sábado, 26 de setembro de 2015

PROJETO TURMAS MULTISSERIE: O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO



                       PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC


                           PROJETO : O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO







                                                                          Rio Maria/ ABRIL de 2015






PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO MARIA
SECRETARIA MUNICIAPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEMED
PNAIC



Prefeito Municipal
José Walter da Silva

Secretário Municipal de Educação
José Wanderlei Milhomem

Diretora de Ensino
Solange da Silva Rodrigues

Coordenadora local do Pnaic
Tómazia Pereira da Silva

Orientadora de estudo do Pnaic
Josefa dos Santos Branco









Rio Maria/ Abril  de 2015



PROJETO: O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO




CLIENTELA: ALUNOS DAS TURMAS DE MULTISSÉRIE










                                                         

                                                        Rio Maria/ Abril  de 2015






JUSTIFICATIVA

O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
        Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes.           O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do plantar a terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
            Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
             O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e articulado entre si.
 
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA TURMA DE MULTISSERIE
TEMA: O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO
PERÍODO: ABRIL DE 2015
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, NDH, História, Arte e Geografia.
GÊNEROS: Lista, reportagem, noticias, receitas, roteiro de entrevista, poesia, música
OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.
Ampliar em curto prazo as aprendizagens dos alunos na compreensão do sistema de escrita alfabética e na leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.
Analisar e reconhecer o nosso entorno.
Discutir e criar formas alternativas de ações para cuidar  melhor do meio ambiente.
Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
AÇÕES COM A COMUNIDADE
Mobilizar a comunidade para uma reunião de apresentação do projeto;
ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORA:
TRABALHAR DE FORMA INTENSIVA: SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA, SEMPRE NO PRIMEIRO HORÁRIO.
ATIVIDADES PERMANENTES: LEITURA PELA PROFESSORA E ESCRITA DO ALFABETO NA LOUSA CHAMANDO ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA O TRAÇADO DAS LETRAS E RELACIONANDO O NOME DE CADA LETRA À LETRA INICIAL DOS NOMES DOS ALUNOS.
QUANTO AO CABEÇALHIO: DIGITAR O NOME DA ESCOLA E PROFESSORA E FIXAR NA LOUSA APENAS PARA VISUALIZAÇÃO E LEITURA.
QUANTO A ROTINA DO DIA: ESCREVÊ-LA NA LOUSA APENAS PARA AS CRIANÇAS LER E SITUAR-SE EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, SEM A NECESSIDADE DE COPIAR.
SOLICITAR QUE OS ALUNOS ESCREVAM O NOME PRÓPRIO COMPLETO NA ATIVIDADE TODOS OS DIAS.
EM TURMAS QUE TEM ALUNOS ALFABÉTICOS DIRECIONAR A LEITURA DOS TEXTOS POÉTICOS POR ELES.
CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
  • Leitura;
  • Produção de textos oral e escritos;
  • Estrutura silábica das palavras;
  • Espaçamento entre palavras;
  • Segmentação: hipo-segmentação e hiper-segmentação;
  • Revisão coletiva;
  • Atenção e concentração;
  • Características dos gêneros;
  • Estratégias de leitura (antecipação, verificação e inferência);
  • Procedimentos de leitura: inferência, localizar palavras, finalidade e assunto de texto, identificação do gênero;
  • Função social da escrita;
GEOGRAFIA:
  • Problemas ambientais: Desmatamento; Queimadas; matas ciliares;
·         Extrativismo vegetal;
·         Poluição do solo: lixo; decomposição do lixo;

CIÊNCIAS:
  • O ambiente: relação homem natureza; desmatamento;
  • Conservação do ecossistema;
  • Seres vivos: animais em extinção,  animais silvestres, tráfico de animais;
·         Água: utilidade da água; poluição dos rios, piracema, pesca predatória; água e energia;
NDH:
  • Valores ( responsabilidade, respeito, cooperação);
·         Consciência ecológica: Reciclagem de objetos de sucata e reaproveitamento de alimentos reaproveitamento de alimentos;
MATEMÁTICA:
  • Números de 0 a 10;
  • Noção de numeração decimal ( jogos);
  • Figuras geométricas;
  • Resolução de problemas do campo aditivo;
  • Jogos indicados: As duas mãos pagina14; O que mudou página 48; Na direção certa página 50; jogo das figuras página 57;
  • Jogos indicados: Ganha cem primeiro página 47; Gasta cem primeiro página 53.
Obs: Estes dois jogos devem ser trabalhados com os tapetinhos com a nomenclatura: MONTÃO, MONTINO E SOLTOS OU AMARRADÃO, AMARRADINHOS E SOLTOS.  Sem a necessidade de registro trabalhando apenas agrupamentos e desagrupamentos.
História:
  • Escola; higiene ambiental
ARTE:
  • Desenho e pintura;
  • Paisagem;
  • Maquete
  • Confecção de brinquedos/outros objetos com materiais reciclados

PROCEDIMENTOS METODÓLIGOS
1ª ETAPA: Apresentação do projeto: O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.
Eixo: Oralidade, Leitura, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente, Paisagem.
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
  • Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
  •  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
  • Localizar informação explicita em texto do gênero informativo, lido pela professora;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
  • Reconhecer a letra inicial de uma palavra;
  • Perceber semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras;
  • Procedimentos de leitura: inferência, localizar palavras, finalidade e assunto de texto, identificação do gênero;

Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários?   Caixa de com objetos: folhas, pedras, água areia, flores, frutos, animais de brinquedo, objetos escolares, brinquedos feitos de madeira etc; boliche confeccionado de garrafa pet; revistas e livros para recorte, cola, tesoura; cartolina; livro escravo nem pensar; mapa do Brasil;
  • Duração: Três aulas de 45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
Elemento motivador:
1º Momento: Apresentação do projeto
Informar aos alunos que irão iniciar o estudo de uma novo projeto didático, muito legal, interessante qual será o tema? Deixa-los falar livremente. Em seguida apresentar o tema e questionar o que quer dizer esse tema? Pois é vamos conhecer como está o meio ambiente e como podemos contribuir para preservá-lo, brincar com as letras e palavras. Participar de jogos e brincadeiras com o objetivo de ler e escrever palavras e texto. Combinar com a turma como será a culminância desse projeto.
2º momento: Usar o elemento surpresa (caixa com elementos da naturez)
1-Levar uma caixa fechada contendo diversos elementos naturais como: folhas, pedras, água, areia, flores, frutos, animal (gato) lápis, mesa, carrinho de brinquedo, pião, etc.
2-Instigar os alunos a descobrirem o que tem dentro da caixa.
- Pedir para que cada aluno pegue o elemento que acha mais importante para sua vida, e, justifique a sua escolha.
3-Em seguida realizar os seguintes questionamentos para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, Meio ambiente; Onde podemos encontrar a água? Ela é importante para nós? Alguém pode criar a água ou ela já vem pronta? Qual a diferença de uma flor para uma pedra?  Onde podemos encontrar essas coisas?
4-Todos esses elementos onde são encontrados?
5 Quem sabe o que é Meio ambiente? Explicar que todos esses elementos são encontrados no meio ambiente, e que os mesmos podem ser: naturais e os artificiais?
6-Sabem quais são os componentes naturais? E os artificiais?
7-Caso os alunos não tenham respostas para as duas últimas perguntas, pegar os objetos e classifica-los em naturais e artificiais conceituando-as que os elementos naturais são os que existem na natureza: os seres vivos, a água, ar, solo, a luz e os artificiais são os criados pelo homem;
- Ouvir atentamente os alunos observando que conhecimentos eles possuem acerca do tema.
2ª Etapa:  O meio ambiente em crise
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: Meio ambiente
1-Em uma roda de conversa informar aos alunos que irá ler uma reportagem extraída do livro “Escravo nem pensar” apresentar a capa e questionar: o que será que trata esse livro? E a reportagem que vou ler vai falar sobre o que? Explicar as característica de uma reportagem.
3-Depois ler o título da reportagem e perguntar: por que será que o meio ambiente está em crise?
Realizar a leitura da reportagem “O meio ambiente em crise” p. 63.
4- Em seguida observar se a hipóteses levantadas pelos alunos foram confirmadas. Explorar a leitura com alguns questionamentos: O qual assunto do texto? Quais as crises ambientais presente no texto? Você concorda com o tema da reportagem? Quais os crimes ambientais presentes no texto?
Atividade  1º 2º ano: análise e leitura da palavras
Atividade  01 -Contar as letras das palavras:  meio ambiente, crimes ambientais, água, solo, seres vivos, luz e pintar o numeral que corresponde à quantidade;
Atividade  02  Jogo do boliche com as palavras que represente o MEIO  AMBIENTE (a criança tentará dizer a palavra que derrubou).
Obs. O boliche pode ser de garrafa de refrigerante com as palavras fixadas com fita adesiva e a bola pode ser uma meia amarrada com tecido dentro
Atividade 03- para o 3º ano: Trabalhando com leitura de texto informativo no livro  de Ciências do 2º ano página 44” O que há no ambiente”
- Oferecer revistas, jornais e livros para que os alunos recortem figuras de componente natural e artificial;
- Colar  as figuras em cartolina ou papel madeira e escrever ao lado o nome de cada componente e expor na sala. Ex.
OBS: estes componentes serão trabalhados durante o desenvolvimento da sequencia.
COMPONENTE NATURAL
NOME DO COMPONENTE
COMPONENTE ARTIFICIAL
NOME DO COMPONENTE
FIGURA
ANIMAIS
FIGURA
PRAÇAS

ÁGUA

PRÉDIOS

ÁRVORE E PLANTAS

RUAS

Atividade 04- para os alunos de 4º e 5º ano: - O que significa as palavras: ecossistema? Desertificação? Efeito estufa? Procurem o significado no dicionário e anotar no caderno;
Atividade  05- No livro de ciências do 4º ano p. 305 ler o texto e responder atividade da p.306

2º Momento: seres vivos
1-Iniciar com a brincadeira “VIVO/MORTO (falar o nome dos elementos da natureza que são vivos e não vivos);
2-Em seguida questionar:
- O que são seres vivos para vocês? (Espere cada aluno expressar seu “conceito”). Depois de expressarem suas opiniões, a professora dirá:

Tudo o que existe na natureza chamamos de seres. Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem). Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo, as pedras etc. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.  
- Veja o quanto é interessante:
Os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da água e da terra. Existem animais que se alimentam apenas de carne e são chamados de carnívoros, como por exemplo, o leão. Existem também outros animais que se alimentam apenas de vegetais, que são chamados de herbívoros, como por exemplo, a vaca, que se alimenta de capim. As pessoas são animais onívoros, pois se alimentam de carne e de vegetais.
Após os comentários realizar as atividades abaixo relacionadas
Atividade 08- para o 1º e 2º ano: livro de ciências p.281 e 282;
Atividade  09- para o 3º ano: livro de ciência p.298 responder a atividade;
Atividade  10- para  o 4º e 5º ano: : livro de ciências p.281 ler o texto: “Alimentação de lagartas e borboletas” e responder a atividade.
3º momento: animais em extinção;
1-Informa que nesse momento será lido um texto, mas antes da leitura gostariam de obter algumas respostas como:
Ø O  que é extinção?  Por que os animais estão em extinção? O que causa a extinção? Por que alguns animais podem desaparecer daqui a alguns anos? Deixá-los falar livremente.
2-Em seguida realizar a leitura comentada do texto informativo “ Animais em extinção no Brasil. No livro do 5º ano p. 156. Após a leitura questionar aos alunos:
-Quais desses animais existem na nossa região? O que devemos fazer para combater ou prevenir que muitos desses animais possam ser extinto na nossa região? Discuta as principais causas apontadas pela reportagem para o aumento no número de espécies ameaçadas de extinção.
3-O debate pode também contemplar:
Ø  a ação de caçadores;
Ø  as consequências do desaparecimento de espécies.
4-Lista na lousa, classificando a partir do texto:
Ø  Animais em extinção;
Ø  Animais que só podem ser vistos em cativeiro;


ANIMAIS
EXTINÇÃO
CATIVEIRO






Obs. Durante a escrita na lousa da lista fazer as intervenções questionando: com qual letra escreve, com qual termina, quantas letra tem na palavra?
5-Vocês costumam caçar esses animais? Vocês matam para se alimentar ou para vender? Informar que é ilegal a venda de animais bem como mantê-los prisioneiros.
6-Criar coletivamente no quadro, frases de conscientização a preservação desses animais. (fazer o mesmo processo de intervenção)
Atividade   para o 1º ao 3º ano: Completar nomes  de animais.
Atividade 11- individual: Distribuir a atividade contendo figuras e o nome de animais faltando sílabas para os alunos completarem.
- Antes de iniciar pedir que os alunos falem os nomes dos animais.
- circular pela sala certificando que os alunos estão realizando a atividade corretamente.
Atividade 12 em dupla: listar nomes de animais com a letra do alfabeto que os alunos lembrarem.
Atividade 13- para o 4º  5º ano: A professora distribuirá tarjetas com nomes animais, e os alunos deverão escolher um animal e fazer a ilustração e produzir um texto falando desse animal.
Atividade 14- coletiva na lousa: Divida a turma em grupo e cada grupo ficará com um tópico para  selecionar gravuras de animais e produzir cartazes de conscientização e preservação dos animais da região.
Obs. Para essa atividade confeccionem cartazes em tábuas ou cartolina plastificada, pois a mesma deverá ser colocada em lugares onde a comunidade possa ter acesso.
Atividade 15 - coletiva:  Problematização: Copiar o problema na lousa e solicitar que os alunos do 4º e 5º ano pense na resolução do problema para depois socializar com o grupo; (problema banco de atividade)
Conversando sobre a solução do problema:
- Nesse momento é importante avaliar se os alunos entenderam o que leram. A melhor forma de averiguar isto é incentivando-os a explicitarem o que entenderam do problema. Se os alunos não entenderam é melhor retomar a leitura do texto e formular algumas questões que ajudem a compreensão: quem são os personagens e o que fazem? Em que dias a dona onça mente? Em que dias a dona hiena mente? O que é que se quer saber?
Pode-se pedir também que os alunos grifem a parte do texto que não entenderam e coloca-las para discussão coletiva. Este processo ajuda aos alunos perceberem o que é importante considerar em um problema para que seja compreendido. Depois de compreender o problema, passa-se a etapa da busca de soluções. Alguns procedimentos podem ajudar a criança como: reler o problema, sublinhando a pergunta, verificar se o problema tem informações suficientes para ser resolvido e se tem informação desnecessária, listar as informações importantes, fazer uma figura, uma representação.
Análise das estratégias de resolução de problemas
Prolematização
Resolva o problema da zôo lógica, faça o registro da forma que quiser. Explique para os colegas como você resolveu.
Conversando sobre a resolução
Um grupo de alunos resolveu organizar os dados numa tabela para resolver o problema:
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
sábado
Hiena mente
Hiena mente
Hiena mente
Onça mente
Onça mente
Onça mente
Onça diz a verdade
Onça diz a verdade
Onça diz a verdade
Hiena diz a verdade
Hiena diz a verdade
Hiena diz a verdade
Analisando os dados da seguinte forma:
Encontro na 2º, 3ªe 4ª feira: é o dia da onça dizer a verdade então ele poderia ter mentido, na 2ª 3ª e 4ª é o dia da Dona Hiena mentir, então ela não está mentindo.
Encontro na 5ª feira: a onça mente que mentiu na 4ª feira; e a hiena diz a verdade por que ela mentiu na 4ª feira;
Encontro na 6ª feira e sábado: a onça mente: ao dizer que ontem mentiu está dizendo a verdade e a hiena diz a verdade, então ela não mentiu.
Sendo assim, o dia do encontro foi quinta feira: a hiena diz a verdade, pois mentiu na 4ª feira; a “onça mentiu”, pois se é 5ª feira, é dia dela mentir: a onça não mentiu na 4ª feira.
O problema acima também poderia ter sido resolvido mediante a utilização de outras estratégias como: a partir da elaboração de um diagrama, pela representação do problema, por tentativa e erro. É importante que o professor não só permita essas estratégias, como crie condições para que os alunos possam apresenta-las e discuti-las. Este momento possibilita a troca de experiência entre as crianças, a aprendizagem de novas estratégias dentre outros aspectos.
 Momento: tráfico de animais
1-Roda de conversa sobre o que eles sabem sobre o que os alunos sabem tráfico de animais. Em seguida realizar uma leitura informativa do texto “Tipos de animais”. Mobilizar os conhecimentos matemáticos em torno dos valores arrecadados;
2-Solicitar que os alunos localizem no mapa do Brasil os estados que mais são comercializados os animais;
3-Questionar se eles têm algum animal preso em gaiola? Se eles gostariam de ficar presos?
4-Criar um animal silvestre, como um papagaio ou um mico, é o mesmo que criar um animal domestico, como um cão ou um gato?
5-Listar no quadro os animais silvestres encontrados na região. (fazer as intervenções com qual letra começa, com qual termina...)
Atividade : observação de um animal
Proponha aos alunos uma atividade de observação de um animal em casa ou nos arredores da escola/fazenda como: papagaio, periquito, passarinho....
Solicite que os alunos observem uma espécie de animal e registre informações de suas características (cor, tamanho, formatos do bico e da cauda, patas ....). Durante a atividade, oriente-os a fazer anotações nas fichas de campo e tentem ilustrar os pássaros. Outra possibilidade é, se houver os dispositivos necessários para isso, fotografar o anima .
Para o 1º ao 3º ano:
Atividade 16. Realizar o jogo “desafio na Selva” livro do 1º ano p. 189;
Atividade 17. Realizar o jogo: “As duas mãos” caderno de jogos .p.14;
Atividade 18. Como alfabeto móvel escrever formar o nome de alguns animais silvestres encontrados na região. Em seguida escrever no caderno e fazer a ilustração dos mesmos.
Atividade 19- Alunos do 3º ano: pode formar frases informando sobre o comercio ilegal de animais;
Atividade 20- para o 4º e 5º ano :
- Realizar a atividade no livro de português  p.67;
- Realizar a leitura de um fragmento de uma reportagem feita pelo telejornal “Imagens fragam comércio ilegal de animais silvestres em feira no Rio de Janeiro”. Responder os questionamentos. Em seguida em duplas fazer um folheto explicando por que é ilegal comprar animais em feiras livres. Vocês podem usar dados da reportagem que leram e também de outras fontes que pesquisarem. Livro de ciências ed. Saraiva p. 61.
-Fazer a revisão textual antes de expor o trabalho;
- Socializar a atividade com os demais colegas de turma.
3ª ETAPA: Problemas ambientais
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.
Eixo: Oralidade, Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente.
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
  • Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
  •  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras         
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários? Texto xerocopiado, computador,
  • Duração:
Procedimentos metodológicos
1º Momento: conhecendo as árvores da região
Iniciar esse momento colocando as crianças sentadas no chão e realize a brincadeira “Corre cutia”.
Corre cutia de noite e de dia
Debaixo da cama da sua tia
Corre cipó na casa da vó
Lá tem um cachorrinho chamado totó
ele é bonitinho de um lado só.

É um, é dois, é três
acabou a sua vez.
Em seguida professora, faça suspense quanto ao tema que será trabalhado nessa aula. Diga aos alunos que hoje conversarão sobre um tema essencial na vida das pessoas e que eles terão que ficar bem atentos para tentarem descobrir do que se trata. Na sequência, convide os alunos para se sentarem no chão para ouvir a leitura da canção "Matança".
Música: Matança- Projeto Encantar
Composição : Jatobá
“Cipó-caboclo tá subindo na Virola,
Chegou a hora do Pinheiro balançar,
Sentir o cheiro do mato da Imburana,
Descansar, morrer de sono na sombra da Barriguda.
De nada vale tanto esforço do meu canto,
Pra nosso espanto tanta mata haja vão matar,
Tal mata Atlântica e a próxima Amazônica,
Arvoredos seculares, impossível replantar.
Que triste sina teve Cedro nosso primo,
Desde menino que eu nem gosto de falar,
Depois de tanto sofrimento seu destino,
Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar.
Quem por acaso ouviu falar da Sucupira,
Parece até mentira que o Jacarandá,
Antes de virar poltrona, porta, armário,
Ir morar no dicionário, vida eterna, milenar
Quem hoje é vivo, corre perigo
E os inimigos do verde, da sombra o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas, bom lembrar
Que quando chegar a hora, é certo que não demora,
Não chame Nossa Senhora, só quem pode nos salvar...É
Caviúna, Cerejeira, Baraúna,
Imbuia, Pau-d’arco, Solva, Juazeiro, Jatobá,
Gonçalo-alves, Paraíba, Itaúba,
Louro, Ipê, Paracaúba, Peroba, Massaranduba,
Carvalho, Mogno, Canela, Imbuzeiro, Catuaba,
Janaúba, Arueira, Araribá,
Pau-ferro, Angico, Amargoso, Gameleira,
Andiroba, Copaíba, Pau-brasil, Jequitibá.”
1-Após terem ouvido a leitura da canção matança, pergunte aos alunos se eles identificaram o tema a ser trabalhado. Anote todas as tentativas apresentadas pelos alunos. À medida que os alunos conseguirem desvendar o mistério, inicie a discussão sobre o problema do desmatamento no Brasil. Pergunte a eles o que já ouviram falar sobre o assunto; se eles já perceberam esse tipo de problema na região onde moram; se na percepção deles o desmatamento está relacionado às queimadas; dentre outras questões que mobilizem o interesse, envolvimento e participação.
2-Em seguida solicitar que digam o nome das árvores presente na canção em seguida perguntar: podemos encontrar essas árvores na região? Quais as que não têm?
3-Fazer uma lista de árvores presentes no texto e comparar quais tem na região (questionar os alunos  com que letra escreve, com qual termina...)
Atividade 1. Preencher uma ficha técnica de uma árvore (banco de texto)
4- Conhecer as árvores da região para essa atividade realizar a leitura do texto “Conhecer as principais árvores do Brasil” e preencher uma ficha técnica das árvores da região.  Solicitar que os alunos escolha uma árvore próxima a sua casa para observar e preencher a ficha pode medir com o palmo para verificar a grossura da árvore, a largura das folhas, formato etc. Em relação a quantidade de palmos na escola a professora deverá utilizar a fita métrica pra transformar os palmos em metros ou centímetros.
Atividade 2: Leitura comentada e resolução de atividades
4-Realizar uma leitura comentada do texto “O extrativismo” livro de geografia 3º ano p. 391 e 392.
2º Momento: desmatamento
1-Roda de leitura informar que será tratado de um tema muito presente na região. Qual será esse tema? Ler o tema “ Desmatamento e poluição seguem o rastro do agronegócio” livro escravo nem pensar  p. 62. e  64 e questionar odo que trata esse tema? Por que desmatamento segue rastro do agronegócio? Vocês sabem o que significa agronegócio?
2-Realizar a leitura do texto e questionar:
- Segundo a matéria, quais são alguns dos problemas ambientais do Brasil?
- Em que lugar do Brasil eles são mais frequentes?
- Porque o agronegócio estimula estes problemas ambientais?
- que a matéria diz sobre o futuro do desmatamento?
3-Professora para enriquecer o debate lei o texto “O homem e a natureza no Brasil” fascículo Meio Ambiente.
4-Conversar com os alunos  as consequências da extração desordenada da madeira na região e questionar: como ocorre a extração da madeira na região?
Atividade 03-em duplas para os alunos do 4º e 5º ano: Entrevista
1-Solicitar que em grupo façam uma entrevista com algum madeireiro da região ou um dono de terra que vendem as árvores. Elaborar juntamente com os alunos um roteiro de perguntas como:
- Nome do madeireiro?
- Qual os tipos de árvores mais vendidas?
-Como e comercializada? E por árvore? Ou por metragem?
- Qual o valor da árvore? Quanto é vendido  nas madeireira?
- Para onde é levada essa árvore?
Como ela é derrubada? etc
Para 1º o 3º ANO:
 Atividade 04
Leitura e resolução da atividade do livro didático de geografia p.393 (pode ser para casa)
2-No dia seguinte fazer a socialização da entrevista explorando os conhecimentos matemáticos envolvidos como: o preço das árvores vendidas? Criar situações problemas do campo aditivo envolvendo valores, número de árvores derrubadas etc.
 3º Momento: as queimadas
1-Iniciar esse momento dividindo a turma em 5 grupos  cada grupo deverá ficar com um tema referente as queimadas para que façam uma leitura em voz alta. Em seguida cada grupo deverá expor o que entenderam da leitura. A professora deverá auxiliar na compreensão do debate.
Obs. Para realização dessa atividade os alunos do 4º e 5º deverão ler para os alunos de 1º ao 3º não leem.
Para o 1º ao 3º ano:
Atividade 05. Análise da palavra AMBIENTE , DESMATAMENTO, QUEIMADAS  
Atividade 06. Jogo ganha cem primeiros caderno de jogos 03 p.47. Esse jogo deve ser trabalhado com os tapetinhos com a nomenclatura: MONTÃO, MONTINHO E SOLTOS OU AMARRADÃO, AMARADINOS E SOLTOS.
Atividade 07- para o 4º e 5º ano:  Em duplas produzir um texto crítico sobre as queimadas na região como: como elas ocorrem, porque ocorrem e como combatê-las?
2- Após todos terem feito os textos cada irá socialização o seu texto.
Atividade 08 -Revisão textual
1-Em seguida a professora deverá selecionar um dos textos que mais apresentarem problemas de coerência coesão, segmentação, ortografia para  revisão  na  lousa. (seguir as etapas de revisão)
Atividade 09 - leitura de poema
- Informar os alunos que iremos ler um poema de José Paulo Paes com o título Paraíso.
- Realizar a leitura global do texto.
            PARAISO
SE ESSA RUA FOSSE MINHA,
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMOVEL MATAR GENTE,
MAS PARA AS CRIANÇAS BRICAR.

SE ESTA MATA FOSSE MINHA,
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR.
SE CORTAREM TODAS AS ÁRVORES,
ONDE É QUE  OS  PÁSSSAROS VÃO MORAR.

SE ESTE RIO FOSSE MEU,
EU NÃO DEIXAVA POLUIR,
JOGUEM ESGOTOS NOUTRA PARTE,
QUE OS PEIXES MORAM AQUI.

SE ESTE MUNDO FOSSE MEU,
EU FAZIA TANTAS MUDANÇAS
QUE ELE SERIA UM PARAISO
DE BICHOS, PLANTAS E CRIANÇAS.

JOSÉ PAULO PAES, POEMAS PARA BRINCAR, SÃO PAULO: ÁTICA, 2000

1-Escrever a 1ºª estrofe do poema na lousa e realizar alguns questionamentos:
- Por que o autor diz que criaria uma rua para as crianças brincarem e não para automóvel matar gente?
- Que atitudes deveram tomar para mudar esta realidade?
2-Realizar uma leitura coletiva apontada, circular na estrofe as palavra que rimam.
3-Contar juntamente com os alunos as palavras da estrofe.
            PARAISO
SE ESSA RUA FOSSE MINHA,
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMOVEL MATAR GENTE,
MAS PARA AS CRIANÇAS BRICAR.
4-Escrever a 2ª a estrofe do poema  na lousa e realizar alguns questionamentos:
- O homem tem derrubado muito as matas?
- O que tem acontecido com os pássaros?
5-Comentar que esta atitude do homem tem contribuído para que muitos animais fossem desaparecendo;
6-Realizar uma leitura coletiva apontada.
Pata os alunos do 1º ao 3º ano
Atividade 10-: Trabalhar com o texto lacunado com as duas estrofes.
SE ESTA MATA FOSSE MINHA,
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR.
SE CORTAREM TODAS AS ÁRVORES,
ONDE É QUE  OS  PÁSSSAROS VÃO MORAR.
Para os alunos do 4º e 5º ano:
Atividade 11. Em duplas produzir uma nova versão do poema;
4º momento. “ As reais riquezas da floresta”
1-Informar os alunos que irá ler um texto com o titulo: “ As reais riquezas da floresta”
- Escrever o titulo na lousa e questionar:
- O que vocês acham que está escrito neste texto? Que riquezas são estas? Anotar as respostas dos alunos para a verificação de suas hipóteses.
2-Realizar a leitura global do texto.
AS REAIS RIQUEZAS DA FLORESTA
A floresta é fundamental para a vida de nosso Planeta, tem papel importante na regulação do clima, na proteção, conservação e manutenção da fertilidade do solo.
Quando transpiram, as árvores liberam vapor d´água na atmosfera, assim contribuem também para manter a umidade do ar e auxiliar na formação de nuvens, as quais um dia cairão como forma de chuva.
As árvores aspiram um gás que não é bom para os seres humanos que é o CO2 da atmosfera e libera para nós o oxigênio, através de um processo que se chama fotossíntese, indispensável para a nossa respiração.
Certamente poderíamos enumerar mais uma infinidade de riquezas que nossas florestas oferecem, além de tantas que ainda estão para serem descobertas. Muitas espécies de animais vivem nas florestas, entretanto, hoje, o grande desafio é preservar nossas florestas para que as atuais e futuras gerações possam se beneficiar delas.

2-A pós a leitura verificar se o que os alunos disseram se confirmaram.
- Perguntar. Qual é o assunto do texto? Qual o nosso maior desafio hoje?
5º Momento - aula passeio
Conhecer é o melhor caminho para preservar.
- Informe aos alunos que hoje a aula será diferente pois iremos fazer  um pequeno passeio nos arredores da escola para observar as árvores locais ?
- Pedir que os alunos possam observar e colher algumas folhas, flores e sementes das árvores, para colecioná-la em um álbum, com o nome popular, as características e propriedades de cada uma delas, e em que condições elas se desenvolvem melhor (sol, sombra, muita água, pouca chuva)  
- Após observar várias árvores parar debaixo de uma e perguntar se eles sabem o nome de cada parte se não souberem, apresentar cada parte da árvore e qual a função destas partes.
Atividade 11
- Ao retornar para a sala cada aluno se encarregará de confeccionar seu álbum.

4ª ETAPA: A mata ciliar e a conservação do ecossistema
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. Arte
Eixo: Oralidade, Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente; Reflexão sobre as experiências, saberes e fazeres nas linguagens da arte e na educação física;
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
  • Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
  •  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Reconhecer as características da paisagem local e compará-los com as de outras paisagens;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Valorizar e respeitar a diversidade de expressão da arte e as manifestações da cultura corporal, inclusive as das próprias crianças
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários? Livro didático, cartaz ( bichos e plantas do Brasil), vídeo, tesoura, forro de plástico, garrafa de plástico, sementes de alpiste;
  • Duração:.
Procedimentos metodológicos
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios
·        Em uma roda de conversa perguntar os alunos o que é mata ciliar e anotar as hipóteses ou informações que eles apresentarem.
-O que é mata ciliar?
- qual a função da mata ciliar para o ambiente?
- O que acontece sem a mata ciliar?
-Como a mata ciliar contribui para a vida aquática?
·           Após os questionamentos apresente o vídeo “A importância da  mata ciliar” ;
·        Em seguida voltar às falas anotadas no quadro se comprova ou não as hipóteses dos alunos. Ampliar o debate explicativo do tema relacionando com a realidade;
·        Realizar a leitura comentada do texto informativo “ A importância da mata ciliar”
Atividade 01- prática: a ação do homem na natureza
1-Mostre aos alunos como o desaparecimento das matas ciliares contribui para o assoreamento do leito dos rios. Para isso você vai precisar de uma caixa de madeira, um forro de plástico, uma garrafa plástica, uma tesoura, um pouco de terra, um saco de sementes de alistes e um regador. Forre a caixa. Corte a garrafa ao meio e coloque uma metade na caixa, formando uma canaleta. Encham de terra os dois lados da caixa, separados pela canaleta, e semeie alpiste num deles. Regue os dois lados por oito dias. O alpiste germina e surge uma vegetação ciliar, cujas raízes não deixam a terra deslizar. Já no lado da caixa sem vegetação, a terra escorre para dentro da caneleta. É assim que acontece com os assoreamentos do leito dos rios.
Para o 1º e 2º 3º ano:
Atividade 02 - Desenho ilustrativo com palavras ou frases de conscientização;
Atividade 3- Atividade de análise das palavras MATA CILIAR, CORREGOS, FLORESTAS, RIOS ETC.
Atividade 4-Formação de palavras com o alfabeto móvel ou auto ditado;
Para o 3º ano: 
Atividade 5- livro didático de geografia 3º ano  p.381 e382
Para o 4º ano
Atividade 6- livro de geografia p.378 e 379
Para o e 5º ano:
Atividade 7- No livro didático de geografia p.362 e 363.
 Atividade 8 Produzir um texto de conscientização da preservação da mata ciliar;
2º Momento: Ecossistemas
1-Informa que nessa atividade iremos trabalhar com um tema de fundamental importância para manter o equilíbrio da natureza. Vocês sabem o que é um ecossistema? Deixá-los falar livremente.
Em seguida realizar uma leitura explicativa do texto “Relações alimentares” livro de ciências do 4º ano p. 305;
2- Apresente o cartaz bichos e plantas do Brasil. Explore as características do cartaz como as legendas, título, gráfica, ano de fabricação parceiros etc. Em seguida peça aos alunos que identifique as regiões e os ecossistemas representados no cartaz e mostre que uma região pode conter mais de um ecossistema. Por exemplo, na região Centro-Oeste encontram-se o Cerrado e o Pantanal. Explique à turma que alguns bichos e plantas são endêmicos (típicas de região), isto é, vivem apenas em determinado ecossistema. É o caso do boto-carro-de-rosa e da vitória-régia amazônicos. Outros são encontrados por todo o país e alguns estão ameaçados em extinção, como o lobo guará e o mico leão dourado, entre outras espécies.
Proponha que os alunos identifiquem no cartaz as plantas e os bichos endêmicos e ou ameaçados de desaparecer.
3º Momento: Relações alimentar
Explicar através da leitura do texto “As relações alimentar” no livro de ciências do 4º ano p.305 como ocorre às relações alimentares e a importância dessa cadeia para manter o equilíbrio do ecossistema.
Mostrar através de ilustração na lousa outros exemplos de cadeia alimentar e como ocorre essa relação.
Atividades diversas como:
Para o 4º e 5º ano
Atividade 9. Mostrar o esquema de uma cadeia alimentar e solicitar para os alunos escrever quais são os produtores dessa cadeia? Quais são os consumidores
Atividade 10. De acordo com sua realidade desenharem uma cadeia alimentar e descrever como ocorre esse processo.
Para o 1º ao 3º ano
Atividade 11. Texto lacunado para completar
Atividade 12. Caça palavras com tipos de alimentação dos animais
Atividade 13.Texto enigmático
5º ETAPA: As águas do rio
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia, matemática;
Eixo: Oralidade, Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente, Números e operações;
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
  • Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
  • Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
  •  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Resolver adições pela contagem progressiva a partir do valor de uma das parcelas com o apoio dos dedos
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários? Cartaz com a letra da música ou computar com caixa de som, papel cartão, vara, tesoura caixa, serragem ou areia
  • Duração:
Procedimentos metodológicos
1º Momento: Poluição dos rios
1-Informar que nessa aula será trabalhado uma questão muito importante para o ser humano bem como para os seres vivos. Qual será o tema da aula de hoje?
2- Em seguida apresenta a música em áudio ou cartaz “Cadê o riachinho”? Cantar ou fazer uma leitura global.
Música : Cadê- Projeto Encantar
“Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!

Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Evaporou ...
Sumiu!”
3-Explorar a letra da música e questionar por que será que o riachinho está sumindo? E os animais?
Comentar que água dos rios está sumindo em decorrência das ações do homem que cuidam da limpeza dos rios. Para mais informações Ler comentando o texto informativo “Tipos de poluição” (banco de texto).
Em seguida questionar como estão os nossos rios? O que devemos fazer para poluímos e mantê-los limpos? Quais as consequências para o homem e os animais aquáticos o rio estando poluído?
O rio da região está limpo? Ou poluído? Qual o tipo de poluição presente no rio da região? Qual
Atividade 01 coletiva: produzir coletivamente um texto apelativo como se encontra no rio do município. Em seguida transpor o texto para um cartaz.
Atividade 02- livro de geografia 4º ano p.382 e 383
Atividade 03- livro de geografia 4º ano p.464 e 365
2º Momento: piracema
·        Iniciar esse momento fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a piracema.
- quem sabe o que piracema?
-Alguém já ouviu falar como ocorre e em que período ocorre a piracema?
-O que pode ocorrer em caso de desrespeito da piracema.
Obs. Deixar os alunos falarem livremente o que sabem sobre o tema.
·         Em seguida realizar uma leitura explicativa do texto “Piracema” (banco de atividade).
·         Em seguida promover um momento de reflexão sobre o tema relacionando com a sua região. Pontos a ser discutidos:
Ø  Aqui na nossa região ocorre a piracema?
Ø  Em qual período?
Ø  A  piracema é respeitada na nossa região?
Ø  Que medidas deverão ser tomadas para que a piracema seja respeitada?
Combinar com os alunos uma ação positiva de conscientização da população para que todos possam respeitar a piracema.
Atividade 04- coletiva: Confeccionar placas/cartazes com frases ao respeito a piracema (se o rio for perto da escola colocar essa frases em local que a população veja)
3º Momento: tipos de peixe
·        Fazer um levantamento com os alunos sobre os tipos de peixe encontrado na região. Listar na lousa e transpor em cartaz para fixar na sala.
·        Questionar aos alunos o que eles sabem os peixes como:
- o que significa a palavra peixe?
-  como eles se alimentam?
- Como eles dormem?
- como eles se reproduzem?
- Como eles fazem xixi?
-Qual o maior peixe de água doce?
- Todos são machos?
Obs. Deixar os alunos falarem livremente o que pensam sobre o assunto.
·         Em seguida realizar a leitura do texto “Peixes algumas curiosidades sobre eles” (banco de texto)
·         Em seguida questionar aos alunos se eles:
Ø  já foram a alguma pescaria?
Ø  Qual o peixe que vocês pescaram?
Ø  Qual o tamanho, chegaram a medir o peixe?
Ø  Quantos quilos pesaram?
Ø  O peixe foi para o consumo ou para vender?
Ø  Qual o preço do peixe?
Ø  Vocês pescam com anzol, ou com rede?

Para o 1º ao 5º  ano:
Atividade5. Elaborar situações problemas do campo aditivo envolvendo o preço do peixe? Quilo?
Obs. Ao elaborar as situações problemas observar o grau de dificuldade de acordo com o ano.
Atividade 6: Música “vida de pescador”
Iniciar esse momento passando o vídeo da música “A vida de pescador” Mathias. Convidar os alunos para acompanhar o vídeo cantando;
Em seguida fazer alguns questionamentos: do que trata a música?
-Como é a vida de um pescador?
Para realizar uma pescaria o que é preciso?
Para o 1º 3º ano : pescaria de palavras
Atividade 07-Para essa atividade confeccione na aula de artes os peixes em papel cartão, a caixa com a serragem, a linha de anzol;
- Em seguida cada aluno deverá pescar algumas palavras como: peixe, rio anzol, minhoca, pescador. A cada palavra pescada o aluno deverá ler em voz alta e  forma frases com as palavras;
Para o 4º e 5º ano:
Atividade 08. Reescrever a música substituindo as palavras com erros ortográficos pelas ortograficamente corretas.
4º Momento: pesca predatória
Iniciar esse momento fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que eles sabem sobre: pesca predatória? Se já ouviram falar? Quais os tipos de pesca que eles conhecem? Qual a mais praticada na região?
Em seguida realizar a leitura comentada do texto “Pesca predatória” ;
6ª Etapa: Poluição do solo
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia, matemática.
Eixo: Oralidade, Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente, Números e operações, Reflexão sobre as Experiências, saberes e fazeres nas linguagens da arte e na educação física;

Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
  • Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
  • Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
  •  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Identificar unidades de tempo-dia – semana- mês- bimestre – semestre- ano;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Valorizar e respeitar a diversidade de expressão da arte e as manifestações da cultura corporal, inclusive as das próprias crianças;
1º Momento: O Lixo nosso de cada dia
1-Informar que a aula de hoje será lido mais um texto informativo sobre o meio ambiente. E gostaria de saber o que você fazem com:
a. cascas das  frutas que vocês comem?
b. garrafas de refrigerante que vocês tomam?
c. caixa de papelão que as pessoas da sua casa utilizam?
d. Embalagens de plástico, papel ou lata? 
Em seguida ler comentando o texto “O lixo nosso de cada dia” explorando a desperdício de alimentos, as consequências para o meio ambiente e para o homem como as doenças, e como muita gente sobrevive catando lixo; Mobilize os conhecimentos matemáticos envolvidos no texto.
2-Convide os alunos a pensarem:

- O que pode ser feito para evitar que os materiais que não podem ser repostos, se esgotem na natureza?
- O que podemos fazer com restos de papel, latas, potes de plástico e de vidro vazios?
- Como podemos reaproveitar os restos que jogaríamos fora?
3-Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo. Em nossa vila existe esta coleta?
- O que fazer com as sobras? Explicar para os alunos a importância que essas sobras como as folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar ou familiar. Alguém tem uma horta em casa?
- Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade/vila?
-  Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade/vila? É correto?
- Quais as consequências do lixão para a saúde da população?
Realizar uma leitura informativa do texto “jogue lixo no lixo” e questionar:
-Qual o destino dado ao lixo em nossa comunidade?
-Quais os destinos dados ao lixo que não agridem o meio ambiente?
-Quais os maiores problemas causados pela não destinação correta do lixo
Atividade 01-Elaborar situações problemas envolvendo quantidade de lixo produzido em casa;
2º Momento:  tempo de decomposição do lixo
1-Explicar aos alunos como ocorre o processo de decomposição dos materiais na natureza e entregar uma folha contendo uma tabela para fazerem estimativas sobre o tempo de decomposição dos materiais apresentados. Incentive-os a pensarem quanto tempo levaria para esse materiais se deteriorarem na terra. Mobilizem os conhecimentos matemáticos envolvidos na atividade (meses, ano, numero e numeral) Levantamento de hipóteses (quadro em branco)
2-Após todos terem preenchido seu quadro a professora apresenta um quadro em cartaz para confirmação/verificação das hipóteses se confirmaram ou não o tempo de decomposição de cada objeto
Material
Tempo de decomposição
papel
3 meses
pano
6 meses a 1 ano
Filtro de cigarro
1 a 2 anos
Madeira pintada
13 anos
nylon
30 anos
Lata de conserva
100 anos
Tampa de garrafa
150 anos
Aluminio
200 a 500 anos
Plástico
450 anos
Flada descartável
600 anos
pneus
Indeterminado
vidro
Indeterminado
3-Discutir com os alunos levando-o a refletir sobre a degradação do meio ambiente suscitando alguns questionamentos como: o que pode ocorrer com o local onde vivemos se as pessoas continuarem jogando os resíduos sem se preocuparem? Que medidas podem ser tomadas para amenizar os prejuízos causados ao meio ambiente? Realizar essa atividade  2- na lousa.
4-Durante a atividade, a professora deve questionar os alunos quanto às unidades de tempo que apresentam os resíduos pesquisados, e a partir desses dados sistematizar o conceito de medida de tempo como, por exemplo: 1 mês equivale a 30 dias, cada dia 24 horas, e assim por diante.
5-Em seguida, pode trabalhar a resolução dos seguintes problemas: (para a realização dessa atividade de 1º ao 3º ano utilize materiais concretos como palitos de picolé ou canudinho realizar a contagem, sobre contagem e agrupamentos)
1-      Verificamos que o tempo de decomposição do papel é 3 meses. Como podemos representá-los nas unidades de tempo?
------dias
-----quinzenas
2-O tempo de decomposição da fralda descartável é de 600 anos.
a-Represente esse tempo em:
----------dias; ------semestres; ---------quinquenios; -----------------décadas;----------séculos

3º Momento: reaproveitamento dos alimentos
·   Em uma roda de  conversa questionar sobre o que é feito com os alimentos que sobram em suas casas.  Em seguida realizar uma leitura comentada  da reportagem “Fome e desperdício de alimento”. Promover os seguintes questionamentos:
- Em sua casa o que é feito com as sobras de alimentos? Vão para o lixo ou é reaproveitado?
- Vocês conhecem alguma receita de reaproveitamento de alimentos?
·        Levar em cartaz ou digitado a receita de “bolo de casca de banana”. Realizar uma leitura explorando a estrutura de uma receita e mostrar suas características introduzindo o conceito das medidas em uma receita. Combinar com os alunos se a escola tiver espaço físico e propício, o professor junto com a turma poderá fazer uma receita ou simplesmente levá-la pronta para que eles possam degustar.
Para casa 3: Solicitar que o aluno pergunte a mães e traga copiada  uma receita com reaproveitamento de alimentos, para socializar com os colegas.
Atividade 4-para o 1º ao 3º ano: Atividade xerocopiada (receita vitamina de banana); formar palavras com o alfabeto móvel;

Atividade 5 para o 4º E 5º ano: Em duplas os alunos deverão realizar a atividade de produção de uma receita. No livro didático de português  4º ano p. 22 e 23.

sala de aula
Sugestões para a aula de artes: 6
01-  Recolher os restos dos apontamentos dos lápis para produzir um desenho ( uma flor, uma casa, uma paisagem etc.
02-  Recolher os papéis jogados na sala para fazer papel reciclado
03-  Cartazes de conscientização ao desperdício de papel, lápis com ilustração;
4º Momento: O que é chorume?
Realizar a leitura comentada do texto “Poluição do solo”. Em seguida promover os seguintes questionamentos:
1) A notícia se refere ao chorume. O que é chorume?
2) O que o chorume pode causar no solo e na água?
3- Vocês sabem o que é chorume? Pesquise no dicionário o significado dessa palavra.
O chorume é um poluente, pois é uma substância que normalmente não existe no ambiente. Só existe por causa das atividades humanas. Apesar de a notícia ser de 1993, ela continua e, infelizmente, os problemas estão longe de serem resolvidos. A população vem crescendo a cada dia e, com isso, vem aumentando a quantidade de lixo. Existem alternativas para eliminar o problema: reduzir a quantidade de lixo, reutilizar as sobras e reciclar o lixo. No entanto, sempre haverá lixo, por isso, o ideal é um aterro sanitário com boas condições de armazenagem. O aterro deve possuir uma base que o impermeabilize, evitando que o chorume vaze, o lixo deve ser sempre coberto por terra, evitando o mau cheiro. Você conhece algum local na sua região que funciona como lixão? Você acha que poderá haver chorume no local?
Atividade 7- para o 1º ao 3º ano:
Análise da palavra LIXO, CHORUME
Lista de palavras com Xe CH
Atividade 8- para o 4º e 5º ano: em grupo
1- Dividir a turma em grupos e cada grupo receberá algumas  questões que deverão refletir sobre a questão e elaborar cartazes que represente o que foi discutido pelo grupo. Algumas questões formuladas podes ser as seguintes:
-o que provoca a produção de lixo?
-Quais são os responsáveis por toda a produção de lixo?
-Todo lixo é igual?
-Qual o destino do lixo gerado na sua casa?
-qual o destino do lixo gerado por pessoas pode alterar dependendo da renda? Por que?
2- Feito isso, cada grupo socializará a discussão para a sala afixará o cartaz em local adequado.

Atividade 9 para casa:
Como a produção excessiva de lixo é um grave problema do ambiente urbano, sabemos que podemos fazer vários objetos a partir de lixo! Além de reduzirmos a quantidade de lixo, podemos reaproveitar algumas coisas. Você já reparou no seu lixo? Será que não existem coisas que ainda poderia ser úteis? Que tal trazer para a escola esses objetos que seriam jogados fora e torne-os úteis novamente.

5º Momento: Reciclagem
Realizar a leitura do texto no livro de ciências do 4º ano p. 300.
Em seguida apresentar o cartaz “ A rota do lixo” realizar uma leitura apontando o trajeto que o lixo faz desde quando sai de casa até as fábricas e como ele retorna para casa novamente.
Nessa atividade a professora deverá incentivar a criatividade dos alunos para transformar os objetos trazidos de casa em: brinquedos, objetos de decoração, bijuterias, porta lápis, porta trecos etc.
7ª Etapa: A água no mundo e sua escassez no Brasil
Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia, matemática.
Eixo: Oralidade, Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente, Números e operações;
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
  • Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
  • Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
  • Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
  •  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Resolver adições pela contagem progressiva a partir do valor de uma das parcelas com o apoio dos dedos
           
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários?
  • Duração:
Procedimentos metodológicos:
1º Momento: A água no mundo
- Roda de conversa sobre a Água, mediante os seguintes questionamentos:
- Que noticias vocês tem ouvido nos canais de TV sobre a Água?
- Será que os seres vivos conseguiriam viver sem água?
- Realizar a leitura do fragmento do  texto informativo. Após a leitura questionar os alunos o que podemos fazer para desenvolver a cultura dos cinco R: reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar.
LEITURA PELA PROFESSORA:
 “A água no mundo e sua escassez no Brasil”.
02/02/2015
A atual situação de grave escassez de água potável, afetando boa parte do Sudeste brasileiro onde se situam as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos obriga, como nunca antes, a repensar a questão da água e a desenvolver uma cultura do cuidado, acolitado por seus famosos erres (r): reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar. Nenhuma questão hoje é mais importante do que a da água. Dela depende a sobrevivência de toda a cadeia da vida e, consequentemente, de nosso próprio futuro. Ela pode ser motivo de guerra como de solidariedade social e cooperação entre os povos. Especialistas e grupos humanistas já sugeriram um pacto social mundial ao redor daquilo que é vital para todos: a água. Ao redor da água se criaria um consenso mínimo entre todos, povos e governos, em vista de um bem comum, nosso e do sistema-vida. Independentemente das discussões que cercam o tema da água, podemos fazer uma afirmação segura e indiscutível: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum. Nenhum ser vivo, humano ou não humano, pode viver sem a água. A ONU no dia 21 de julho de 2010, aprovou esta resolução: “a água potável e segura e o saneamento básico constituem um direito humano essencial.
Atividade 1
Para o 1º ao 3º ano:
- Escrever um quadro na lousa e solicitar que os alunos citem sugestões para:
REDUZIR O USO DA ÁGUA
REUSAR A ÁGUA
RECICLAR A ÁGUA
RESPEITAR A ÁGUA
REFLORESTAR







- Digitar estas sugestões colar nos cadernos dos alunos solicitando que sejam lidos pelos familiares.

Atividade 2
 Escrita de uma lista coletiva com o título: a utilidade da água, chamando atenção dos alunos para a escrita de cada palavra. Ex. TOMAR BANHO. Quantas palavras tem a frase? Que letra  escrevo? E depois? Estas intervenções proporciona uma reflexão sobre a formação das sílabas e palavras.
Atividade 3 no livro de geografia p.298 e 299;
Atividade 4 no livro de geografia 396 e 397;

05- Leitura de poesia pela professora
- Realizar a leitura de toda poesia “A nossa água” e fazer os seguintes questionamentos:
- Qual o assunto do texto?
- O que está poluído?
06: leitura coletiva.
- Escrever a primeira estrofe na lousa e realizar uma leitura apontada.
- Questionar quantas palavras tem esta estrofe, contar junto com eles.- Onde está escrito RIOS, CACHOEIRAS E LAGOS. Destacar estas palavras e escreve-las uma abaixo da outra para realização de uma atividade de som  inicial
06: Brincadeira da barquinha
- Solicitar que os alunos falem palavras que comece igual as palavras citadas. A professora vai escrevendo as palavras faladas na frente.
.- Utilizar a brincadeira da Barquinha. Lá vem uma barquinha carregadinha de: os alunos devem falar palavras que iniciam igual: RIOS, CACHOEIRAS E LAGOS. Trabalhar uma por vez.
RIOS:
CACHOEIRAS:
 LAGOS:
- As turmas que os alunos estão mais adiantados copiar as palavras no caderno.
Atividade 7: bingo dos sons iniciais
- Informar aos alunos que irão brincar com um jogo. Ler para a turma a regra do jogo e certificar de que todos compreenderam.
- Distribuir as cartelas e marcadores e realizar o jogo de forma dinâmica e lúdica.
A NOSSA ÁGUA
 NOSSO PLANETA PRECISA DE AJUDA
E NÃO É BRINCADEIRA NÃO.
RIOS, CACHOEIRAS E LAGOS
COBERTOS DE POLUIÇÃO. 
HOJE EM DIA A GENTE ABUSA;
USA SEM PRECISAR.
O QUE IREMOS FAZER
SE UM DIA A ÁGUA ACABAR? 
SUA COLABORAÇÃO É MUITO IMPORTANTE
VOCÊ PRECISA SABER!
QUE A ÁGUA É FONTE DE VIDA
E SEM ELA NÃO PODEMOS VIVER!
 LETÍCIA MENDES E JÚLIA CAROLINA 8º ANO V2
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ SEVERIANO FILHO – MG
Atividade 9-  para o 4º e 5º ano: Produzir uma nova versão da poesia
2º momento: Relação água energia
- Roda de conversa sobre a conta de energia, o que tem ouvido de seus pais? A conta de  energia tem vindo barata? Qual a relação da conta de energia com a água?
- Informar que irão ouvir a leitura de um fragmento de uma noticia para alguns esclarecimentos sobre o assunto e como economizar energia.
Edição do dia 25/01/2015    25/01/2015 21h17
Confira gasto de energia de cada aparelho e veja como reduzir conta
Além da falta de energia, há crise d'água. Reservatórios das principais capitais brasileiras atingiram estado crítico.
Como economizar? Se a família apenas deixasse de ligar o ar na potência máxima todas as noites, ela pouparia uns R$ 20 no fim do mês. Em alguns casos, é possível até economizar energia deixando o aparelho ligado enquanto se está fora de casa.  “Às vezes você vai sair por 15 ou 20 minutos, dependendo do tamanho do quarto, vale a pena deixar o ar ligado para não fazer ele gastar a energia novamente para baixar a temperatura para desejada”, recomenda Pedro Bittencourt.
E a economia não é só financeira, não. Recursos naturais podem ser poupados. Só com o ar- condicionado, a família gasta 144 quilowatts-hora por mês. Isso representa 20 kg de carvão queimados em uma termelétrica. Em uma hidrelétrica, fonte de 70% da energia gerada no país, são necessários 500 mil litros de água por mês para que essa família possa dormir todas as noites no gelado.
"A gente está passando por uma crise energética complicada então no verão é importante a gente tentar economizar em prol de todo mundo que está usando energia", diz Pedro.
É importante economizar energia e também a água. Porque os níveis dos reservatórios por todo o país estão baixos. Apenas na Região Sul a situação não está complicada. No Norte, os reservatórios ainda operam com certo conforto. Mas no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste a situação é crítica. Alguns reservatórios estão operando já no volume morto
-Em seguida a professora apresenta para a sala dois talões de energia, um de janeiro e o outro de março e questiona: Que informações contem? Qual a sua finalidade?
- Escrever na lousa  as principais informações contidas no talão:  o valor cobrado, data de validade, endereço e outros.
- Escrever na lousa o valor cobrado  nos dois meses mostrando para os alunos a diferença de um mês para outro.
- Questionar os alunos o que podemos fazer para que nossa conta de energia fique mais barata?
- Listar na lousa os comentários dos alunos.
Atividade 10 coletiva: (professor será o escriba)
-Produção de texto coletiva  com o tema: Medidas para economizar energia, utilizando o que os alunos falaram no questionamento anterior  e acrescentado outras medidas. Digitar o texto e colar nos cadernos dos alunos para serem lidos pelos familiares.
8ª etapa: O ambiente escolar
Disciplinas: Língua Portuguesa,  História, NDH,  Geografia, e Matemática
Eixo: Oralidade, Leitura, Análise Linguística, Sujeitos históricos. Números e Operações, Geometria, Tratamento da informação/estatística.
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Conhecer a importâncias das regras para favorecer a interação entre os grupos;
  • Entender o processo histórico da escola;
  • Traçar um paralelo entre o passado e o presente em relação ao ambiente e ao prédio da escola;
  • Identificar os membros da escola e suas respectivas funções;
  • Entender que o prédio da escola é um patrimônio público;
  • Perceber a importância de preservação do prédio da escola;
  • Perceber a importância dos sinais de trânsito para a nossa segurança;
  • Identificar os meios de transportes mais utilizados pelos alunos da turma;
  • Coletar, organizar dados em gráfico de barra;
  • Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e figuras geométricas;
  • Identificar número na função indicador de quantidade;
  • Compreender texto do gênero informativo  lido pela professora;
  • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos a texto lido pela professora;
  • Produzir texto  oral com a linguagem matemática tendo  a professora como escriba
  • Compreender que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários?   Texto, livros para recorte, tesoura, cola, papel madeira, texto para completar, roteiro de entrevista, lousa, giz, caderno do aluno, computador, atividades xerocopiadas, Kit trânsito, e jogo na direção certa.
  • Duração: sete aulas de 45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º momento: A história da escola.
- Roda de conversa relembrando o inicio da sequencia: Os componentes do ambiente. Comentar que até o momento trabalhamos com os componentes naturais e que a partir de hoje vamos trabalhar com os componentes artificiais. Como existem muitos vamos trabalhar apenas com dois: o prédio da escola e algumas ruas.
- Iniciar este momento questionando:
- Vocês sabem por que esta escola foi construída? Quando? E quem a construiu? Ela sofreu ampliações? Quais? Por que tem este nome?
- Após este diálogo com os alunos a professora lê para a turma um pequeno resumo contendo estes dados. ( procurar com antecedência o histórico da escola na secretária da escola que você trabalha)
2º momento: Transformação do ambiente.
- Roda de conversa sobre as duas formas de transformar o meio ambiente: por necessidade e ou  por ganância ou maldade.
- Perguntar as crianças se sabe citar algum exemplo das duas formas. Caso eles não saibam a professora exemplifica.
- Vocês acham quem limpou este terreno para construir a escola foi por necessidade ou maldade?
- Como vocês acham que era este local antes da construção da escola? Informar aos alunos que o terreno não era floresta que o fazendeiro que loteou já havia derrubado todas as árvores para plantar capim. Quando o fazendeiro derrubou uma grande área foi por necessidade ou ganancia?
Atividade  01
para 1º ao 3º ano:
- Recortar de livros ou revistas paisagens que contem as duas formas de transformação do meio ambiente. Formar um cartaz coletivo.
TRANFORMAÇÃO POR NECESSIDADE
TRANFORMAÇÃO POR GANANCIA OU MALDADE



Atividade 02
Para o 4º e 5º ano: Produzir em dupla um texto relatando a história da escola como era o terreno antes e depois da construção da escola e ação do homem nesse processo.
Socialização dos textos. Em seguida fazer a revisão textual observando coerência, coesão. Pontuação hipo e hiper segmentação etc.
3º momento: As dependências da escola.
- Perguntar aos alunos se eles sabem quantas dependências tem a escola. Caso os alunos não saibam, realizar um passeio pela escola com papel e caneta para anotar quantas salas de aula e demais dependências.
- De volta a sala a professora lê as anotações e  informa que para nos não esquecermos vamos registrar em forma de um texto.
- Completar o texto coletivamente iniciando pelo nome da escola, endereço e quantidades de dependências. ( as quantidades devem ser em números).Questionar os alunos quanto a escrita das palavras e números.
- Passar o texto para um cartaz para fixar na sala. A sala que funcionar dois 1º anos as duas professoras completam o texto, porém faz o cartaz de apenas um.

4º momento: Preservação do prédio da escola.
- Realizar uma entrevista com a diretora da escola para saber quando que a escola foi reformada  ou pintada. Esta entrevista será feita pelos alunos, porém as respostas serão registradas pela professora.
- De volta a sala a professora lê as resposta para a turma e questiona:
- Pelo tempo que a escola foi reformada vocês acham que ela está bem conservada?
- Que medida pode fazer para que o prédio da escola não fique ainda mais sujo?
- Listar estas medidas na lousa chamando atenção dos alunos para a escrita das palavras.
- Digitar estas medidas colar nos cadernos e entregar uma cópia para a diretora.
 Sugestão de roteiro da entrevista.
ESCOLA____________________DATA____________
TURMA_________________________
PERGUNTAS:
1-      HÁ QUANTO TEMPO VOCE É A DIRETORA DA ESCOLA?
2-      NESTE PERÍODO QUANTAS REFORMAS OU PINTURAS FOI REALIZADA?
3-      QUEM PROMOVEU?
4-      QUANTO TEMPO DUROU A ESCOLA LIMPA?
5-      QUE ATITUDES VOCE TOMOU SOBRE ESTA QUESTÃO?
Sugestão: Que tal promovermos uma campanha com a comunidade para pintarmos a escolas.

5º momento: Funcionários da escola.
- Dialogar com os alunos sobre o funcionamento da escola. Enfatizar que o trabalho de todos é primordial para o bom andamento das atividades da escola. Perguntar vocês conhecem todos os funcionários pelo nome? Sabem o que cada um faz?
- Desenhar um quadro na lousa para registrar os nomes dos funcionários e suas funções.
- Chamar os funcionários um a um para falar seu nome, sua função e quanto tempo está na escola.
- Selecionar os alunos que irá fazer as perguntas. A professora registra.

FUNCIONÁRIO
FUNÇÃO
A QUANTO TEMPO ESTÁ NA ESCOLA






















- A pós esta listagem elaborar uma atividade em que de um lado coloca-se o nome do funcionário e do outro a função para os alunos lerem e ligarem. Se a lista for muito extensa seleciona apenas alguns.
- Outra sugestão é formar alguns nomes com letras moveis.
6º Momento: Higiene da escola/sala de aula

Apresentar em cartaz ou xerocopiado a poesia “João Lambão”. Realizar uma leitura global apontada.

JOÃO LAMBÃO

Era uma vez um menino
chamado João.
João era bonitinho, mas
não tinha educação.
Tudo que João comia
jogava o resto pelo chão.

João comia um pão,
e lá ia o embrulho no chão.
João chupava um picolé,
e zunia o palito com o pé.
Onde o menino brincava
lá, a sujeira se instalava.

Já tinha virado costume
esse jeito do João:
De achar muito natural
jogar lixo pelo chão.

Podia ter uma lixeira
bem ali, do seu lado,
que o menino não percebia
Que estava sendo mal-educado.

Um dia choveu tanto, tanto,
Que era água para todo lado!
E João ficou em casa,
Sem poder sair. Ilhado.

Olhou pela janela
E viu um aguaceiro danado
que saia arrastando, todo
o lixo, ali, jogado!

João viu na TV
Que a cidade estava inundada.
Que o lixo impedira
a água de ser escoada.

Depois na escola ouviu
a professora explicar:
Que o lixo entope bueiros,
impede a água de passar
Entendeu que seu lixinho
podia não causar enchente,
mas que esse, também era
o pensamento de muita gente.

Resolveu então,
Faria tudo com capricho
Seria um menino educado:
Só Jogaria lixo no lixo.

Arlete de Andrade

Em seguida comentar: O que João fazia? As atitudes do João  é correta? Comentar a importância da higiene ambiental para nossas vidas e para toda a natureza. Devemos manter algumas atitudes de conservação da higiene ambiente onde vivemos como: não jogar lixo no chão, nas ruas, nos rios, colocando-os sempre em lixeiras adequadas; não rabiscar paredes ou pichar muros de locais públicos; não deixar água parada em vasos, garrafas vazias e pneus velhos; abrir as janelas para fazer a circulação de ar no ambiente, conservar limpos os ambientes, como a casa, a escola, lugares públicos; não matar as plantas e os animais, destruindo a natureza.
 Em relação a nossa sala de aula e a escola o que devemos fazer? Vamos fazer uns combinados de manter o nosso ambiente agradável?
Listar no quadro atitudes  positivas de higiene na sala e escola como:

01-Jogar os papeis de balinha, picolé, pontas de lápis e papéis na lixeira;
02-Limpar a lousa;
03-Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
04- Organizar as carteiras na sala;
05-Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
06- Não jogar a merenda no chão e nem nos colegas
Transpor essa lista em cartaz e fixar na sala e na escola para que todos possam adotar ações positivas de conservação do prédio escolar;

Retomar a poesia e explorar as rimas presentes na poesia. Em seguida propor as seguintes atividades:
Atividade 3-
Para o 1º ao 2 º ano:
Jogo caça rimas
Com o alfabeto móvel formar palavras que rimam
Atividade 4-
Para o 3º ao 5º ano:
Em dupla ou trio produzir uma poesia envolvendo o tema discutido.

9ª Etapa: Culminância do projeto:
Essa etapa só a partir da conversa com os alunos o que irão fazer no final.


10ª etapa: Sistematização dos conhecimentos.

Disciplinas: Língua Portuguesa.
Eixo: Oralidade e Produção de texto oral e escrito.
Direitos específicos de aprendizagens:
  • Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
  • Produzir texto oral com destino escrito;
Planejamento:
  • Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
  • Quais os materiais necessários?   Quadro para a sistematização, lousa, giz, caderno do aluno.
  • Duração: uma aula de 45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
- Escrever um quadro na lousa e perguntar aos alunos o que eles aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, relembrar alguns momentos que esqueceram.
- Registrar  as falas dos alunos.
- Estes registros avaliam tanto a aprendizagem dos alunos quanto o trabalho da professora.
AUTO AVALIAÇÃO
CONTEÚDOS APRENDIDOS E CONDIÇÕES OFERECIDAS
O QUE EU APRENDIR

COMO EU APRENDIR

O QUE ACHEI DIFICIL



Bibliografia:
CÓCCO, Maria Fernandes. ALP- Alfabetização. Análise, Linguagem e Pensamento.
MENDONÇA, Onaide Schwartz. Alfabetização: método socilínguistico: consciência social, silábica e alfabética em  Paulo  Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica- caderno de jogos do PNAIC, Brasília, 2014.
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica- caderno 3  do PNAIC. Construção do Sistema de Numeração Decimal ( SND ), Brasília, 2014.
Projeto, Buriti, Língua Portuguesa, 1º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São Paulo, 2011.
Projeto, Buriti, Ciências, 2º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São Paulo, 2011.
Pró letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos /séries Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. – ed.rev. e ampl. Incluíndo SAEB/Prova Brasil matriz de referencia/ Secretária de Educação Básil-Brasilia: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2008. 308 p.





Descrição: F:\CDR\PREFEITURA\SEMEC\SEMED BARRA.jpg

ORGANIZAÇÃO  GERAL DO PROJETO: O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO

ETAPAS
ATIVIDADES
MATERIAIS
1-ETAPA: 
1º Momento:
Apresentação do projeto
2º Momento: Elemento surpresa para o levantamento dos
conhecimentos prévios.

Ativ. 1 Análise e leitura de palavras.
Ativ. 2 livro didático do 2º ano p. 44
Ativ. 3 Pesquisa no dicionário, leitura e interpretação de texto
Caixa com objetos (areia, agua, folha, flores, frutos...)

2-ETAPA: Meio ambiente em crise
1º Momento: Meio ambiente
2º Momento: Seres vivos
3º Momento: animais em extinção
 Momento: tráfico de animais

Ativ. 1 análise e leitura da palavras
Ativ. 2 Contar as letras
Ativ. 3 jogo de boliche 
Ativ. 5 Recorte e colagem
Ativ. 6 Pesquisa no dicionário
Ativ. 7 livro de ciências do 4º ano p 435
Ativ.08 livro ciências p.282 e 283
Ativ.09  livro de ciência p.298 responder a atividade;
Ativ.10 livro de ciências p.281
Ativ. 11 completar
Ativ. 12 Lista de animais
Ativ.13 Ilustração e Produção de texto
Ativ. 14 Produção de cartazes
Ativ. 15 Problematização na lousa
Ativ. 16 jogo na selva
Ativ. 17 jogo as duas mãos
Ativ. 18 formar palavras com o alfabeto móvel;
Ativ.19 Livro didático- leitura
Tesoura, cartolina, livro didático; livros para recorte,  cola,
Mapa do brasil. Livro didático de ciências  do 2º ano, cartolina ou papel madeira, lápis de cor;
Caderno de jogos do PNAIC
3-ETAPA:  Problemas ambientais
1º Momento: Conhecendo as árvores da região
2º Momento: desmatamentos
3º Momento: queimadas
4º Momento: as florestas
5º Momento: aula passeio

Ativ. 1 ficha técnica de uma árvore
Ativ. 2 Leitura comentada e resolução de atividades
Ativ. 3 Entrevista
Ativ. 4 leitura e resolução de atividades
Ativ. 5 análise de palavras
Ativ.6 - Jogo ganha cem primeiros
Ativ.7 - produzir um texto crítico
Ativ.8 Revisão textual
Ativ. 9  leitura de poema
Ativ.10 texto lacunado
Ativ.11-Album com as partes da árvore

Lousa, caderno lápis preto
Livro de geografia
4- ETAPA: Matas ciliares e a conservação do ecossistema
1º Momento: Levantamento dos conhecimentos prévios e as matas ciliares
2º momento: Ecossistema
3º Momento: Relações alimentar
Ativ. 1 atividade prática
Ativ.02 - Desenho ilustrativo
Ativ 3- Atividade de análise das palavras
Ativ.4-Formação de palavras com o
Ativ. 5- Leitura e resolução no livro
Ativ. 6- Leitura e resolução no livro
Ativ.7- Atividade Leitura e resolução no livro
 Ativ. 8 Produzir um texto de conscientização

Ativ. 9.Esquema de uma cadeia alimentar
Ativ.10.texto lacunado
Ativ.11.caça palavras
Ativ.12.texto enigmático

Alfabeto móvel,
Livros para recorte, tesourinha, cola, livro didático.
Livro didático, alfabeto móvel; livro didático de geografia 3º ano  p.381 e382
livro de geografia 4º ano p.378 e 379 No livrode geografia 5º ano p.362 e 363.


-ETAPA: As águas do rio
1º Momento: poluição dos rios
2º Momento: piracema
3º Momento: tipos de peixe
4º Momento: pesca predatória

Ativ.1 coletiva: produzir coletivamente um texto apelativo
Ativ.2- Leitura e resolução de atividades
Ativ. 3- Leitura e resolução de atividades
Ativ. 4-confecção de frases
Ativ.5. Situações problemas
Ativ.6.Música vida de pescador
Ativ.7 confecção de peixes (papel cartão)
Ativ.8 reescrita da música

Cartolina ou papel madeira
Livro didático de geografia 4º ano p.382,383.365
Computador caixa de som
Papel cartão
6- ETAPA: Poluição do solo
1º Momento: O lixo nosso de cada dia
2º Momento: Tempo de decomposição
3º Momento: reaproveitamento de alimentos
4º Momento: Chorume
5º Momento: Reciclagem

Ativ. 1 Elaboração e resolução de problemas
Ativ. 2 Atividade na lousa
Ativ.3 atividade para casa
Ativ. 4 Atividade xerocopiada, formar palavra
Ativ. 5 Produção de receita
Ativ.6 produção artística
Ativ. 7 Análise de palavras e lista de palavras com x e ch;
Ativ.8 Produção de cartazes
Ativ. 9 recolher garrafas pet e outros (reciclar)

Lousa. Pincel, alfabeto móvel, livro didático de português  4º ano p. 22 e 23. Pontas de lápis, papel etc.
Cartolina;
Garrafas pet,
7- ETAPA: A água no mundo e sua escassez no Brasil
1º Momento: a água
2º Momento: Relação água energia
Atividade
Ativ. 1- Preencher um quadro com r
Ativ.2 Escrita de uma lista
Ativ.3  livro de geografia p. 298 e 299;
Ativ.4 no livro de geografia p. 396 e 397;
Ativ.5 Leitura de poesia pela professora
Ativ.6 leitura coletiva.
Ativ.7 Brincadeira da barquinha
Ativ.8 bingo dos sons iniciais
Ativ.9 : Produzir uma nova versão da poesia
Ativ 10 Produção de texto

8- ETAPA: O ambiente escolar
1º momento: A história da escola.
2º momento: Transformação do ambiente.
3º momento: As dependências da escola.
4º momento: Preservação do prédio da escola
5º momento: Funcionários da escola.
6º Momento: Higiene da escola/sala de aula




Ativ. 1 Recorte e colagem
Ativ.2 Produção de texto
Ativ.3 caça rima, formar palavras
Ativ.4 produzir uma poesia

9ª Etapa: Culminância do projeto



10ª etapa: Sistematização dos conhecimentos
Avaliação













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