras. Pegar a bandeira que estar na caixa e questionar: quais as cores da
bandeira? O que elas significam? quais as figuras geométricas aparece na
bandeira.
Realizar os questionamentos como posso
medir a bandeira? Deixar os alunos falarem. Explicar que existem várias formas
de medir como palmo a fita o polegar, o passo entre outros.
A seguir chamá-los para medir com a régua,
fita ou palmo um de cada vez, quantos centímetros tem a bandeira.
Pedir que desenhe a sua mão aberta e
medir com a régua quantos centímetros mede.
ATIVIDADE EXTRA: Medir a porta da sala, mesa, caderno etc.
Atividade de casa:
2º ANO. LD de Matemática páginas 174 E
175;
3º dia quarta–feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: lousa e giz, caderno de aluno, LD de Língua
Portuguesa.
Duração:
3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: brincadeira morto vivo.
Atividade de análise E síntese: BRASIL
Escrever a palavra na lousa,
desmembrar em sílabas.
A- I- O- U- E
BRA- BRI- BRO- BRU- BRE
SA- SI- SO- SU- SE
AL- IL- OL- UL –EL
Circular nas famílias as que formam o
nome Brasil. Formar uma lista de palavras utilizando as sílabas.
EX: ABREU, ABRIL, BRASA, BRISA, SOBRA,
SOBRADO, SAIU ETC.
Copiar no caderno as sílabas e as
palavras.
Formar frases e fazer os
questionamentos começa com que letra? Tem espaço entre as palavras? Coloco que
ponto? Explicar ao alunos como se inicia uma frase e quais os pontos usados.
2º
momento:
Atividade de relaxamento: o mestre mandou.
Atividade de leitura e escrita:
Leitura coletiva do texto “ 7 de
setembro”
Realizar a atividade
2º ano: Copiar no quadro texto 7 de
setembro fazendo as devidas intervenções. Em seguida entregar o mesmo texto
fatiado para por em ordem.
Atividade de casa:
Explicar a atividade na lousa.
2º ano: LD de Lingua Portuguesa p.144
e 145;
4º dia quinta–feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: atividade xerocopiadas, LD de Matemática,
caixa com os símbolos, lousa e giz, caderno do aluno
Duração:
3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: Realizar a leitura das imagens LD de mat. 1º ano p.126 e 2º ano
p.172 e 173.
Em seguida explicar como será
realizada a atividade:
2º ano: no LD de mat. P.176 e
177.
2º momento:
escrita de lista.
Retomar a caixa com os símbolos,
retirar um a um. Solicitar que os alunos nomeiem e escrever em forma de lista os nomes na lousa, questionando sobre a escrita das palavras. Copiar a lista
no caderno.
Solicitar aos alunos que forme frases
com as palavras da lista. No primeiro ano a professora será a escriba.
Para casa atividade:
2º ano: no LD p. 178 e 179
5º dia sexta–feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Duração:
3h45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: Brincadeira
“ta quente , ta frio”;
Atividade de leitura.
Escrever o poema na lousa (ou cartaz)
“Brasil nossa Pátria”. Realizar uma primeira leitura coletiva para garantir que
os alunos não alfabéticos participem e acompanhe a leitura. Distribuir a copia
do poema sobre a pátria xerocopiado.
Perguntas: qual é o gênero deste
texto? Qual a finalidade deste tipo de texto?
Em seguida solicitar que identifiquem
na poesia algumas palavras e circular. Andar pela sala verificando se os alunos
não alfabéticos estão conseguindo encontrar as palavras: PÁTRIA, ESTRELAS,
CORAÇÃO, FLORESTAS. Solicitar que os alunos ditem estas palavras para você escrever na lousa e realizar a análise coletiva, oral e depois por
escrito quanto ao número de sílabas e letras.
Depois da leitura e localização das
palavras entregar o título do poema “Brasil minha Pátria” em letras recortadas,
em uma folha em branco para ele escrever seu nome, montar o título do
poema. Nesta atividade as intervenções
são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira letra? E depois
que letra colocar para formar PA? Estas perguntas persistem até a formação de
todo o titulo.
PÁTRIA
|
ESTRELA
|
CORAÇÃO
|
FLORESTA
|
TEM_____LETRAS
|
TEM_____LETRAS
|
TEM_____LETRAS
|
TEM_____LETRAS
|
TEM_____CONSOANTES
|
TEM___CONSOANTES
|
TEM____CONSOANTES
|
TEM_____CONSOANTES
|
TEM_____VOGAIS
|
TEM_____VOGAIS
|
TEM_____VOGAIS
|
TEM_____VOGAIS
|
COMEÇA COM A LETRA_____
|
COMEÇA COM A LETRA_____
|
COMEÇA COM A LETRA_____
|
COMEÇA COM A LETRA_____
|
TERMINA COM ______
|
TERMINA COM ______
|
TERMINA COM ______
|
TERMINA COM ______
|
PRIMEIRA SÍLABA______
|
PRIMEIRA SÍLABA____
|
PRIMEIRA SÍLABA____
|
PRIMEIRA SÍLABA_____
|
ULTIMA SÍLABA _______
|
SEGUNDA SILABA____
|
SEGUNDA SILABA ____
|
SEGUNDA SILABA_____
|
|
ULTIMA SÍLABA ____
|
ULTIMA SÍLABA _____
|
ULTIMA SÍLABA ______
|
2º momento
Atividade de relaxamento:
2º ano: jogo “Competição animal” p.194
(Confeccionar o jogo com antecedência).
Atividade de leitura no LD sobre o
jogo pagina 195.
Atividade de casa:
2º ano: No LD de mat. P. 196 e 197.
6º dia segunda –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras
em forma de U. Alunos: individual
e em dupla.
Materiais:.
Duração:3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Leitura pela professora
Atividade lúdica motivacional oral.
Entregar aos alunos cópia do hino
Nacional em letra bastão (estrofe), realizar a leitura coletiva apontada, em
seguida, apresentar o Hino Nacional em Data/Show (Áudio e Letra). Os alunos
deverão acompanhar cantando o Hino, já demonstrando reverência e respeito.
Pedir que circulem no texto “Hino
Nacional” algumas palavras chaves com: Ipiranga, plácidas, heroico.
Retumbante.... . Nesta atividade as
intervenções são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira
letra? Quantas letras tem a palavra?
Quantas sílabas? Quantas vogais? Quantas
consoantes?
- copiar as palavras no caderno e em
seguida separar em sílabas;
Atividade extra:
- Fazer um caça palavras com as palavras
chaves (Ipiranga, plácidas, heroico, retumbante)
2º momento:
Atividade de relaxamento: A vela e a flor
Peça as crianças imaginarem que tem uma flor na sua mão
direita e uma vela na esquerda. Em seguida ela deve inspirar o perfume da flor.
Depois a criança volta-se para a outra mão e sopra a vela, a fim de apagá-la.
Repita esta sequencia algumas vezes.
Atividade de leitura: Entregar uma cópia xerocopiada de o texto em
seguida realizar uma leitura coletiva e apontada .
BRASIL, PÁTRIA AMADA
MEU MENINO, PÁTRIA É:
A BONECA QUE VOCÊ EMBALA,
A BOLA QUE VOCÊ JOGA,
O CARRINHO QUE VOCÊ EMPURRA
A PIPA QUE VOCÊ EMPINA.
PÁTRIA TAMBÉM É...
O RIACHO DE TOMAR BANHO,
O RIO DE PESCAR,
A TERRA O CAMPO,
AS RUAS ONDE TODO MUNDO PASSA,
A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA,
A IGREJA ONDE ORAMOS,
A CIDADE ONDE MORAMOS.
E OUTRAS CIDADES,
MAIS OUTRAS,
OUTRAS MAIS.
E GENTE, MUITA, MUITA GENTE!
TUDO ISSO MEU MENINO, É PÁTRIA
|
Pedir aos alunos que circulem as
palavras que representa o nosso Brasil
Conversar com os alunos sobre as
riquezas existentes no Brasil (rios, matas, cidades, cachoeiras, animais, casas
etc), e como o homem tem transformado essas riquezas.
Levar o mapa político-administrativo
do Brasil, deixar exposto para que os alunos possam observar os estados e
capitais. Em seguida, apresentar em cartaz o contorno do Mapa do Brasil e
questionar: quem já viu esta figura? O que ela representa? Explicando em
seguida, que este é o formato de nosso país.
Mediante a comparação de ambos os
mapas, e com o mapa no chão, pedir que alguns alunos localizem nosso estado,
ficando em pé, no local por eles identificado.
Entregar um mapa do Brasil em branco
xerocopiado para os alunos recortar gravuras que ilustrem as riquezas do país.
(Para esta atividade, providenciar com
antecedência, livros e revistas, para recortes).
Após a colagem criar frases sobre as
riquezas do Brasil;
Para casa: no
livro de ciências p. 133 ler e explicar como será a atividade para casa.
7º dia terça –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel.
Duração: 3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral:
Sorteio de letras (palavras). Com as
letras em uma caixa sortear uma a uma e solicitar que fale o nome da letra e
uma palavra que inicie com aquela letra.
Atividade oral e de leitura de texto.
Roda de conversa questionando os
alunos: o que eles sabem sobre a independência do Brasil?, quem foi Dom Pedro?
Em qual lugar houve o grito Independência ou morte? Distribuir o texto
xerocopiado do “jogral Independência do Brasil”
Atividade de leitura: Realizar uma leitura coletiva. Em seguida
dividir em dois grupos: meninos e meninas, para ler o texto em forma de jogral.
Em seguida, pedir que crianças
circulem algumas palavras no texto
(DATA, BRASIL, INDEPENDENCIA, PEDRO, SETEMBRO).
Atividade de Escrita:
Entregar uma copia do texto
Independência com alguns espaços em branco os alunos completarem (alfabéticos)
para os não alfabéticos com banco de dados.
2º momento:
Atividade de relaxamento: Confeccionar
o cavalo de Dom Pedro (Providenciar com antecedência os materias)
Atividade de Matemática:
2º Ano: Trabalhar com os tapetinhos com a ideias de acrescentar
Atividade extra: Entregar
“Carta enigmática” xerocopiada para que os alunos substituam as figuras por
palavras.
Para casa:
2º ano: LD de Matemática pagina p.148
6º dia segunda –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Aluno individual
e em equipe.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, ficha com as palavras, letras
recortadas, LD de Língua Portuguesa lousa e pincel.
Duração: 3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Confeccionar com papel ou jornal o chapéu de
Dom Pedro.
Roda de conversa sobre o que a escola irá fazer para o desfile
do dia 7 de setembro. Convidar a diretora ou a coordenadora para falar da
programação. Listar essa programação no quadro, fazendo intervenções pontuais
como com que letra começa? Com que letra termina, as palavras são juntas ou
separadas? Fazer uma lista numerando a programação e copiar no caderno
Atividade extra:
No LD de matemática p. 74 e 75
2º momento:
Atividade de relaxamento: Com os Chapéus confeccionados colocar na
cabeça e cantar ou passa o vídeo da música “Soldado de Cristo eu sou”.
Roda de conversa: sobre o dia 25 de agosto é comemorado o dia
do soldado e o porque dessa comemoração.
Retomar
com os alunos a programação da escola, questionando, como ela pode ser
divulgada. Anotar as sugestões na lousa. Incentivá-los a falar: convite aos
pais, cartaz anunciando a programação etc.
Em
seguida, apresenta um modelo de anúncio da programação “Pecuária”. Explicar a
função desse anúncio: para quem é destinado? O que deve conter? Como deverão
ser as imagens, as palavras. Em seguida convidá-los a fazer um cartaz bem
bonito anunciando a programação da escola. (selecionar as imagens ou criar
desenhos para o cartaz).Para essa atividade levar a lista da programação
digitado e recortado as palavras dentro de um envelope. Cada envelope deve
conter uma palavra recortada. Dividir os alunos em grupos ou trios entregar um
envelope para descobrir a palavra que será colocada no cartaz
Após,
expor os cartazes nos locais estratégicos escolhidos pelos alunos.
Atividade extra: Distribuir um caça palavras xerocopiado com
palavras chaves como: CONVITE, PAIS, DATA HORA, LOCAL ETC.
Para casa: Elaborar
questões baseada no anúncio da campanha de vacinação como: Qual o dia da campanha? Qual a finalidade do texto? Qual o gênero?
Qual a programação do dia da campanha?
8º dia - Quarta –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel.
Duração: 3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Apresentar o vídeo do hino da Independência
chamando atenção para a letra. Em seguida convidar para cantarem o hino.
Apresentar
um modelo de convite e explicar a função, as características desse gênero.
Explicar que hoje será feito um convite aos pais convidando-os a participar do
desfile no dia 7 de setembro. Apresentar um modelo de convite e explicar as
partes que deve conter um convite.
Pedir
que os alunos ditem o texto do convite e a professora escreverá na lousa. Em
seguida distribuir uma folha em branco para que os alunos copiem o convite.
Chame atenção para escreverem de forma bem legível, sem erros nem rasuras.
Circule pela sala, observando se eles estão copiando corretamente.
Atividade extra: Atividade xerocopiada com frases segmentadas
para reescrevam deixando espaço entre as palavras ex:
MARCHASOLDADOCABEÇADE PAPEL
SENÃOMARCHARDIREITOVAIPRESONOQUARTEL
OQUARTELPEGOUFOGOSSÃOFRANCISCODEUSINAL
2º momento:
Atividade de relaxamento: Distribuir folhas de chamex em branco.
Ensine como dobrá-las para fazer o envelope para colocar o convite aos pais.
Em seguida ensine-os a preencher o
envelope. Seguindo a estrutura para o envio (Remetente e destinatário).
Atividade:
Atividade para casa: atividade xerocopiada com modelo de convite
para responder algumas informações
9º dia
Quinta –feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais:
Duração: 3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Brincar de adivinhações como: O que é o que é
quadrado tem a cor verde e amarela? O que é o que é o que aconteceu no dia 7 de setembro? Etc.
Apresentar um modelo de bilhete e
explicar a função, as características desse gênero. Explicar que hoje será
feito um bilhete aos pais informando sobre o feriado do dia 7 de setembro
(segunda-feira). Apresentar um modelo de convite e explicar as partes que deve
conter um convite.
Pedir que os alunos ditem o texto do
bilhete a professora escreverá na lousa. Em seguida distribuir uma folha em
branco para que os alunos copiem o bilhete que será entregue aos pais. Chame
atenção para escreverem de forma bem legível, sem erros nem rasuras. Circule
pela sala, observando se eles estão copiando corretamente.
Atividade extra: Atividade xerocopiada com um modelo de bilhete
para retirar algumas informações.
2º momento:
Atividade de relaxamento: Colorir com bolinhas de papel crepom a
bandeira do Brasil;
Roda de conversa sobre os meios de
comunicação usados antigamente e a tecnologia de hoje como: e-mails, mensagens
no celular usando o watsapp e outros;
Listar no quadro com os meios de
comunicação. Fazer as intervenções pontuais como: qual letra começa? Qual
termina etc.
Atividade de escrita: atividade avaliativa um auto ditado com os
meios de comunicação
Atividade para casa: Cruzadinha com os meios de comunicação
10º dia Sexta – feira
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U.
Materiais: cartolina
ou color set, elástico
Duração: 3h30
minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional oral: Confeccionar em cartolina ou color set, nas
cores verde, amarela e azul as viseira, enfeitar as viseiras com as estrelinhas
em papel laminado.
Atividade de leitura: Elaborar uma
atividade com os gêneros trabalhados (Anúncio, bilhete e convite).
Atividade extra: entregar os símbolos da pátria xerocopiados
para os alunos pintarem
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Atividade de leitura: Entregar o poema “SALVE QUERIDO BRASIL”
realizar uma leitura coletiva em seguida solicitar que os alunos circulem no
texto as palavras que rimam.
SALVE QUERIDO BRASIL!
SALVE QUERIDO BRASIL!
EU O AMO
E SINTO FELIZ
EM TE AJUDAR A CRESCER.
A LIBERDADE D. PEDRO LHE DEU
E FICAMOS ENTÃO LIVRE
O PROGRESSO CONHECEU.
SALVE BRASIL,
PÁTRIA AMADA!
EM NOSSO CORAÇÃO
FAZ SUA MORADA.
|
Atividade de escrita: Escrever rimas para as palavras do poema:
PROGRESSO
|
|
CORAÇÃO
|
|
MORADA
|
|
CRESCER
|
|
Atividade para casa: Atividade no livro didático com rimas
Avaliação da sequencia
PARABÉNS PELO TRABALHO! GOSTEI MUITO!!!!!
ResponderExcluirADOREI SEU TRABALHO!
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirBoa noite muito bom ,eu gostaria de atividades agora
ResponderExcluir