PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC
PROJETO : O MEIO
AMBIENTE PEDE SOCORRO
Rio Maria/ ABRIL de 2015
PREFEITURA
MUNICIPAL DE RIO MARIA
SECRETARIA
MUNICIAPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEMED
PNAIC
Prefeito
Municipal
José Walter da Silva
Secretário Municipal
de Educação
José Wanderlei Milhomem
Diretora de
Ensino
Solange da Silva Rodrigues
Coordenadora
local do Pnaic
Tómazia Pereira da Silva
Orientadora de
estudo do Pnaic
Josefa dos Santos
Branco
Rio Maria/
Abril de 2015
PROJETO: O MEIO
AMBIENTE PEDE SOCORRO
CLIENTELA: ALUNOS DAS TURMAS
DE MULTISSÉRIE
Rio Maria/ Abril de 2015
JUSTIFICATIVA
O nosso projeto sobre o meio
ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade
escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na
preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo
é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar
ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Os nossos
olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental,
social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro
e macro ambientes. O espaço deve
ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a
certeza de que todos fazemos parte, do plantar a terra e por isso, somos
igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e articulado entre si.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhora-la e transforma-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e articulado entre si.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA TURMA DE MULTISSERIE
TEMA: O MEIO
AMBIENTE PEDE SOCORRO
PERÍODO: ABRIL DE 2015
DISCIPLINAS: Língua
Portuguesa, Ciências, Matemática, NDH, História, Arte e Geografia.
GÊNEROS: Lista,
reportagem, noticias, receitas, roteiro de entrevista, poesia, música
OBJETIVO GERAL
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.
Garantir o futuro construindo junto com nossos alunos a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro.
Ampliar
em curto prazo as aprendizagens dos alunos na compreensão do sistema de escrita
alfabética e na leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar, criar consciência ecológica
com a comunidade escolar.
Analisar e reconhecer o nosso
entorno.
Discutir e criar formas alternativas
de ações para cuidar melhor do meio ambiente.
Divulgar os trabalhos realizados
durante o projeto meio ambiente.
AÇÕES COM A COMUNIDADE
Mobilizar a comunidade para uma
reunião de apresentação do projeto;
ORIENTAÇÃO PARA
PROFESSORA:
TRABALHAR DE
FORMA INTENSIVA: SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA, SEMPRE NO PRIMEIRO HORÁRIO.
ATIVIDADES
PERMANENTES: LEITURA PELA PROFESSORA E ESCRITA DO ALFABETO NA LOUSA CHAMANDO
ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA O TRAÇADO DAS LETRAS E RELACIONANDO O NOME DE CADA
LETRA À LETRA INICIAL DOS NOMES DOS ALUNOS.
QUANTO AO
CABEÇALHIO: DIGITAR
O NOME DA ESCOLA E PROFESSORA E FIXAR NA LOUSA APENAS PARA VISUALIZAÇÃO E
LEITURA.
QUANTO A ROTINA
DO DIA: ESCREVÊ-LA
NA LOUSA APENAS PARA AS CRIANÇAS LER E SITUAR-SE EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES, SEM A NECESSIDADE DE COPIAR.
SOLICITAR QUE OS ALUNOS ESCREVAM O NOME PRÓPRIO COMPLETO NA
ATIVIDADE TODOS OS DIAS.
EM TURMAS QUE TEM ALUNOS ALFABÉTICOS DIRECIONAR A LEITURA DOS
TEXTOS POÉTICOS POR ELES.
CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura;
- Produção de textos oral e escritos;
- Estrutura silábica das palavras;
- Espaçamento entre palavras;
- Segmentação: hipo-segmentação e hiper-segmentação;
- Revisão coletiva;
- Atenção e concentração;
- Características dos gêneros;
- Estratégias de leitura (antecipação, verificação e inferência);
- Procedimentos de leitura: inferência, localizar palavras, finalidade e assunto de texto, identificação do gênero;
- Função social da escrita;
GEOGRAFIA:
- Problemas ambientais: Desmatamento; Queimadas; matas ciliares;
·
Extrativismo
vegetal;
·
Poluição do solo:
lixo; decomposição do lixo;
CIÊNCIAS:
- O ambiente: relação homem natureza; desmatamento;
- Conservação do ecossistema;
- Seres vivos: animais em extinção, animais silvestres, tráfico de animais;
·
Água: utilidade
da água; poluição dos rios, piracema, pesca predatória; água e energia;
NDH:
- Valores ( responsabilidade, respeito, cooperação);
·
Consciência
ecológica: Reciclagem de objetos de sucata e reaproveitamento de alimentos reaproveitamento
de alimentos;
MATEMÁTICA:
- Números de 0 a 10;
- Noção de numeração decimal ( jogos);
- Figuras geométricas;
- Resolução de problemas do campo aditivo;
- Jogos indicados: As duas mãos pagina14; O que mudou página 48; Na direção certa página 50; jogo das figuras página 57;
- Jogos indicados: Ganha cem primeiro página 47; Gasta cem primeiro página 53.
Obs:
Estes dois jogos devem ser trabalhados com os tapetinhos com a nomenclatura:
MONTÃO, MONTINO E SOLTOS OU AMARRADÃO, AMARRADINHOS E SOLTOS. Sem a necessidade de registro trabalhando
apenas agrupamentos e desagrupamentos.
História:
- Escola; higiene ambiental
ARTE:
- Desenho e pintura;
- Paisagem;
- Maquete
- Confecção de brinquedos/outros objetos com materiais reciclados
PROCEDIMENTOS METODÓLIGOS
1ª ETAPA: Apresentação do
projeto: O MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO
Disciplinas: Língua
Portuguesa, Ciências e Geografia.
Eixo: Oralidade,
Leitura, Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio
ambiente, Paisagem.
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
- Localizar informação explicita em texto do gênero informativo, lido pela professora;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
- Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
- Reconhecer a letra inicial de uma palavra;
- Perceber semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras;
- Procedimentos de leitura: inferência, localizar
palavras, finalidade e assunto de texto, identificação do gênero;
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários? Caixa de com objetos: folhas, pedras, água areia, flores, frutos, animais de brinquedo, objetos escolares, brinquedos feitos de madeira etc; boliche confeccionado de garrafa pet; revistas e livros para recorte, cola, tesoura; cartolina; livro escravo nem pensar; mapa do Brasil;
- Duração: Três aulas de 45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
Elemento
motivador:
1º Momento: Apresentação do
projeto
Informar aos alunos que irão iniciar o estudo de uma novo projeto
didático, muito legal, interessante qual será o tema? Deixa-los falar
livremente. Em seguida apresentar o tema e questionar o que quer dizer esse
tema? Pois é vamos conhecer como está o meio ambiente e como podemos contribuir
para preservá-lo, brincar com as letras e palavras. Participar de jogos e
brincadeiras com o objetivo de ler e escrever palavras e texto. Combinar com a turma como será a culminância desse projeto.
2º momento: Usar o elemento
surpresa (caixa com elementos da naturez)
1-Levar uma caixa fechada contendo diversos elementos naturais como:
folhas, pedras, água, areia, flores, frutos, animal (gato) lápis, mesa,
carrinho de brinquedo, pião, etc.
2-Instigar os alunos a descobrirem o que tem dentro da caixa.
-
Pedir para que cada aluno pegue o elemento que acha mais importante para sua
vida, e, justifique a sua escolha.
3-Em seguida realizar os seguintes questionamentos para
levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, Meio ambiente; Onde
podemos encontrar a água? Ela é importante para nós? Alguém pode criar a água
ou ela já vem pronta? Qual a diferença de uma flor para uma pedra? Onde podemos encontrar essas coisas?
4-Todos esses elementos onde são encontrados?
5 Quem sabe o que é Meio ambiente? Explicar que todos esses elementos são encontrados no meio ambiente, e
que os mesmos podem ser: naturais e os artificiais?
6-Sabem quais são
os componentes naturais? E os artificiais?
7-Caso os alunos
não tenham respostas para as duas últimas perguntas, pegar os objetos e
classifica-los em naturais e artificiais conceituando-as que os elementos naturais
são os que existem na natureza: os seres vivos, a água, ar, solo, a luz e os
artificiais são os criados pelo homem;
- Ouvir atentamente
os alunos observando que conhecimentos eles possuem acerca do tema.
2ª Etapa: O meio ambiente em crise
Procedimentos
metodológicos:
1º Momento: Meio ambiente
1-Em uma roda de conversa informar aos alunos que irá ler uma
reportagem extraída do livro “Escravo nem pensar” apresentar a capa e
questionar: o que será que trata esse livro? E a reportagem que vou ler vai
falar sobre o que? Explicar as característica de uma reportagem.
3-Depois ler o título da reportagem e perguntar: por que será que
o meio ambiente está em crise?
Realizar a leitura da reportagem “O meio ambiente em crise” p. 63.
4- Em seguida observar se a hipóteses levantadas pelos alunos
foram confirmadas. Explorar a leitura com alguns questionamentos: O qual
assunto do texto? Quais as crises ambientais presente no texto? Você concorda
com o tema da reportagem? Quais os crimes ambientais presentes no texto?
Atividade 1º 2º ano: análise e leitura da palavras
Atividade 01 -Contar as letras das palavras:
meio ambiente, crimes ambientais, água, solo, seres vivos, luz e pintar
o numeral que corresponde à quantidade;
Atividade 02 Jogo
do boliche com as palavras que represente o MEIO AMBIENTE (a criança tentará dizer a palavra
que derrubou).
Obs. O boliche pode ser de garrafa de
refrigerante com as palavras fixadas com fita adesiva e a bola pode ser uma
meia amarrada com tecido dentro
Atividade 03- para
o 3º ano: Trabalhando
com leitura de texto informativo no livro
de Ciências do 2º ano página 44” O que há no ambiente”
- Oferecer revistas, jornais e livros para que os alunos recortem
figuras de componente natural e artificial;
- Colar as figuras em
cartolina ou papel madeira e escrever ao lado o nome de cada componente e expor
na sala. Ex.
OBS: estes componentes serão trabalhados durante o desenvolvimento
da sequencia.
COMPONENTE NATURAL
|
NOME DO COMPONENTE
|
COMPONENTE ARTIFICIAL
|
NOME DO COMPONENTE
|
FIGURA
|
ANIMAIS
|
FIGURA
|
PRAÇAS
|
|
ÁGUA
|
|
PRÉDIOS
|
|
ÁRVORE E PLANTAS
|
|
RUAS
|
Atividade 04- para
os alunos de 4º e 5º ano: - O que significa as palavras: ecossistema? Desertificação?
Efeito estufa? Procurem o significado no dicionário e anotar no caderno;
Atividade 05- No livro
de ciências do 4º ano p. 305 ler
o texto e responder atividade da p.306
2º Momento: seres vivos
1-Iniciar com a brincadeira “VIVO/MORTO (falar o nome dos
elementos da natureza que são vivos e não vivos);
2-Em seguida questionar:
- O que são seres vivos para vocês? (Espere cada aluno expressar seu
“conceito”). Depois de expressarem suas opiniões, a professora dirá:
Tudo o que existe na natureza chamamos
de seres. Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e
morrem, como os animais (inclusive o homem). Os seres não vivos são aqueles
inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a
água, o solo, as pedras etc. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que
não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e
vários outros.
- Veja o quanto é interessante:
Os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida,
porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do
mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água
para nascer e viver. O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam
dele para sobreviver, bem como da água e da terra. Existem animais que se alimentam
apenas de carne e são chamados de carnívoros, como por exemplo, o leão.
Existem também outros animais que se alimentam apenas de vegetais, que são
chamados de herbívoros, como por exemplo, a vaca, que se alimenta de
capim. As pessoas são animais onívoros, pois se alimentam de carne e de
vegetais.
Após
os comentários realizar as atividades abaixo relacionadas
Atividade 08-
para o 1º e 2º ano: livro de ciências p.281 e 282;
Atividade 09- para o 3º ano: livro de ciência
p.298 responder a atividade;
Atividade 10- para
o 4º e 5º ano: : livro de ciências p.281 ler o
texto: “Alimentação de lagartas e borboletas” e responder a atividade.
3º momento: animais em extinção;
1-Informa que nesse momento será lido um texto, mas antes da
leitura gostariam de obter algumas respostas como:
Ø O que é extinção?
Por que os animais estão em extinção? O que causa a extinção? Por que
alguns animais podem desaparecer daqui a alguns anos? Deixá-los falar
livremente.
2-Em seguida realizar a leitura comentada
do texto informativo “ Animais em extinção no Brasil. No livro do 5º ano p.
156. Após a leitura questionar aos alunos:
-Quais desses animais existem na nossa
região? O que devemos fazer para combater ou prevenir que muitos desses animais
possam ser extinto na nossa região? Discuta as principais causas apontadas pela
reportagem para o aumento no número de espécies ameaçadas de extinção.
3-O debate
pode também contemplar:
Ø a ação de caçadores;
Ø as consequências do
desaparecimento de espécies.
4-Lista na lousa, classificando a partir do texto:
Ø Animais em extinção;
Ø Animais que só podem ser vistos
em cativeiro;
ANIMAIS
|
EXTINÇÃO
|
CATIVEIRO
|
|
|
|
|
|
|
Obs. Durante a escrita na lousa da lista fazer as intervenções
questionando: com qual letra escreve, com qual termina, quantas letra tem na
palavra?
5-Vocês costumam caçar esses animais? Vocês matam para se
alimentar ou para vender? Informar que é ilegal a venda de animais bem como mantê-los
prisioneiros.
6-Criar coletivamente no quadro, frases de
conscientização a preservação desses animais. (fazer o mesmo processo de
intervenção)
Atividade para o
1º ao 3º ano: Completar nomes de animais.
Atividade 11-
individual:
Distribuir a atividade contendo figuras e o nome de animais faltando sílabas
para os alunos completarem.
- Antes de iniciar pedir que os alunos falem os nomes dos animais.
- circular pela sala certificando que os alunos estão realizando a
atividade corretamente.
Atividade 12 em dupla: listar nomes de animais com a letra do alfabeto
que os alunos lembrarem.
Atividade 13- para o 4º 5º ano: A
professora distribuirá tarjetas com nomes animais, e os alunos deverão escolher
um animal e fazer a ilustração e produzir um texto falando desse animal.
Atividade 14- coletiva na lousa: Divida a turma em grupo e cada grupo ficará com
um tópico para selecionar gravuras de
animais e produzir cartazes de conscientização e preservação dos animais da
região.
Obs. Para essa atividade confeccionem cartazes em tábuas ou cartolina
plastificada, pois a mesma deverá ser colocada em lugares onde a comunidade
possa ter acesso.
Atividade 15 - coletiva: Problematização: Copiar o problema na
lousa e solicitar que os alunos do 4º e 5º ano pense na resolução do problema
para depois socializar com o grupo; (problema
banco de atividade)
Conversando sobre a solução do problema:
- Nesse momento é importante
avaliar se os alunos entenderam o que leram. A melhor forma de averiguar isto é
incentivando-os a explicitarem o que entenderam do problema. Se os alunos não
entenderam é melhor retomar a leitura do texto e formular algumas questões que
ajudem a compreensão: quem são os personagens e o que fazem? Em que dias a dona
onça mente? Em que dias a dona hiena mente? O que é que se quer saber?
Pode-se pedir também que os
alunos grifem a parte do texto que não entenderam e coloca-las para discussão
coletiva. Este processo ajuda aos alunos perceberem o que é importante
considerar em um problema para que seja compreendido. Depois de compreender o
problema, passa-se a etapa da busca de soluções. Alguns procedimentos podem
ajudar a criança como: reler o problema, sublinhando a pergunta, verificar se o
problema tem informações suficientes para ser resolvido e se tem informação
desnecessária, listar as informações importantes, fazer uma figura, uma
representação.
Análise das estratégias de resolução de problemas
Prolematização
Resolva o problema da zôo lógica,
faça o registro da forma que quiser. Explique para os colegas como você
resolveu.
Conversando sobre a resolução
Um grupo de alunos resolveu
organizar os dados numa tabela para resolver o problema:
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
sábado
|
Hiena mente
|
Hiena mente
|
Hiena mente
|
Onça mente
|
Onça mente
|
Onça mente
|
Onça diz a verdade
|
Onça diz a verdade
|
Onça diz a verdade
|
Hiena diz a verdade
|
Hiena diz a verdade
|
Hiena diz a verdade
|
Analisando os dados da seguinte forma:
Encontro na 2º, 3ªe 4ª feira: é o
dia da onça dizer a verdade então ele poderia ter mentido, na 2ª 3ª e 4ª é o
dia da Dona Hiena mentir, então ela não está mentindo.
Encontro na 5ª feira: a onça
mente que mentiu na 4ª feira; e a hiena diz a verdade por que ela mentiu na 4ª
feira;
Encontro na 6ª feira e sábado: a
onça mente: ao dizer que ontem mentiu está dizendo a verdade e a hiena diz a
verdade, então ela não mentiu.
Sendo assim, o dia do encontro
foi quinta feira: a hiena diz a verdade, pois mentiu na 4ª feira; a “onça
mentiu”, pois se é 5ª feira, é dia dela mentir: a onça não mentiu na 4ª feira.
O problema acima também poderia
ter sido resolvido mediante a utilização de outras estratégias como: a partir
da elaboração de um diagrama, pela representação do problema, por tentativa e
erro. É importante que o professor não só permita essas estratégias, como crie
condições para que os alunos possam apresenta-las e discuti-las. Este momento
possibilita a troca de experiência entre as crianças, a aprendizagem de novas
estratégias dentre outros aspectos.
4º Momento: tráfico de animais
1-Roda de conversa sobre o que
eles sabem sobre o que os alunos sabem tráfico de animais. Em seguida realizar
uma leitura informativa do texto “Tipos de animais”. Mobilizar os conhecimentos
matemáticos em torno dos valores arrecadados;
2-Solicitar que os alunos
localizem no mapa do Brasil os
estados que mais são comercializados os animais;
3-Questionar se eles têm algum
animal preso em gaiola? Se eles gostariam de ficar presos?
4-Criar um animal silvestre, como
um papagaio ou um mico, é o mesmo que criar um animal domestico, como um cão ou
um gato?
5-Listar no quadro os animais
silvestres encontrados na região. (fazer as intervenções com qual letra começa,
com qual termina...)
Atividade : observação de um animal
Proponha
aos alunos uma atividade de observação de um animal em casa ou nos arredores da
escola/fazenda como: papagaio, periquito, passarinho....
Solicite
que os alunos observem uma espécie de animal e registre informações de suas
características (cor, tamanho, formatos do bico e da cauda, patas ....).
Durante a atividade, oriente-os a fazer anotações nas fichas de campo e tentem
ilustrar os pássaros. Outra possibilidade é, se houver os dispositivos
necessários para isso, fotografar o anima .
Para o 1º ao 3º ano:
Atividade 16. Realizar o jogo “desafio na Selva” livro do 1º ano p. 189;
Atividade 17. Realizar o jogo: “As duas mãos” caderno de jogos .p.14;
Atividade 18. Como alfabeto móvel escrever formar o nome de alguns animais silvestres
encontrados na região. Em seguida escrever no caderno e fazer a ilustração dos
mesmos.
Atividade 19- Alunos do 3º ano: pode formar frases informando sobre o comercio
ilegal de animais;
Atividade 20- para o 4º e 5º ano :
- Realizar a atividade no livro
de português p.67;
- Realizar a leitura de um
fragmento de uma reportagem feita pelo telejornal “Imagens fragam comércio
ilegal de animais silvestres em feira no Rio de Janeiro”. Responder os
questionamentos. Em seguida em duplas fazer um folheto explicando por que é ilegal
comprar animais em feiras livres. Vocês podem usar dados da reportagem que
leram e também de outras fontes que pesquisarem. Livro de ciências ed. Saraiva
p. 61.
-Fazer a revisão textual antes de
expor o trabalho;
- Socializar a atividade com os
demais colegas de turma.
3ª ETAPA: Problemas
ambientais
Disciplinas: Língua
Portuguesa, Ciências e Geografia.
Eixo: Oralidade,
Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência,
sociedade, tecnologia e meio ambiente.
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
- Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários? Texto xerocopiado, computador,
- Duração:
Procedimentos
metodológicos
1º
Momento: conhecendo as árvores da região
Iniciar esse momento colocando as
crianças sentadas no chão e realize a brincadeira “Corre cutia”.
Corre cutia
de noite e de dia
Debaixo da cama da sua tia
Corre cipó na casa da vó
Lá tem um cachorrinho chamado totó
ele é bonitinho de um lado só.
É um, é dois, é três
acabou a sua vez.
Debaixo da cama da sua tia
Corre cipó na casa da vó
Lá tem um cachorrinho chamado totó
ele é bonitinho de um lado só.
É um, é dois, é três
acabou a sua vez.
Em seguida professora, faça suspense
quanto ao tema que será trabalhado nessa aula. Diga aos alunos que hoje
conversarão sobre um tema essencial na vida das pessoas e que eles terão que
ficar bem atentos para tentarem descobrir do que se trata. Na sequência,
convide os alunos para se sentarem no chão para ouvir a leitura da canção "Matança".
Música: Matança- Projeto Encantar
Composição : Jatobá
“Cipó-caboclo tá subindo na Virola,
Chegou a hora do Pinheiro balançar,
Sentir o cheiro do mato da Imburana,
Descansar, morrer de sono na sombra da Barriguda.
Chegou a hora do Pinheiro balançar,
Sentir o cheiro do mato da Imburana,
Descansar, morrer de sono na sombra da Barriguda.
De nada vale tanto esforço do meu canto,
Pra nosso espanto tanta mata haja vão matar,
Tal mata Atlântica e a próxima Amazônica,
Arvoredos seculares, impossível replantar.
Pra nosso espanto tanta mata haja vão matar,
Tal mata Atlântica e a próxima Amazônica,
Arvoredos seculares, impossível replantar.
Que triste sina teve Cedro nosso primo,
Desde menino que eu nem gosto de falar,
Depois de tanto sofrimento seu destino,
Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar.
Desde menino que eu nem gosto de falar,
Depois de tanto sofrimento seu destino,
Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar.
Quem por acaso ouviu falar da Sucupira,
Parece até mentira que o Jacarandá,
Antes de virar poltrona, porta, armário,
Ir morar no dicionário, vida eterna, milenar
Parece até mentira que o Jacarandá,
Antes de virar poltrona, porta, armário,
Ir morar no dicionário, vida eterna, milenar
Quem hoje é vivo, corre perigo
E os inimigos do verde, da sombra o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas, bom lembrar
Que quando chegar a hora, é certo que não demora,
Não chame Nossa Senhora, só quem pode nos salvar...É
E os inimigos do verde, da sombra o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas, bom lembrar
Que quando chegar a hora, é certo que não demora,
Não chame Nossa Senhora, só quem pode nos salvar...É
Caviúna, Cerejeira, Baraúna,
Imbuia, Pau-d’arco, Solva, Juazeiro, Jatobá,
Imbuia, Pau-d’arco, Solva, Juazeiro, Jatobá,
Gonçalo-alves, Paraíba, Itaúba,
Louro, Ipê, Paracaúba, Peroba, Massaranduba,
Louro, Ipê, Paracaúba, Peroba, Massaranduba,
Carvalho, Mogno, Canela, Imbuzeiro, Catuaba,
Janaúba, Arueira, Araribá,
Janaúba, Arueira, Araribá,
Pau-ferro, Angico, Amargoso, Gameleira,
Andiroba, Copaíba, Pau-brasil, Jequitibá.”
Andiroba, Copaíba, Pau-brasil, Jequitibá.”
1-Após terem ouvido a leitura da
canção matança, pergunte aos alunos se eles identificaram o tema a ser
trabalhado. Anote todas as tentativas apresentadas pelos alunos. À medida
que os alunos conseguirem desvendar o mistério, inicie a discussão sobre o
problema do desmatamento no Brasil. Pergunte a eles o que já ouviram falar
sobre o assunto; se eles já perceberam esse tipo de problema na região
onde moram; se na percepção deles o desmatamento está relacionado às
queimadas; dentre outras questões que mobilizem o interesse, envolvimento e
participação.
2-Em seguida solicitar
que digam o nome das árvores presente na canção em seguida perguntar: podemos
encontrar essas árvores na região? Quais as que não têm?
3-Fazer uma lista
de árvores presentes no texto e comparar quais tem na região (questionar os
alunos com que letra escreve, com qual
termina...)
Atividade 1. Preencher uma ficha técnica de uma árvore (banco de texto)
4- Conhecer as
árvores da região para essa atividade realizar a leitura do texto “Conhecer as
principais árvores do Brasil” e preencher uma ficha técnica das árvores da
região. Solicitar que os alunos escolha
uma árvore próxima a sua casa para observar e preencher a ficha pode medir com
o palmo para verificar a grossura da árvore, a largura das folhas, formato etc.
Em relação a quantidade de palmos na escola a professora deverá utilizar a fita
métrica pra transformar os palmos em metros ou centímetros.
Atividade 2: Leitura comentada e resolução de atividades
4-Realizar uma
leitura comentada do texto “O extrativismo” livro de geografia 3º ano p. 391 e
392.
2º Momento: desmatamento
1-Roda de leitura informar que será tratado de um tema muito
presente na região. Qual será esse tema? Ler o tema “ Desmatamento e poluição
seguem o rastro do agronegócio” livro escravo nem pensar p. 62. e
64 e questionar odo que trata esse tema? Por que desmatamento segue
rastro do agronegócio? Vocês sabem o que significa agronegócio?
2-Realizar a leitura do texto e questionar:
- Segundo a matéria, quais são alguns dos problemas ambientais do
Brasil?
- Em que lugar do Brasil eles são mais frequentes?
- Porque o agronegócio estimula estes problemas ambientais?
- que a matéria diz sobre o futuro do desmatamento?
3-Professora para enriquecer o debate lei o texto “O homem e a
natureza no Brasil” fascículo Meio Ambiente.
4-Conversar com os alunos
as consequências da extração desordenada da madeira na região e
questionar: como ocorre a extração da madeira na região?
Atividade 03-em
duplas para os alunos do 4º e 5º ano: Entrevista
1-Solicitar que em grupo façam
uma entrevista com algum madeireiro da região ou um dono de terra que
vendem as árvores. Elaborar juntamente com os alunos um roteiro de perguntas
como:
- Nome do
madeireiro?
- Qual os tipos
de árvores mais vendidas?
-Como e
comercializada? E por árvore? Ou por metragem?
- Qual o valor da
árvore? Quanto é vendido nas madeireira?
- Para onde é
levada essa árvore?
Como ela é
derrubada? etc
Para 1º o 3º ANO:
Atividade 04
Leitura e resolução da atividade do livro didático de geografia
p.393 (pode ser para casa)
2-No dia seguinte fazer a socialização da entrevista explorando os
conhecimentos matemáticos envolvidos como: o preço das árvores vendidas? Criar
situações problemas do campo aditivo envolvendo valores, número de árvores
derrubadas etc.
3º Momento: as queimadas
1-Iniciar esse momento dividindo a turma em 5 grupos cada grupo deverá ficar com um tema referente
as queimadas para que façam uma leitura em voz alta. Em seguida cada grupo
deverá expor o que entenderam da leitura. A professora deverá auxiliar na
compreensão do debate.
Obs. Para realização
dessa atividade os alunos do 4º e 5º deverão ler para os alunos de 1º ao 3º não
leem.
Para o 1º ao 3º ano:
Atividade 05.
Análise da palavra AMBIENTE ,
DESMATAMENTO, QUEIMADAS
Atividade 06. Jogo
ganha cem primeiros caderno de jogos 03 p.47. Esse jogo deve ser trabalhado com
os tapetinhos com a nomenclatura: MONTÃO, MONTINHO E SOLTOS OU AMARRADÃO, AMARADINOS
E SOLTOS.
Atividade 07- para o 4º e 5º ano: Em duplas produzir um texto crítico sobre as queimadas
na região como: como elas ocorrem, porque ocorrem e como combatê-las?
2-
Após todos terem feito os textos cada irá socialização o seu texto.
Atividade 08 -Revisão
textual
1-Em
seguida a professora deverá selecionar um dos textos que mais apresentarem
problemas de coerência coesão, segmentação, ortografia para revisão na
lousa. (seguir as etapas de revisão)
Atividade 09 - leitura de poema
- Informar os alunos que iremos ler um poema de José Paulo Paes
com o título Paraíso.
- Realizar a leitura global do texto.
PARAISO
SE ESSA RUA FOSSE MINHA,
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMOVEL MATAR GENTE,
MAS PARA AS CRIANÇAS BRICAR.
SE ESTA MATA FOSSE MINHA,
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR.
SE CORTAREM TODAS AS ÁRVORES,
ONDE É QUE OS PÁSSSAROS VÃO MORAR.
SE ESTE RIO FOSSE MEU,
EU NÃO DEIXAVA POLUIR,
JOGUEM ESGOTOS NOUTRA PARTE,
QUE OS PEIXES MORAM AQUI.
SE ESTE MUNDO FOSSE MEU,
EU FAZIA TANTAS MUDANÇAS
QUE ELE SERIA UM PARAISO
DE BICHOS, PLANTAS E CRIANÇAS.
JOSÉ PAULO PAES, POEMAS PARA BRINCAR, SÃO PAULO: ÁTICA, 2000
1-Escrever a 1ºª estrofe do poema na lousa e realizar alguns
questionamentos:
- Por que o autor diz que criaria uma rua para as crianças
brincarem e não para automóvel matar gente?
- Que atitudes deveram tomar para mudar esta realidade?
2-Realizar uma leitura coletiva apontada, circular na estrofe as
palavra que rimam.
3-Contar juntamente com os alunos as palavras da estrofe.
PARAISO
SE ESSA RUA FOSSE MINHA,
EU MANDAVA LADRILHAR,
NÃO PARA AUTOMOVEL MATAR GENTE,
MAS PARA AS CRIANÇAS BRICAR.
4-Escrever a 2ª a estrofe do poema
na lousa e realizar alguns questionamentos:
- O homem tem derrubado muito as matas?
- O que tem acontecido com os pássaros?
5-Comentar que esta atitude do homem tem contribuído para que
muitos animais fossem desaparecendo;
6-Realizar uma leitura coletiva apontada.
Pata os alunos do
1º ao 3º ano
Atividade 10-: Trabalhar com o
texto lacunado com as duas estrofes.
SE ESTA MATA FOSSE MINHA,
EU NÃO DEIXAVA DERRUBAR.
SE CORTAREM TODAS AS ÁRVORES,
ONDE É QUE OS PÁSSSAROS VÃO MORAR.
Para os alunos do
4º e 5º ano:
Atividade 11. Em duplas produzir
uma nova versão do poema;
4º momento. “ As reais
riquezas da floresta”
1-Informar os alunos que irá ler um texto com o titulo: “ As reais
riquezas da floresta”
- Escrever o titulo na lousa e questionar:
- O que vocês acham que está escrito neste texto? Que riquezas são
estas? Anotar as respostas dos alunos para a verificação de suas hipóteses.
2-Realizar a leitura global do texto.
AS REAIS RIQUEZAS
DA FLORESTA
A floresta é fundamental para a vida de nosso Planeta, tem papel
importante na regulação do clima, na proteção, conservação e manutenção da
fertilidade do solo.
Quando transpiram, as árvores liberam vapor d´água na atmosfera,
assim contribuem também para manter a umidade do ar e auxiliar na formação de
nuvens, as quais um dia cairão como forma de chuva.
As árvores aspiram um gás que não é bom para os seres humanos que
é o CO2 da atmosfera e libera para nós o oxigênio, através de um processo que
se chama fotossíntese, indispensável para a nossa respiração.
Certamente poderíamos enumerar mais uma infinidade de riquezas que
nossas florestas oferecem, além de tantas que ainda estão para serem
descobertas. Muitas espécies de animais vivem nas florestas, entretanto, hoje,
o grande desafio é preservar nossas florestas para que as atuais e futuras
gerações possam se beneficiar delas.
2-A pós a leitura verificar se o que os alunos disseram se
confirmaram.
- Perguntar. Qual é o assunto do texto? Qual o nosso maior desafio
hoje?
5º Momento - aula passeio
Conhecer é o melhor caminho para preservar.
- Informe aos alunos que hoje a aula será diferente pois iremos
fazer um pequeno passeio nos arredores
da escola para observar as árvores locais ?
- Pedir que os alunos possam observar e colher algumas folhas,
flores e sementes das árvores, para colecioná-la em um álbum, com o nome
popular, as características e propriedades de cada uma delas, e em que
condições elas se desenvolvem melhor (sol, sombra, muita água, pouca chuva)
- Após observar várias árvores parar debaixo de uma e perguntar se
eles sabem o nome de cada parte se não souberem, apresentar cada parte da
árvore e qual a função destas partes.
Atividade 11
- Ao retornar para a sala cada aluno se encarregará de
confeccionar seu álbum.
4ª ETAPA: A mata ciliar e a
conservação do ecossistema
Disciplinas: Língua Portuguesa,
Ciências e Geografia. Arte
Eixo: Oralidade, Leitura,
Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade,
tecnologia e meio ambiente; Reflexão sobre as experiências, saberes e fazeres
nas linguagens da arte e na educação física;
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Reconhecer as características da paisagem local e compará-los com as de outras paisagens;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
- Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
Dominar as
correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo
ler e escrever palavras
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Valorizar e respeitar a diversidade de expressão da arte e as manifestações da cultura corporal, inclusive as das próprias crianças
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários? Livro didático, cartaz ( bichos e plantas do Brasil), vídeo, tesoura, forro de plástico, garrafa de plástico, sementes de alpiste;
- Duração:.
Procedimentos
metodológicos
1º Momento: Levantamento
de conhecimentos prévios
·
Em uma roda de conversa perguntar os
alunos o que é mata ciliar e anotar as hipóteses ou informações que eles
apresentarem.
-O
que é mata ciliar?
-
qual a função da mata ciliar para o ambiente?
-
O que acontece sem a mata ciliar?
-Como
a mata ciliar contribui para a vida aquática?
·
Após os questionamentos apresente o
vídeo “A importância da mata ciliar” ;
·
Em seguida voltar às falas anotadas no
quadro se comprova ou não as hipóteses dos alunos. Ampliar o debate explicativo
do tema relacionando com a realidade;
·
Realizar a leitura comentada do texto
informativo “ A importância da mata ciliar”
Atividade 01- prática: a
ação do homem na natureza
1-Mostre
aos alunos como o desaparecimento das matas ciliares contribui para o
assoreamento do leito dos rios. Para isso você vai precisar de uma caixa de
madeira, um forro de plástico, uma garrafa plástica, uma tesoura, um pouco de
terra, um saco de sementes de alistes e um regador. Forre a caixa. Corte a
garrafa ao meio e coloque uma metade na caixa, formando uma canaleta. Encham de
terra os dois lados da caixa, separados pela canaleta, e semeie alpiste num
deles. Regue os dois lados por oito dias. O alpiste germina e surge uma
vegetação ciliar, cujas raízes não deixam a terra deslizar. Já no lado da caixa
sem vegetação, a terra escorre para dentro da caneleta. É assim que acontece
com os assoreamentos do leito dos rios.
Para o 1º e 2º 3º ano:
Atividade 02 - Desenho ilustrativo com palavras ou
frases de conscientização;
Atividade 3- Atividade de análise das palavras MATA
CILIAR, CORREGOS, FLORESTAS, RIOS ETC.
Atividade 4-Formação de palavras com o alfabeto
móvel ou auto ditado;
Para o 3º
ano:
Atividade 5- livro didático de geografia 3º ano p.381 e382
Para o 4º ano
Atividade 6- livro de geografia p.378 e 379
Para o e 5º
ano:
Atividade 7- No livro didático de geografia p.362 e
363.
Atividade
8 Produzir um texto de conscientização
da preservação da mata ciliar;
2º Momento:
Ecossistemas
1-Informa
que nessa atividade iremos trabalhar com um tema de fundamental importância
para manter o equilíbrio da natureza. Vocês sabem o que é um ecossistema?
Deixá-los falar livremente.
Em
seguida realizar uma leitura explicativa do texto “Relações alimentares” livro
de ciências do 4º ano p. 305;
2- Apresente o
cartaz bichos e plantas do Brasil. Explore as características do cartaz como as
legendas, título, gráfica, ano de fabricação parceiros etc. Em seguida peça aos
alunos que identifique as regiões e os ecossistemas representados no cartaz e
mostre que uma região pode conter mais de um ecossistema. Por exemplo, na
região Centro-Oeste encontram-se o Cerrado e o Pantanal. Explique à turma que
alguns bichos e plantas são endêmicos (típicas de região), isto é, vivem apenas
em determinado ecossistema. É o caso do boto-carro-de-rosa e da vitória-régia
amazônicos. Outros são encontrados por todo o país e alguns estão ameaçados em
extinção, como o lobo guará e o mico leão dourado, entre outras espécies.
Proponha que os
alunos identifiquem no cartaz as plantas e os bichos endêmicos e ou ameaçados
de desaparecer.
3º Momento: Relações alimentar
Explicar
através da leitura do texto “As relações alimentar” no livro de ciências do 4º
ano p.305 como ocorre às relações alimentares e a importância dessa cadeia para
manter o equilíbrio do ecossistema.
Mostrar através
de ilustração na lousa outros exemplos de cadeia alimentar e como ocorre essa
relação.
Atividades diversas como:
Para o 4º e 5º
ano
Atividade 9. Mostrar o esquema de uma cadeia
alimentar e solicitar para os alunos escrever quais são os produtores dessa
cadeia? Quais são os consumidores
Atividade 10. De acordo com sua realidade
desenharem uma cadeia alimentar e descrever como ocorre esse processo.
Para o 1º ao 3º
ano
Atividade 11. Texto lacunado para completar
Atividade 12. Caça palavras com tipos de
alimentação dos animais
Atividade 13.Texto enigmático
5º ETAPA: As águas do rio
Disciplinas: Língua
Portuguesa, Ciências e Geografia, matemática;
Eixo: Oralidade,
Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade,
tecnologia e meio ambiente, Números e operações;
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
- Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
- Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Resolver adições pela contagem progressiva a partir do valor de uma das parcelas com o apoio dos dedos
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários? Cartaz com a letra da música ou computar com caixa de som, papel cartão, vara, tesoura caixa, serragem ou areia
- Duração:
Procedimentos
metodológicos
1º Momento: Poluição
dos rios
1-Informar
que nessa aula será trabalhado uma questão muito importante para o ser humano
bem como para os seres vivos. Qual será o tema da aula de hoje?
2- Em seguida apresenta a música em
áudio ou cartaz “Cadê o riachinho”? Cantar ou fazer uma leitura global.
Música : Cadê- Projeto Encantar
“Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ...
Sumiu!”
Cadê o riachinho que tava aqui?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ...
Sumiu!”
3-Explorar a letra da música e questionar por que será que o
riachinho está sumindo? E os animais?
Comentar que água dos rios está sumindo em decorrência das
ações do homem que cuidam da limpeza dos rios. Para mais informações Ler
comentando o texto informativo “Tipos de poluição” (banco de texto).
Em seguida questionar
como estão os nossos rios? O que devemos fazer para poluímos e mantê-los
limpos? Quais as consequências para o homem e os animais aquáticos o rio
estando poluído?
O rio da região está
limpo? Ou poluído? Qual o tipo de poluição presente no rio da região? Qual
Atividade 01 coletiva: produzir
coletivamente um texto apelativo como se encontra no rio do município. Em
seguida transpor o texto para um cartaz.
Atividade 02- livro de geografia
4º ano p.382 e 383
Atividade 03- livro de geografia
4º ano p.464 e 365
2º Momento: piracema
·
Iniciar esse momento fazendo o
levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a piracema.
-
quem sabe o que piracema?
-Alguém
já ouviu falar como ocorre e em que período ocorre a piracema?
-O
que pode ocorrer em caso de desrespeito da piracema.
Obs.
Deixar os alunos falarem livremente o que sabem sobre o tema.
·
Em seguida realizar uma leitura
explicativa do texto “Piracema” (banco
de atividade).
·
Em seguida promover um momento de
reflexão sobre o tema relacionando com a sua região. Pontos a ser discutidos:
Ø Aqui
na nossa região ocorre a piracema?
Ø Em
qual período?
Ø A piracema é respeitada na nossa região?
Ø Que
medidas deverão ser tomadas para que a piracema seja respeitada?
Combinar
com os alunos uma ação positiva de conscientização da população para que todos
possam respeitar a piracema.
Atividade 04- coletiva:
Confeccionar placas/cartazes com frases ao respeito a piracema (se o rio for
perto da escola colocar essa frases em local que a população veja)
3º Momento:
tipos de peixe
·
Fazer um levantamento com os alunos
sobre os tipos de peixe encontrado na região. Listar na lousa e transpor em
cartaz para fixar na sala.
·
Questionar aos alunos o que eles sabem
os peixes como:
- o que significa a
palavra peixe?
- como eles se alimentam?
- Como eles dormem?
- como eles se
reproduzem?
- Como eles fazem
xixi?
-Qual o maior peixe de
água doce?
- Todos são machos?
Obs. Deixar os alunos
falarem livremente o que pensam sobre o assunto.
·
Em seguida realizar a leitura do texto
“Peixes algumas
curiosidades sobre eles” (banco de texto)
·
Em
seguida questionar aos alunos se eles:
Ø já foram a alguma pescaria?
Ø Qual o peixe que vocês pescaram?
Ø Qual o tamanho, chegaram a medir o
peixe?
Ø Quantos quilos pesaram?
Ø O peixe foi para o consumo ou para
vender?
Ø Qual o preço do peixe?
Ø Vocês pescam com anzol, ou com rede?
Para o 1º ao 5º ano:
Atividade5. Elaborar situações problemas do campo
aditivo envolvendo o preço do peixe? Quilo?
Obs. Ao
elaborar as situações problemas observar o grau de dificuldade de acordo com o
ano.
Atividade 6: Música “vida de pescador”
Iniciar esse momento passando o vídeo da música “A vida de
pescador” Mathias. Convidar os alunos para acompanhar o vídeo cantando;
Em seguida fazer alguns questionamentos: do que trata a
música?
-Como é a vida de um pescador?
Para realizar uma pescaria o que é preciso?
Para o 1º 3º ano :
pescaria de palavras
Atividade 07-Para essa atividade confeccione na
aula de artes os peixes em papel cartão, a caixa com a serragem, a linha de
anzol;
- Em seguida cada aluno deverá pescar algumas palavras como:
peixe, rio anzol, minhoca, pescador. A cada palavra pescada o aluno deverá ler
em voz alta e forma frases com as
palavras;
Para o 4º e 5º ano:
Atividade 08. Reescrever a música substituindo as
palavras com erros ortográficos pelas ortograficamente corretas.
4º Momento: pesca predatória
Iniciar esse momento fazendo o levantamento dos conhecimentos
prévios dos alunos sobre o que eles sabem sobre: pesca predatória? Se já
ouviram falar? Quais os tipos de pesca que eles conhecem? Qual a mais praticada
na região?
Em seguida realizar a leitura comentada do texto “Pesca
predatória” ;
6ª Etapa: Poluição do solo
Disciplinas: Língua
Portuguesa, Ciências e Geografia, matemática.
Eixo: Oralidade,
Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade,
tecnologia e meio ambiente, Números e operações, Reflexão sobre as
Experiências, saberes e fazeres nas linguagens da arte e na educação física;
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
- Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Identificar unidades de tempo-dia – semana- mês- bimestre – semestre- ano;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
- Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Valorizar e respeitar a diversidade de expressão da arte e as manifestações da cultura corporal, inclusive as das próprias crianças;
1º Momento: O Lixo nosso de
cada dia
1-Informar que a aula de hoje será lido mais um texto informativo
sobre o meio ambiente. E gostaria de saber o que você fazem com:
a. cascas
das frutas que vocês comem?
b. garrafas de
refrigerante que vocês tomam?
c. caixa de
papelão que as pessoas da sua casa utilizam?
d. Embalagens
de plástico, papel ou lata?
Em seguida ler
comentando o texto “O lixo nosso de cada dia” explorando a desperdício de
alimentos, as consequências para o meio ambiente e para o homem como as
doenças, e como muita gente sobrevive catando lixo; Mobilize os conhecimentos
matemáticos envolvidos no texto.
2-Convide os
alunos a pensarem:
- O que pode
ser feito para evitar que os materiais que não podem ser repostos, se esgotem
na natureza?
- O que
podemos fazer com restos de papel, latas, potes de plástico e de vidro vazios?
- Como podemos
reaproveitar os restos que jogaríamos fora?
3-Fazer um
debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo. Em nossa vila existe
esta coleta?
- O que fazer com as sobras? Explicar para os
alunos a importância que essas sobras como as folhas velhas de hortaliças,
restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação
natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância
o uso deste adubo na horta escolar ou familiar. Alguém tem uma horta em casa?
- Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade/vila?
- Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade/vila? É correto?
- Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade/vila?
- Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade/vila? É correto?
- Quais as
consequências do lixão para a saúde da população?
Realizar
uma leitura informativa do texto “jogue lixo no lixo”
e questionar:
-Qual
o destino dado ao lixo em nossa comunidade?
-Quais
os destinos dados ao lixo que não agridem o meio ambiente?
-Quais os maiores
problemas causados pela não destinação correta do lixo
Atividade 01-Elaborar
situações problemas envolvendo quantidade de lixo produzido em casa;
2º Momento: tempo de decomposição do lixo
1-Explicar aos alunos como ocorre o processo de decomposição dos
materiais na natureza e entregar uma folha contendo uma tabela para fazerem
estimativas sobre o tempo de decomposição dos materiais apresentados.
Incentive-os a pensarem quanto tempo levaria para esse materiais se
deteriorarem na terra. Mobilizem os conhecimentos matemáticos envolvidos na
atividade (meses, ano, numero e numeral) Levantamento de hipóteses (quadro em
branco)
2-Após todos terem preenchido seu quadro a professora apresenta um
quadro em cartaz para confirmação/verificação das hipóteses se confirmaram ou
não o tempo de decomposição de cada objeto
Material
|
Tempo de
decomposição
|
papel
|
3 meses
|
pano
|
6 meses a 1 ano
|
Filtro de cigarro
|
1 a 2 anos
|
Madeira pintada
|
13 anos
|
nylon
|
30 anos
|
Lata de conserva
|
100 anos
|
Tampa de garrafa
|
150 anos
|
Aluminio
|
200 a 500 anos
|
Plástico
|
450 anos
|
Flada descartável
|
600 anos
|
pneus
|
Indeterminado
|
vidro
|
Indeterminado
|
3-Discutir com os alunos levando-o a refletir sobre a degradação
do meio ambiente suscitando alguns questionamentos como: o que pode ocorrer com
o local onde vivemos se as pessoas continuarem jogando os resíduos sem se
preocuparem? Que medidas podem ser tomadas para amenizar os prejuízos causados
ao meio ambiente? Realizar essa
atividade 2- na lousa.
4-Durante a atividade, a professora deve questionar os alunos
quanto às unidades de tempo que apresentam os resíduos pesquisados, e a partir
desses dados sistematizar o conceito de medida de tempo como, por exemplo: 1
mês equivale a 30 dias, cada dia 24 horas, e assim por diante.
5-Em seguida, pode trabalhar a resolução dos seguintes problemas: (para a realização dessa atividade de 1º ao
3º ano utilize materiais concretos como palitos de picolé ou canudinho realizar
a contagem, sobre contagem e agrupamentos)
1-
Verificamos que o tempo de decomposição do papel é 3 meses. Como
podemos representá-los nas unidades de tempo?
------dias
-----quinzenas
2-O tempo de
decomposição da fralda descartável é de 600 anos.
a-Represente esse
tempo em:
----------dias;
------semestres; ---------quinquenios;
-----------------décadas;----------séculos
3º Momento: reaproveitamento
dos alimentos
· Em uma roda de conversa questionar sobre o que é feito com os
alimentos que sobram em suas casas. Em
seguida realizar uma leitura comentada
da reportagem “Fome e desperdício de alimento”. Promover os seguintes
questionamentos:
- Em sua casa o que é feito com as sobras de
alimentos? Vão para o lixo ou é reaproveitado?
- Vocês conhecem alguma receita de reaproveitamento
de alimentos?
·
Levar em cartaz ou digitado a receita de “bolo de
casca de banana”. Realizar uma leitura explorando a estrutura de uma receita e
mostrar suas características introduzindo o conceito das medidas em uma
receita. Combinar com os alunos se a escola tiver espaço físico e propício, o
professor junto com a turma poderá fazer uma receita ou simplesmente levá-la
pronta para que eles possam degustar.
Para casa 3: Solicitar
que o aluno pergunte a mães e traga copiada
uma receita com reaproveitamento de alimentos, para socializar com os
colegas.
Atividade 4-para
o 1º ao 3º ano: Atividade xerocopiada (receita vitamina de
banana); formar palavras com o alfabeto móvel;
Atividade 5 para o 4º E 5º ano: Em duplas os alunos
deverão realizar a atividade de produção de uma receita. No livro didático de
português 4º ano p. 22 e 23.
sala de aula
Sugestões para a
aula de artes: 6
01- Recolher os
restos dos apontamentos dos lápis para produzir um desenho ( uma flor, uma
casa, uma paisagem etc.
02- Recolher os
papéis jogados na sala para fazer papel reciclado
03- Cartazes de
conscientização ao desperdício de papel, lápis com ilustração;
4º Momento: O que é chorume?
Realizar a leitura comentada do texto “Poluição do solo”. Em
seguida promover os seguintes questionamentos:
1) A notícia se refere ao chorume. O que é chorume?
2) O que o chorume pode causar no solo e na água?
3- Vocês sabem o que é chorume? Pesquise no dicionário o
significado dessa palavra.
O chorume é um poluente, pois é uma substância que normalmente não
existe no ambiente. Só existe por causa das atividades humanas. Apesar de a
notícia ser de 1993, ela continua e, infelizmente, os problemas estão longe de
serem resolvidos. A população vem crescendo a cada dia e, com isso, vem
aumentando a quantidade de lixo. Existem alternativas para eliminar o problema:
reduzir a quantidade de lixo, reutilizar as sobras e reciclar o lixo. No
entanto, sempre haverá lixo, por isso, o ideal é um aterro sanitário com boas
condições de armazenagem. O aterro deve possuir uma base que o impermeabilize,
evitando que o chorume vaze, o lixo deve ser sempre coberto por terra, evitando
o mau cheiro. Você conhece algum local na sua região que funciona como lixão?
Você acha que poderá haver chorume no local?
Atividade 7- para
o 1º ao 3º ano:
Análise da palavra LIXO, CHORUME
Lista de palavras com Xe CH
Atividade 8-
para o 4º e 5º ano: em grupo
1- Dividir a turma em grupos e cada grupo receberá
algumas questões que deverão refletir
sobre a questão e elaborar cartazes que represente o que foi discutido pelo
grupo. Algumas questões formuladas podes ser as seguintes:
-o que provoca a produção de lixo?
-Quais são os responsáveis por toda a produção de
lixo?
-Todo lixo é igual?
-Qual o destino do lixo gerado na sua casa?
-qual o destino do lixo gerado por pessoas pode
alterar dependendo da renda? Por que?
2- Feito isso, cada grupo socializará a discussão
para a sala afixará o cartaz em local adequado.
Atividade 9
para casa:
Como a produção excessiva de lixo é um grave
problema do ambiente urbano, sabemos que podemos fazer vários objetos a partir de lixo!
Além de reduzirmos a quantidade de lixo, podemos reaproveitar algumas coisas.
Você já reparou no seu lixo? Será que não existem coisas que ainda poderia ser
úteis? Que tal trazer para a escola esses objetos que seriam jogados fora e
torne-os úteis novamente.
5º Momento:
Reciclagem
Realizar a leitura do texto no livro de ciências do
4º ano p. 300.
Em seguida apresentar o cartaz “ A rota do lixo”
realizar uma leitura apontando o trajeto que o lixo faz desde quando sai de
casa até as fábricas e como ele retorna para casa novamente.
Nessa atividade a professora deverá incentivar a
criatividade dos alunos para transformar os objetos trazidos de casa em:
brinquedos, objetos de decoração, bijuterias, porta lápis, porta trecos etc.
7ª Etapa: A
água no mundo e sua escassez no Brasil
Disciplinas: Língua
Portuguesa, Ciências e Geografia, matemática.
Eixo: Oralidade,
Leitura, Análise Linguística, Compreensão das relações entre ciência, sociedade,
tecnologia e meio ambiente, Números e operações;
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso da sociedade;
- Conhecer o processo de transformação da natureza relacionado com as necessidades do homem;
- Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
- Reconhecer que as sílabas variam quanto as suas composições;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Resolver adições pela contagem progressiva a partir do valor de uma das parcelas com o apoio dos dedos
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários?
- Duração:
Procedimentos
metodológicos:
1º Momento: A água no mundo
- Roda de conversa sobre a Água, mediante os seguintes
questionamentos:
- Que noticias vocês tem ouvido nos canais de TV sobre a Água?
- Será que os seres vivos conseguiriam viver sem água?
- Realizar a leitura do fragmento do texto informativo. Após a leitura questionar
os alunos o que podemos fazer para desenvolver a cultura dos cinco R: reduzir,
reusar, reciclar, respeitar e reflorestar.
LEITURA PELA PROFESSORA:
“A água no mundo e sua escassez
no Brasil”.
02/02/2015
A atual situação de
grave escassez de água potável, afetando boa parte do Sudeste brasileiro onde
se situam as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte,
nos obriga, como nunca antes, a repensar a questão da água e a desenvolver uma
cultura do cuidado, acolitado por seus famosos erres (r): reduzir, reusar, reciclar,
respeitar e reflorestar. Nenhuma questão hoje é mais importante do que a da
água. Dela depende a sobrevivência de toda a cadeia da vida e,
consequentemente, de nosso próprio futuro. Ela pode ser motivo de guerra como
de solidariedade social e cooperação entre os povos. Especialistas e grupos
humanistas já sugeriram um pacto social mundial ao redor daquilo que é vital
para todos: a água. Ao redor da água se criaria um consenso mínimo entre todos,
povos e governos, em vista de um bem comum, nosso e do sistema-vida. Independentemente
das discussões que cercam o tema da água, podemos fazer uma afirmação segura e
indiscutível: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum. Nenhum
ser vivo, humano ou não humano, pode viver sem a água. A ONU no dia 21 de julho
de 2010, aprovou esta resolução: “a água potável e segura e o saneamento
básico constituem um direito humano essencial.”
Atividade 1
Para o 1º ao 3º ano:
- Escrever um
quadro na lousa e solicitar que os alunos citem sugestões para:
REDUZIR O USO
DA ÁGUA
|
REUSAR A ÁGUA
|
RECICLAR A ÁGUA
|
RESPEITAR A
ÁGUA
|
REFLORESTAR
|
|
|
|
|
|
- Digitar estas
sugestões colar nos cadernos dos alunos solicitando que sejam lidos pelos
familiares.
Atividade 2
Escrita de uma lista coletiva com o título: a utilidade da água,
chamando atenção dos alunos para a escrita de cada palavra. Ex. TOMAR BANHO.
Quantas palavras tem a frase? Que letra
escrevo? E depois? Estas intervenções proporciona uma reflexão sobre a
formação das sílabas e palavras.
Atividade 3 no livro de
geografia p.298 e 299;
Atividade 4 no livro de
geografia 396 e 397;
05- Leitura de
poesia pela professora
- Realizar a leitura de toda poesia “A nossa água” e fazer os
seguintes questionamentos:
- Qual o assunto do texto?
- O que está poluído?
06: leitura
coletiva.
- Escrever a primeira estrofe na lousa e realizar uma leitura
apontada.
- Questionar quantas palavras tem esta estrofe, contar junto com
eles.- Onde está escrito RIOS, CACHOEIRAS E LAGOS. Destacar estas palavras e escreve-las uma
abaixo da outra para realização de uma atividade de som inicial
06: Brincadeira da barquinha
- Solicitar que os
alunos falem palavras que comece igual as palavras citadas. A professora vai
escrevendo as palavras faladas na frente.
.- Utilizar a
brincadeira da Barquinha. Lá vem uma barquinha carregadinha de: os alunos devem
falar palavras que iniciam igual: RIOS, CACHOEIRAS E LAGOS. Trabalhar uma por
vez.
RIOS:
CACHOEIRAS:
LAGOS:
- As turmas que os
alunos estão mais adiantados copiar as palavras no caderno.
Atividade 7:
bingo dos sons iniciais
- Informar aos alunos que irão brincar com um jogo. Ler para a
turma a regra do jogo e certificar de que todos compreenderam.
- Distribuir as cartelas e marcadores e realizar o jogo de forma
dinâmica e lúdica.
A NOSSA ÁGUA
NOSSO PLANETA
PRECISA DE AJUDA
E NÃO É BRINCADEIRA
NÃO.
RIOS, CACHOEIRAS E
LAGOS
COBERTOS DE
POLUIÇÃO.
HOJE EM DIA A GENTE
ABUSA;
USA SEM PRECISAR.
O QUE IREMOS FAZER
SE UM DIA A ÁGUA
ACABAR?
SUA COLABORAÇÃO É
MUITO IMPORTANTE
VOCÊ PRECISA SABER!
QUE A ÁGUA É FONTE
DE VIDA
E SEM ELA NÃO
PODEMOS VIVER!
LETÍCIA
MENDES E JÚLIA CAROLINA 8º ANO V2
ESCOLA ESTADUAL
JOSÉ SEVERIANO FILHO – MG
Atividade 9- para o 4º e 5º ano: Produzir uma nova versão da poesia
2º momento: Relação água
energia
- Roda de conversa sobre a conta de energia, o que tem ouvido de
seus pais? A conta de energia tem vindo
barata? Qual a relação da conta de energia com a água?
- Informar que irão ouvir a leitura de um fragmento de uma noticia
para alguns esclarecimentos sobre o assunto e como economizar energia.
Edição do dia
25/01/2015 25/01/2015 21h17
Confira gasto de energia de cada aparelho e veja como reduzir conta
Além da
falta de energia, há crise d'água. Reservatórios das principais capitais
brasileiras atingiram estado crítico.
Como economizar? Se a família apenas deixasse de ligar o ar na
potência máxima todas as noites, ela pouparia uns R$ 20 no fim do mês. Em
alguns casos, é possível até economizar energia deixando o aparelho ligado
enquanto se está fora de casa. “Às vezes você vai sair por 15 ou 20
minutos, dependendo do tamanho do quarto, vale a pena deixar o ar ligado para
não fazer ele gastar a energia novamente para baixar a temperatura para
desejada”, recomenda Pedro Bittencourt.
E a economia não é
só financeira, não. Recursos naturais podem ser poupados. Só com o ar-
condicionado, a família gasta 144 quilowatts-hora por mês. Isso representa 20
kg de carvão queimados em uma termelétrica. Em uma hidrelétrica, fonte de 70%
da energia gerada no país, são necessários 500 mil litros de água por mês para
que essa família possa dormir todas as noites no gelado.
"A gente está
passando por uma crise energética complicada então no verão é importante a
gente tentar economizar em prol de todo mundo que está usando energia",
diz Pedro.
É importante
economizar energia e também a água. Porque os níveis dos reservatórios por todo
o país estão baixos. Apenas na Região Sul a situação não está complicada. No
Norte, os reservatórios ainda operam com certo conforto. Mas no Sudeste,
Centro-Oeste e Nordeste a situação é crítica. Alguns reservatórios estão
operando já no volume morto
-Em seguida a professora apresenta para a sala dois talões de
energia, um de janeiro e o outro de março e questiona: Que informações contem?
Qual a sua finalidade?
- Escrever na lousa as
principais informações contidas no talão:
o valor cobrado, data de validade, endereço e outros.
- Escrever na lousa o valor cobrado nos dois meses mostrando para os alunos a
diferença de um mês para outro.
- Questionar os alunos o que podemos fazer
para que nossa conta de energia fique mais barata?
- Listar na lousa os comentários dos alunos.
Atividade
10 coletiva: (professor será o escriba)
-Produção de texto
coletiva com o tema: Medidas para
economizar energia, utilizando o que os alunos falaram no questionamento
anterior e acrescentado outras medidas.
Digitar o texto e colar nos cadernos dos alunos para serem lidos pelos
familiares.
8ª etapa: O ambiente
escolar
Disciplinas: Língua
Portuguesa, História, NDH, Geografia, e Matemática
Eixo: Oralidade,
Leitura, Análise Linguística, Sujeitos históricos. Números e Operações,
Geometria, Tratamento da informação/estatística.
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Conhecer a importâncias das regras para favorecer a interação entre os grupos;
- Entender o processo histórico da escola;
- Traçar um paralelo entre o passado e o presente em relação ao ambiente e ao prédio da escola;
- Identificar os membros da escola e suas respectivas funções;
- Entender que o prédio da escola é um patrimônio público;
- Perceber a importância de preservação do prédio da escola;
- Perceber a importância dos sinais de trânsito para a nossa segurança;
- Identificar os meios de transportes mais utilizados pelos alunos da turma;
- Coletar, organizar dados em gráfico de barra;
- Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e figuras geométricas;
- Identificar número na função indicador de quantidade;
- Compreender texto do gênero informativo lido pela professora;
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos a texto lido pela professora;
- Produzir texto oral com a linguagem matemática tendo a professora como escriba
- Compreender que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários? Texto, livros para recorte, tesoura, cola, papel madeira, texto para completar, roteiro de entrevista, lousa, giz, caderno do aluno, computador, atividades xerocopiadas, Kit trânsito, e jogo na direção certa.
- Duração: sete aulas de 45 minutos.
Procedimentos
metodológicos:
1º momento: A história da
escola.
- Roda de conversa relembrando o inicio da sequencia: Os
componentes do ambiente. Comentar que até o momento trabalhamos com os
componentes naturais e que a partir de hoje vamos trabalhar com os componentes
artificiais. Como existem muitos vamos trabalhar apenas com dois: o prédio da
escola e algumas ruas.
- Iniciar este momento questionando:
- Vocês sabem por que esta escola foi construída? Quando? E quem a
construiu? Ela sofreu ampliações? Quais? Por que tem este nome?
- Após este diálogo com os alunos a professora lê para a turma um
pequeno resumo contendo estes dados. ( procurar com antecedência o histórico da
escola na secretária da escola que você trabalha)
2º momento: Transformação do
ambiente.
- Roda de conversa
sobre as duas formas de transformar o meio ambiente: por necessidade e ou por ganância ou maldade.
- Perguntar as crianças se sabe citar algum exemplo das duas
formas. Caso eles não saibam a professora exemplifica.
- Vocês acham quem limpou este terreno para construir a escola foi
por necessidade ou maldade?
- Como vocês acham que era este local antes da construção da
escola? Informar aos alunos que o terreno não era floresta que o fazendeiro que
loteou já havia derrubado todas as árvores para plantar capim. Quando o
fazendeiro derrubou uma grande área foi por necessidade ou ganancia?
Atividade 01
para 1º ao 3º
ano:
- Recortar de livros ou revistas paisagens que contem as duas
formas de transformação do meio ambiente. Formar um cartaz coletivo.
TRANFORMAÇÃO POR NECESSIDADE
|
TRANFORMAÇÃO POR GANANCIA OU MALDADE
|
|
|
Atividade 02
Para o 4º e 5º
ano: Produzir
em dupla um texto relatando a história da escola como era o terreno antes e
depois da construção da escola e ação do homem nesse processo.
Socialização dos textos. Em seguida fazer a revisão textual
observando coerência, coesão. Pontuação hipo e hiper segmentação etc.
3º momento: As
dependências da escola.
- Perguntar aos alunos se eles sabem quantas dependências tem a
escola. Caso os alunos não saibam, realizar um passeio pela escola com papel e
caneta para anotar quantas salas de aula e demais dependências.
- De volta a sala a professora lê as anotações e informa que para nos não esquecermos vamos registrar
em forma de um texto.
- Completar o texto
coletivamente iniciando pelo nome da escola, endereço e quantidades de
dependências. ( as quantidades devem ser em números).Questionar os alunos
quanto a escrita das palavras e números.
- Passar o texto para um cartaz para fixar na sala. A sala que
funcionar dois 1º anos as duas professoras completam o texto, porém faz o
cartaz de apenas um.
4º momento: Preservação do
prédio da escola.
- Realizar uma entrevista com a diretora da escola para saber
quando que a escola foi reformada ou
pintada. Esta entrevista será feita pelos alunos, porém as respostas serão
registradas pela professora.
- De volta a sala a professora lê as resposta para a turma e
questiona:
- Pelo tempo que a
escola foi reformada vocês acham que ela está bem conservada?
- Que medida pode fazer para que o prédio da escola não fique
ainda mais sujo?
- Listar estas medidas na lousa chamando atenção dos alunos para a
escrita das palavras.
- Digitar estas medidas colar nos cadernos e entregar uma cópia
para a diretora.
Sugestão de roteiro da entrevista.
ESCOLA____________________DATA____________
TURMA_________________________
PERGUNTAS:
1-
HÁ QUANTO
TEMPO VOCE É A DIRETORA DA ESCOLA?
2-
NESTE
PERÍODO QUANTAS REFORMAS OU PINTURAS FOI REALIZADA?
3-
QUEM PROMOVEU?
4-
QUANTO TEMPO
DUROU A ESCOLA LIMPA?
5-
QUE ATITUDES
VOCE TOMOU SOBRE ESTA QUESTÃO?
Sugestão: Que tal promovermos uma campanha com a
comunidade para pintarmos a escolas.
5º momento: Funcionários da escola.
- Dialogar com os alunos sobre o funcionamento da escola. Enfatizar
que o trabalho de todos é primordial para o bom andamento das atividades da
escola. Perguntar vocês conhecem todos os funcionários pelo nome? Sabem o que
cada um faz?
-
Desenhar um quadro na lousa para registrar os nomes dos funcionários e suas
funções.
- Chamar
os funcionários um a um para falar seu nome, sua função e quanto tempo está na
escola.
-
Selecionar os alunos que irá fazer as perguntas. A professora registra.
FUNCIONÁRIO
|
FUNÇÃO
|
A QUANTO TEMPO ESTÁ NA ESCOLA
|
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|
|
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|
- A pós esta listagem elaborar uma atividade em que
de um lado coloca-se o nome do funcionário e do outro a função para os alunos
lerem e ligarem. Se a lista for muito extensa seleciona apenas alguns.
- Outra sugestão é formar alguns nomes com letras
moveis.
6º Momento: Higiene da
escola/sala de aula
Apresentar
em cartaz ou xerocopiado a poesia “João Lambão”. Realizar uma leitura global
apontada.
JOÃO LAMBÃO
Era uma vez um menino
chamado João.
João era bonitinho, mas
não tinha educação.
Tudo que João comia
jogava o resto pelo chão.
João comia um pão,
e lá ia o embrulho no chão.
João chupava um picolé,
e zunia o palito com o pé.
Onde o menino brincava
lá, a sujeira se instalava.
Já tinha virado costume
esse jeito do João:
De achar muito natural
jogar lixo pelo chão.
Podia ter uma lixeira
bem ali, do seu lado,
que o menino não percebia
Que estava sendo mal-educado.
Um dia choveu tanto, tanto,
Que era água para todo lado!
E João ficou em casa,
Sem poder sair. Ilhado.
Olhou pela janela
E viu um aguaceiro danado
que saia arrastando, todo
o lixo, ali, jogado!
João viu na TV
Que a cidade estava inundada.
Que o lixo impedira
a água de ser escoada.
Depois na escola ouviu
a professora explicar:
Que o lixo entope bueiros,
impede a água de passar
Entendeu que seu lixinho
podia não causar enchente,
mas que esse, também era
o pensamento de muita gente.
Resolveu então,
Faria tudo com capricho
Seria um menino educado:
Só Jogaria lixo no lixo.
Arlete de Andrade
Em
seguida comentar: O que João fazia? As atitudes do João é correta? Comentar a importância da higiene
ambiental para nossas vidas e para toda a natureza. Devemos manter algumas
atitudes de conservação da higiene ambiente onde vivemos como: não jogar lixo
no chão, nas ruas, nos rios, colocando-os sempre em lixeiras adequadas; não
rabiscar paredes ou pichar muros de locais públicos; não deixar água parada em
vasos, garrafas vazias e pneus velhos; abrir as janelas para fazer a circulação
de ar no ambiente, conservar limpos os ambientes, como a casa, a escola,
lugares públicos; não matar as plantas e os animais, destruindo a natureza.
Em relação a nossa sala de aula e
a escola o que devemos fazer? Vamos fazer uns combinados de manter o nosso
ambiente agradável?
Listar no quadro atitudes
positivas de higiene na sala e escola como:
01-Jogar os
papeis de balinha, picolé, pontas de lápis e papéis na lixeira;
02-Limpar a
lousa;
03-Manter
as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
04- Organizar
as carteiras na sala;
05-Preservar
os trabalhos expostos pelos colegas.
06- Não
jogar a merenda no chão e nem nos colegas
Transpor
essa lista em cartaz e fixar na sala e na escola para que todos possam adotar
ações positivas de conservação do prédio escolar;
Retomar a
poesia e explorar as rimas presentes na poesia. Em seguida propor as seguintes
atividades:
Atividade 3-
Para o 1º ao 2 º ano:
Jogo caça rimas
Com o alfabeto móvel formar palavras que rimam
Atividade 4-
Para o 3º ao 5º ano:
Em dupla ou trio produzir uma poesia envolvendo o tema discutido.
9ª Etapa: Culminância
do projeto:
Essa etapa só a partir da conversa com os alunos o que irão fazer no
final.
10ª etapa: Sistematização
dos conhecimentos.
Disciplinas: Língua
Portuguesa.
Eixo: Oralidade e
Produção de texto oral e escrito.
Direitos
específicos de aprendizagens:
- Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir);
- Produzir texto oral com destino escrito;
Planejamento:
- Como organizar os alunos e a sala de aula? Em forma de U.
- Quais os materiais necessários? Quadro para a sistematização, lousa, giz, caderno do aluno.
- Duração: uma aula de 45 minutos.
Procedimentos
metodológicos:
- Escrever um quadro na lousa e perguntar aos alunos o que eles
aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, relembrar alguns momentos que
esqueceram.
- Registrar as falas dos
alunos.
- Estes registros
avaliam tanto a aprendizagem dos alunos quanto o trabalho da professora.
AUTO AVALIAÇÃO
|
CONTEÚDOS
APRENDIDOS E CONDIÇÕES OFERECIDAS
|
O QUE EU
APRENDIR
|
|
COMO EU
APRENDIR
|
|
O QUE ACHEI
DIFICIL
|
|
Bibliografia:
CÓCCO,
Maria Fernandes. ALP- Alfabetização. Análise, Linguagem e Pensamento.
MENDONÇA, Onaide Schwartz.
Alfabetização: método socilínguistico: consciência social, silábica e
alfabética em Paulo Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio
Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica- caderno de jogos do PNAIC, Brasília, 2014.
Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica- caderno 3 do PNAIC.
Construção do Sistema de Numeração Decimal ( SND ), Brasília, 2014.
Projeto,
Buriti, Língua Portuguesa, 1º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São
Paulo, 2011.
Projeto,
Buriti, Ciências, 2º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São Paulo, 2011.
Pró
letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos /séries
Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. – ed.rev. e ampl. Incluíndo
SAEB/Prova Brasil matriz de referencia/ Secretária de Educação Básil-Brasilia:
Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2008. 308 p.
ORGANIZAÇÃO GERAL DO PROJETO: O MEIO AMBIENTE PEDE
SOCORRO
ETAPAS
|
ATIVIDADES
|
MATERIAIS
|
1-ETAPA:
1º Momento:
Apresentação do projeto
2º Momento:
Elemento surpresa para o levantamento dos
conhecimentos prévios.
|
Ativ. 1
Análise e leitura de palavras.
Ativ. 2
livro didático do 2º ano p. 44
Ativ. 3 Pesquisa no
dicionário, leitura e interpretação de texto
|
Caixa com objetos (areia, agua, folha, flores,
frutos...)
|
2-ETAPA: Meio
ambiente em crise
1º Momento: Meio
ambiente
2º Momento: Seres
vivos
3º Momento: animais em extinção
4º Momento:
tráfico de animais
|
Ativ. 1 análise
e leitura da palavras
Ativ. 2 Contar
as letras
Ativ. 3 jogo de boliche
Ativ. 5 Recorte e colagem
Ativ. 6 Pesquisa no
dicionário
Ativ. 7 livro de ciências
do 4º ano p 435
Ativ.08
livro ciências p.282 e 283
Ativ.09 livro
de ciência p.298 responder a atividade;
Ativ.10
livro de
ciências p.281
Ativ. 11 completar
Ativ. 12 Lista de animais
Ativ.13 Ilustração e Produção de texto
Ativ. 14 Produção de cartazes
Ativ. 15 Problematização na lousa
Ativ. 16 jogo na selva
Ativ. 17 jogo as duas mãos
Ativ. 18 formar palavras com o alfabeto móvel;
Ativ.19 Livro didático- leitura
|
Tesoura, cartolina, livro didático; livros para
recorte, cola,
Mapa do brasil. Livro didático de ciências do 2º ano, cartolina ou papel madeira,
lápis de cor;
Caderno de jogos do PNAIC
|
3-ETAPA: Problemas
ambientais
1º Momento:
Conhecendo as árvores da região
2º Momento: desmatamentos
3º Momento: queimadas
4º Momento: as
florestas
5º Momento:
aula passeio
|
Ativ. 1 ficha técnica de uma árvore
Ativ. 2 Leitura
comentada e resolução de atividades
Ativ. 3 Entrevista
Ativ. 4 leitura
e resolução de atividades
Ativ. 5 análise
de palavras
Ativ.6 - Jogo
ganha cem primeiros
Ativ.7 - produzir
um texto crítico
Ativ.8 Revisão
textual
Ativ. 9 leitura de poema
Ativ.10 texto
lacunado
Ativ.11-Album
com as partes da árvore
|
Lousa, caderno lápis preto
Livro de geografia
|
4- ETAPA: Matas
ciliares e a conservação do ecossistema
1º
Momento: Levantamento dos conhecimentos prévios e as matas ciliares
2º
momento: Ecossistema
3º
Momento: Relações alimentar
|
Ativ. 1 atividade
prática
Ativ.02 - Desenho
ilustrativo
Ativ 3- Atividade de
análise das palavras
Ativ.4-Formação de
palavras com o
Ativ. 5- Leitura e
resolução no livro
Ativ. 6- Leitura e
resolução no livro
Ativ.7- Atividade Leitura
e resolução no livro
Ativ. 8 Produzir um texto de conscientização
Ativ. 9.Esquema de uma cadeia
alimentar
Ativ.10.texto lacunado
Ativ.11.caça palavras
Ativ.12.texto enigmático
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Alfabeto móvel,
Livros para recorte, tesourinha, cola, livro
didático.
Livro didático, alfabeto móvel; livro didático de
geografia 3º ano p.381 e382
livro de geografia 4º ano p.378 e 379 No livrode
geografia 5º ano p.362 e 363.
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5ª-ETAPA: As águas do rio
1º Momento: poluição
dos rios
2º Momento: piracema
3º Momento: tipos de
peixe
4º Momento: pesca
predatória
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Ativ.1 coletiva: produzir
coletivamente um texto apelativo
Ativ.2- Leitura e
resolução de atividades
Ativ. 3- Leitura e resolução
de atividades
Ativ. 4-confecção de
frases
Ativ.5. Situações
problemas
Ativ.6.Música vida de
pescador
Ativ.7 confecção de peixes
(papel cartão)
Ativ.8 reescrita da música
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Cartolina ou papel madeira
Livro didático de geografia 4º ano p.382,383.365
Computador caixa de som
Papel cartão
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6- ETAPA: Poluição
do solo
1º Momento: O
lixo nosso de cada dia
2º Momento: Tempo
de decomposição
3º Momento: reaproveitamento
de alimentos
4º Momento: Chorume
5º Momento: Reciclagem
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Ativ. 1 Elaboração
e resolução de problemas
Ativ. 2 Atividade na lousa
Ativ.3 atividade para casa
Ativ. 4 Atividade
xerocopiada, formar palavra
Ativ. 5 Produção de
receita
Ativ.6 produção artística
Ativ. 7 Análise de
palavras e lista de palavras com x e ch;
Ativ.8 Produção de
cartazes
Ativ. 9 recolher garrafas
pet e outros (reciclar)
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Lousa. Pincel, alfabeto móvel, livro didático de português 4º ano p. 22 e 23. Pontas de lápis, papel
etc.
Cartolina;
Garrafas
pet,
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7- ETAPA: A
água no mundo e sua escassez no Brasil
1º Momento: a água
2º Momento: Relação
água energia
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Atividade
Ativ. 1- Preencher
um quadro com r
Ativ.2 Escrita
de uma lista
Ativ.3 livro de geografia p. 298 e 299;
Ativ.4 no
livro de geografia p. 396 e 397;
Ativ.5 Leitura de poesia pela professora
Ativ.6 leitura
coletiva.
Ativ.7 Brincadeira da barquinha
Ativ.8 bingo
dos sons iniciais
Ativ.9 : Produzir uma nova versão da poesia
Ativ 10
Produção de texto
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8- ETAPA: O
ambiente escolar
1º momento: A
história da escola.
2º momento: Transformação
do ambiente.
3º momento: As
dependências da escola.
4º momento: Preservação
do prédio da escola
5º momento: Funcionários
da escola.
6º Momento:
Higiene da escola/sala de aula
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Ativ. 1 Recorte
e colagem
Ativ.2
Produção de texto
Ativ.3 caça
rima, formar palavras
Ativ.4
produzir uma poesia
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9ª Etapa: Culminância do projeto
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10ª etapa: Sistematização dos conhecimentos
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Avaliação
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