sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Atividades desenvolvidas nas salas de aulas das escolas municipais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA SEQUENCIA DIDÁTICA PÁTRIA Escola: Professora: Turma: 3º ano B Duração: 10 dias Tema: Pátria Disciplinas e eixos norteadores; Língua Portuguesa. Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de texto escrito e Análise Linguística; Matemática. Eixo: Números e Operações e Geometria; Ciências. Eixo: Compreensão conceitual e procedimental da Ciência; História. Eixo: Tempo Histórico- tempo cronológico, tratamento da informação. Geografia. Eixo: Paisagem – tipos de paisagens e suas transformações; Arte: Eixo: Execução nas diferentes linguagens da Arte; Religião e NDH. Eixo: Patriotismo, amor e respeito. Direitos de aprendizagens/habilidades: Língua Portuguesa. Participar de interações orais em sala de aula ( questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir; Localizar informações explicita em texto do gênero informativo, música e poesia; Ler palavras com sílabas canônicas e não canônicas; Perceber o espaçamento entre as palavras; Ler texto do gênero informativo, música e poesia com ajuda da professora e ou com autonomia; Estabelecer relação de intertextualidade; Identificar a finalidade e o gênero de textos lido pela professora e ou com autonomia; Reconhecer ralação de tempo em texto verbal; Procurar palavras em dicionários; Aprender organizar e classificar informações; Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras; Conhecer e fazer uso de grafia de palavras com correspondência regular contextual entre letra ou grupo de letras e seu valor sonoro; ( NH, LH, M e N ). Matemática. Associar objeto do cotidiano à representação de figura geométrica espacial (os símbolos da pátria); Reconhecer a nomenclatura ( características) de figura geométrica plana; Identificar número na função indicador de quantidade; Resolver problemas de adição e subtração sem agrupamento com a ideia de composição simples e transformação simples; Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações de dados coletados; Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações ( lista, tabela e gráficos); Ciências. Relacionar informações cientifica com conhecimentos anteriores; Geografia. Conhecer o processo de transformação da natureza; História. Perceber a relação entre presente passado e futuro; Religião e NDH. Sensibilizar os alunos sobre a importância do patriotismo, amor e respeito ao País; Arte. Aprimorar suas produções na linguagem do desenho e da pintura; Conteúdos: Leitura; Estratégias de leitura; antecipação, verificação e inferência; Procedimento de leitura: localizar informações explicitas, inferir informações, identificar o gênero e a finalidade de textos; Estrutura das palavras; Grafia regular contextual: NH; LH, M, N; Produção de frases e textos; Características de figuras geométricas ( número de lados); Problemas do campo aditivo: composição e transformação; Os símbolos; Paisagem; Tempo cronológico ( marcadores temporais); Patriotismo, amor e respeito; Desenho e pintura; 1º dia segunda – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, caixa surpresa contendo os símbolos e imagens, letras moveis, data show, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: O urso e os viajantes de Ana Maria Machado Apresentação do livro e informar que nele contem três histórias. Ler o nome da autora e sua biografia. Realização de questionamentos: que animais estão vendo na capa do livro? Qual o assunto das histórias deste livro? Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. Qual história vocês acham que vou ler? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura. Iniciar a leitura da história “O urso e os viajantes” sem ler o titulo. Ler o primeiro paragrafo e perguntar aos alunos qual historia vou ler? Circular o nome do animal da história que está escrito na lousa. Prosseguir com a leitura e parar... Só o coração batendo forte. E questionar: será que o urso vai comer o homem? Registrar na lousa novamente o que os alunos falarem. Continuar com a leitura até o final. Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos. Atividade lúdica motivacional oral. Levar para aula uma caixa com os símbolos da pátria (bandeira, cópia do Hino, foto de Dom Pedro, armas e o selo), informar aos alunos que dentro dela estão objetos relacionados ao tema da sequencia que será trabalhada durante duas semanas. Abrir a caixa cuidadosamente e tirar o primeiro objeto. Verifique se os alunos identifica o tema com os objetos. Continue apresentando até o final. Pergunte: qual é o tema da nossa sequencia? (caso as crianças não chegue ao tema informar e questionar: Qual a importância de se trabalhar com o tema pátria). Faça a propaganda dizendo que durante estas semanas vão se divertir muito conhecendo a história da nossa pátria. Escreva o significado da palavra Pátria na lousa. Pedir aos alunos que anotem a resposta no caderno. PÁTRIA: É o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão. É o mesmo que chamamos de Republica Federativa do Brasil ou Brasil composto por 26 Estados mais O Distrito Federal que é a nossa Capital Administrativa Brasília. Mostrar o mapa político do Brasil. Obs.: Explorar o mapa político do Brasil mostrando a divisão do território em Estados, Capitais e o Distrito Federal. 2º momento: Atividade de leitura. RODA DE CONVERSA: O professor deve Retornar aos objetos da caixa e explicar aos alunos a Importância dos Símbolos Nacionais dando destaque ao Hino Nacional e a Bandeira, fazendo-o entender que devemos ter reverência ( respeito ) a estes. ATIVIDADE 01: Listar na lousa o nome dos símbolos retirados da caixa chamando atenção para a escrita de cada palavra. Solicitar que copiem no caderno. ATIVIDADE 02: Distribuir a imagem xerocopiada ”De Dom Pedro as margens do rio Ipiranga” e realizar uma primeira leitura coletiva da imagem para garantir que os alunos não alfabéticos participem e acompanhe a leitura. Perguntas: qual é o gênero deste texto? Qual a finalidade deste tipo de texto? Atividade de relaxamento. Pedir aos alunos que deitem suas cabeças a sobre a carteira ou mesa e que fechem os olhos e se imaginem as margens do rio Ipiranga. O professor começa fazer algumas intervenções como: Vocês sabem em qual lugar se concentra esse rio? Será por que esse rio recebeu esse nome? Como eram as águas desse rio nessa época? Qual a importância desse rio para as pessoas dessa época? Solicitar aos alunos abram os olhos e olhem a imagem de Dom Pedro em slide na parede. O professor deve perguntar: Se a imagem é diferente do que eles imaginaram ou não, o docente pode fazer os mesmos questionamentos que já foram feitos anteriormente. Anotar no quadro as respostas para e eventuais consultas e socialização dos alunos. Em seguida solicitar aos alunos que façam a releitura da imagem e criem seus próprios desenhos. Expor os desenhos no mural. Atividade de Matemática: Relembrar quais são as principais figuras geométricas. Distribuir uma atividade xerocopiada com o desenho da bandeira para os alunos identificarem as figuras geométricas. A atividade deve ter espaço para os alunos escreverem os nomes das figuras. A atividade dos alunos não alfabéticos deve conter os nomes das figuras no rodapé. Realizar intervenções tanto com os alunos que vão escrever quanto com os que irão copiar do banco. Como: que letra está faltando? Ou começa com qual letra? É uma vogal ou consoante? Pintar os desenhos. Atividade extra: desenhar na lousa representação de: quadrado, retângulo, triângulo para a contagem dos lados. Atividade de casa: recorte e cole no caderno imagens que lembrem as figuras geométricas estudadas. 2º dia terça – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, vídeo e data show ou televisão, atividades xerocopiadas, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: A gansa dos ovos de ouro de Ana Maria Machado Informar que vai continuar com a leitura do mesmo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura. Iniciar a leitura da história ” A gansa dos ovos de ouro” Ler uma parte da história e parar em . Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico. Perguntar o que o casal vão fazer com a gansa? Registrar as falas dos alunos na lousa. Prosseguir com a leitura até o final. Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos. Atividade lúdica motivacional oral. Assistir o vídeo Hino Nacional Diversidade. Questionamentos sobre o vídeo: Que música é cantada no vídeo? Além do vídeo você já ouviu essa musica em outro lugar? Qual dessas danças você conhece? Você já participou de alguma dessas danças? Quando? Como? Obs.: Relembre novamente aos alunos o conceito de Pátria. Atividade de escrita e análise da palavra: Realização da análise e síntese da palavra: PÁTRIA. Desmembramento da palavra em sílabas na lousa, contagem, e formação de outras palavras com as sílabas, incluindo outras já estudadas: PO - PE - PI - PA - PU TRA - TRE - TRI - TRO - TRU PIPOCA PAPAGAIO PUNHO PATINHO TRATOR TRUTA TROMBA TRIGO ETC. Realizar um ditado de cinco frases que tenham sílabas com as grafias: P, TR, que tenha relação com a letra da música. Ou cenas do vídeo. Em seguida realizar a revisão coletiva das frases na lousa chamando atenção dos alunos para a escrita das palavras. Depois da revisão, contar as palavras de cada frase pintando os espaços entre as palavras. 2º momento. Atividade de relaxamento: Cantar o Hino Nacional. Atividade de Matemática: Criação de cinco problemas de adição de composição simples e com uma parte desconhecida. Exemplos: Composição simples: Na sala do 3º ano a professora entregou 13 bandeirinhas uma para cada menina e 15 bandeirinhas uma para cada menino. Quantos alunos tem a turma do 3º ano? Transformação simples: Para a festa em comemoração ao dia da pátria a diretora comprou 133 maçãs. Ganhou mais 95 dos alunos. Quantas maçãs a escola vendeu? Estes problemas devem ser elaborados com antecedência. Para os alunos alfabéticos copiar na lousa e para os não alfabéticos entregar xerocopiados. Realizar a leitura juntamente com os alunos certificando de que entenderam. Dar um tempo para que eles resolvam. Solicitar que alunos vão à lousa para a realização dos problemas. Intervir quanto à organização das operações. Atividade extra: problema oral para desenvolver o calcular mental. Utilizar situações reais e do cotidiano. Na sala de aula tem 30 mesinhas e 30 cadeiras. Quantos são os dois moveis juntos? Para casa: Atividade xerocopiada com problemas contendo as duas ideias: composição simples e transformação simples. Ler os problemas com os alunos e certificar que todos entenderam. 3º dia quarta – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Alunos: individual e em dupla. Materiais: Livro para leitura, vídeo e data show ou televisão, atividades xerocopiadas, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: O leão velho de Ana Maria Machado Informar que vai continuar com a leitura do mesmo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura. Iniciar a leitura da história ”O leão velho ” ler uma parte da história e parar em . Que pena..- disse a raposa- Faço votos de que melhore. Perguntar será que o leão vai conseguir devorar a raposa? Registrar as falas dos alunos na lousa. Prosseguir com a leitura até o final. Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos. Acharam correta a atitude do leão? Ele foi honesto com os outros animais? Atividade lúdica motivacional oral. Assistir o Vídeo Brasil, Brasil Questionamentos sobre o vídeo: Sobre o que o vídeo está falando? Quantos anos tem o Brasil? Após a resposta questionar como escrevo o numeral 500. (Mostrar como se escreve por extenso e explicar que cada número representa uma ordem valor de lugar). ATIVIDADE DE ESCRITA E ANÁLISE DA PALAVRA: ATIVIDADE 01: Realização da Análise e Síntese da Palavra: Brasil. Desmembramento da palavra em sílabas na lousa, contagem, e formação de outras palavras com as sílabas, incluindo outras já estudadas: BRASIL O- E- I- A- U BRO- BRE- BRA- BRU-BRI SO- SE- SU- SI- SA AL – IL- EL- UL- AL BRASA SOBRA SEBO BIAL BRISA Observação: Explicar as regras para a formação de palavras: S com som de Z (Entre duas vogais). Escrever na lousa exemplos de palavras, citadas pelos alunos com palavras que eles conhecem, explicando que há exceções tipo a palavra “__________”. ATIVIDADE 02: Oferecer um “CAÇA – PALAVRAS SILÁBICO” (sem banco de dados) contendo as sílabas em estudo. Realizar o ditado de palavras para os alunos localizarem as sílabas e pintar. (BRASIL, BRISA, ABREU, ABRIL, BIAL, SOBRA, SEBO, ETC). A cada palavra formada escrever uma frase no caderno. 2º MOMENTO ATIVIDADE DE RELAXAMENTO: após o recreio Cantar a música: à critério do professor. 3º MOMENTO ATIVIDADE SISTEMATIZADA DE ESCRITA: O professor fará a correção das frases construídas pelos alunos na lousa. Observando o nível de escrita. E O SUFICIENTE ATE O FINAL DA AULA Atividade de casa: recorte e cole no caderno palavras com br. 4º dia quinta –feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Os sete cabritinhos de Xosé Ballesteros ou a critério do professor. Informar que vai iniciar a leitura de um novo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Ler a sinopse do livro e perguntar. Qual será o plano da mãe para salvar os filhotes? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura. Iniciar a leitura do livro ”Os sete cabritinhos ” ler uma parte da história e parar em . Não! O mais novo dos cabritinhos se escondeu no relógio da sala e o lobo não conseguiu encontra-lo. Perguntar será que a cabra vai fazer quando chegar e não encontrar todos seus filhotes? Registrar as falas dos alunos na lousa. Prosseguir com a leitura no dia seguinte. Já ouviram uma história parecida com esta? Qual? Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos. 2º momento: Retomar a caixa com os símbolos novamente, retirar um a um. Solicitar que os alunos nomeiem e escrever em forma de lista os nomes na lousa, questionando sobre a escrita das palavras. Copiar a lista no caderno. Após escrita dos alunos o professor fará a correção das palavras juntamente com os alunos. Solicitar aos alunos que organizem as palavras escrita em ordem alfabética. Nesse momento as intervenções do professor são pontuais. 3º momento: Escrever o poema na lousa (ou cartaz) “Brasil nossa Pátria”. Realizar uma primeira leitura coletiva para garantir que os alunos não alfabéticos participem e acompanhe a leitura. Distribuir a copia do poema sobre a pátria xerocopiado. Perguntas: qual é o gênero deste texto? Qual a finalidade deste tipo de texto? Em seguida solicitar que identifiquem na poesia algumas palavras e circular. Andar pela sala verificando se os alunos não alfabéticos estão conseguindo encontrar as palavras: PÁTRIA, ESTRELAS, CORAÇÃO, FLORESTAS. Solicitar que os alunos ditem estas palavras para você escrever na lousa e realizar a análise coletiva, oral e depois por escrito quanto ao número de sílabas e letras. PALAVRA QUANT. VOGAIS QUANT. CONSOANTES QUANT. SILABAS QUANT. LETRAS PATRIA ESTRELAS CORAÇÃO FLORESTAS Atividade de casa: Formar frases com as palavras do quadro observando o sinal de pontuação. 5º dia sexta –feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U . Aluno individual e em equipe. Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, ficha com as palavras, letras recortadas, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Chapeuzinho Redondo de Geoffroy de Pennart ou a critério do professor. Informar que vai iniciar a leitura de um novo livro. Escrever o titulo na lousa e solicitar que leiam. O que vai acontecer nesta história? Vocês conhecem uma história que o titulo se parece com esta?. Porque será que é Chapeuzinho redondo? Registrar as hipóteses dos alunos no canto da lousa para a verificação no final da leitura. Iniciar a leitura do livro ” : Chapeuzinho Redondo” ler uma parte da história e parar em . ...vou enfiar esse bolo na guela dela e depois comê-la! Perguntar: será o que o lobo vai fazer? Registrar as falas dos alunos na lousa. Prosseguir com a leitura até o final. Retomar os registros feitos na lousa para verificação das hipóteses dos alunos. Atividade lúdica motivacional oral: Brincadeira “ Seu lobo sai da toca”. Explicar como é a brincadeira e direcionar por uns 2º momento: Fazer a correção da atividade de casa. ATIVIDADE 1: TEXTO FATIADO. Após correção da tarefa de casa o professor irá dividir os alunos em duplas. Retomara novamente a leitura do poema “Brasil minha Pátria” em seguida entregara o texto fatiado para as duplas organizarem de acordo com a sequência logica do poema. Nesta atividade as intervenções são pontuais. 3º momento: Atividade de relaxamento: ouvir uma música suave. ATIVIDADE 2: Pintar o desenho da bandeira e confecção de quebra cabeça. 6º dia segunda – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, atividades xerocopiadas, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Leitura pela professora 2º momento: Atividade lúdica motivacional oral. Entregar aos alunos cópia do hino Nacional, realizar a leitura coletiva, em seguida, apresentar o Hino Nacional em Data/Show (Áudio e Letra). Os alunos deverão acompanhar cantando o Hino, já demonstrando reverência e respeito. Pedir que circulem no texto “Hino Nacional” algumas palavras chaves como: Ipiranga, plácidas, heroico, retumbante... Nesta atividade as intervenções são pontuais, por meio de questionamento como: Qual a primeira letra? Quantas letras tem a palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quantas consoantes? 3º momento: Em seguida o professor escrevera as palavras pesquisadas pelos alunos no quadro em ordem alfabética e pedirá que os discentes pesquisem o significado das mesmas no dicionário. Atividade de casa: Estrutura da palavra quanto ao número de sílabas e letras. PALAVRAS QUANT. VOGAIS QUANT. CONSOANTES QUANT. SILABAS QUANT. LETRAS IPIRANGA PLACIDAS HEROICO RETUMBANTE 7º dia terça – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, data show, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Leitura pela professora 2º momento: Atividade de Matemática: Geometria. Roda de conversa sobre a bandeira ( conhecimento prévio ) Relembrar quais são as principais figuras geométricas. Mostrar o desenho da bandeira no data show para os alunos identificarem as figuras geométricas. O professor irá desenhar na lousa representação de: quadrado, retângulo, triângulo traçando um paralelo com a bandeira para a contagem dos lados e a escrita dos nomes das figuras. [E O SUFICIENTE Atividade de casa: Colorir o desenho de acordo com a legenda. 8º dia quarta – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, data show, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Leitura pela professora 2º momento: Atividade lúdica motivacional oral. Entregar aos alunos cópia do hino da bandeira, realizar a leitura coletiva apontada, em seguida, apresentar o Hino Bandeira em Data/Show (Áudio e Letra). Os alunos deverão acompanhar cantando o Hino. REPETIDA ESSA ETAPA Pedir que circulem no texto algumas palavras chaves ditadas pelo professor, fazendo intervenções, por meio de questionamento como: Qual a primeira letra? Quantas letras tem a palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quantas consoantes? 3º momento: Em seguida o professor escrevera as palavras pesquisadas pelos alunos no quadro em ordem alfabética e pedirá que os discentes pesquisem o significado das mesmas no dicionário. Atividade de casa: Estrutura da palavra quanto ao número de sílabas e letras. PALAVRAS QUANT. VOGAIS QUANT. CONSOANTES QUANT. SILABAS QUANT. LETRAS PENDÃO SIMBOLO ESPERANÇA BANDEIRA Hino à Bandeira Nacional Compositor: Poema: Olavo Bilac / Música: Francisco Braga Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever, E o Brasil por seus filhos amado, poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre sagrada bandeira Pavilhão da justiça e do amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! (fonte: Portal do Governo Brasileiro) Hino à Bandeira Nacional Compositor: Poema: Olavo Bilac / Música: Francisco Braga Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever, E o Brasil por seus filhos amado, poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre sagrada bandeira Pavilhão da justiça e do amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! (fonte: Portal do Governo Brasileiro) 9º dia quinta – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, atividade xerocopiada, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Leitura pela professora 2º momento: Atividade lúdica motivacional oral. Entregar aos alunos a cópia de texto informativo sobre os símbolos. (pesquisar com antecedência o texto). Roda de conversa com uma leitura compartilhada sobre o tema. Após leitura e discursão. Mostrar os Símbolos Nacional. 3º momento: O professor fará uma atividade de cruzadinha envolvendo os símbolos da Pátria. Levando em consideração o nível de escrita da turma. Atividade de casa: Pintura e formação de frases sobre os símbolos Nacional. 10º dia sexta – feira Planejamento: Organização dos alunos e da sala: As carteiras em forma de U. Materiais: Livro para leitura, atividade xerocopiada, lousa e pincel. Duração: 3h30 minutos. Procedimentos metodológicos: 1º momento: Leitura deleite: Leitura pela professora 2º momento: Correção das frases. 3º momento: Roda de conversa: Sobre o que a escola irá fazer para o desfile do dia 7 de setembro. Em seguida, apresenta o projeto Pátria da escola. Explicar a função desse projeto: Para quem é destinado? O que deve conter? Como ocorrerá a programação de apresentação do desfile. Em seguida convidá-los a fazer um cartaz bem bonito anunciando a programação da escola. (selecionar as imagens ou criar desenhos para o cartaz). Após, revisado, expor os cartazes nos locais estratégicos escolhidos pelos alunos. Atividade extra: Roda de conversa sobre o dia 25 de agosto, ____ que é comemorado o Dia do Soldado, e o porquê desta comemoração. (Com antecedência, pesquisar a história do dia do soldado). Atividade lúdica motivacional oral: Confeccionar com papel ou jornal o chapéu de Dom Pedro. Atividade de relaxamento: Com os Chapéus confeccionados colocar na cabeça e cantar ou passa o vídeo da música “Soldado de Cristo eu sou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário