PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUÊNCIA
DIDATICA: Identidade e cidadania
Tema: IDENTIDADE E CIDADANIA
Clientela: Alunos do 1º, 2º e 3º Ano
Duração:
Disciplinas e Eixos Norteadores
Língua
Portuguesa Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de texto escrito e Análise
Linguísticas;
Objetivo geral:
Identificar
o que crianças conhecem sobre o conceito de identidade e cidadania .
Objetivos específicos do tema:
Identificar
e expressar oralmente o que é ter uma identidade e o que é ser cidadão.
1ª ETAPA: INTRODUÇÃO DO TEMA
Língua Portuguesa.
Eixos: Oralidade e Leitura
Direitos específicos de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Planejamento:
Como organizar os alunos: alunos
em circulo
Quais os materiais necessários?
Qual a duração? 45
minutos
Procedimentos metodológicos:
A
professora inicia o diálogo com as crianças apresentando a seqüência didática e
o tema que será trabalhado, qual objetivo e quanto tempo irão durar.
QUESTIONAMENTOS:
1-
O que vocês entendem por identidade? E cidadania?
Instigar
os alunos para que eles falem o que sabem sobre o tema.
COMENTÁRIO
DA PROFESSORA : identidade está condicionada à origem genética, ao nome e as
características de cada família. Exemplificar com as crianças diferentes
características (negra, morena, branca e loura)
CIDADANIA: É a
consciência de seus direitos e deveres, respeitando o direito do outro. O meu
direito vai até onde começa o direito do outro. EX. em uma brincadeira o meu
direito condiz com a regra do jogo ou brincadeira.
Apresentação
de um quadro com os direitos e deveres. Explicar que serão trabalhados um por
vez.
Direitos
|
Deveres
|
1-Identidade
|
Gostar do seu nome e de suas características
|
2-A ter uma família
|
Valorizar a família, respeitando a escolha do
nome
|
3-À ter moradia
|
Colaborar com a arrumação da casa
|
4-À educação
|
Respeitar os funcionários,, cuidar da escola e do
patrimônio público
|
5-À alimentação
|
Comer o que tem sem desperdício
|
6-À saúde
|
Escovar os dentes, tomar banho
|
7-Ao lazer
|
Cuidar dos brinquedos e valorizar os que tem
|
8-Ao respeito
|
Respeitar todos os que os rodeiam para ser
respeitado
|
9-Ao esporte
|
Respeitar os colegas e cumprir com as regras
|
10-A proteção
|
Ser obediente
|
11-Cultura
|
Participar de eventos respeitando os outros e
esperar a vez de falar e respeitar a
fala do outro
|
12-Liberdade: de falar e de ir e vir
|
Andar sempre pelas calçadas, olhar para os dois
lados na hora de atravessar as ruas
|
Obs: de todos esses direitos será
elencados alguns que consideramos primordial para esse momento: identidade.
Família, Moradia, Educação. Liberdade de ir e vir
2ª ETAPA: TRABALHANDO COM A
IDENTIDADE
Língua
Portuguesa, Arte Ciências Naturais, Geografia
, História, Matemática e Tema transversal
Eixos: Oralidade, Análise Lingüística e
Execução das diferentes linguagens da Arte e da cultura corporal na Educação
Física.
Direitos específicos de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor
sonoro, de modo ler e escrever palavras, frase e textos;
Reconhecer na vivência, situações a partir das informações contidas em
tabelas e gráficos;
Reconhecer
que o nome e a família são relevantes para a formação da identidade de cada
indivíduo.
Reconhecer
que todos os indivíduos merecem ter a identidade respeitada.
Conhecer-se
e conhecer o outro na relação com as diferentes expressões da arte e
manifestações da cultura corporal.
Nomear as
partes do corpo humano.
Representar
o corpo utilizando as noções topológicas, a partir do próprio corpo;
Planejamento:
Como organizar os alunos
Quais os materiais necessários?
Qual a duração?
Procedimentos metodológicos:
1-O
professor organiza a turma em grupos e entrega a cada aluno a ilustração do
contorno do corpo de uma pessoa dividido em três partes. Se possível, o desenho
deverá ser impresso em papel duro.
2-O
professor pede a cada aluno que complete a figura, desenhando e colorindo o
próprio rosto e cabelo, além da roupa e dos sapatos que desejar.
3-Professor
explore as partes do corpo humano, pedindo que nomeiem cada parte .
4-O
professor orienta os alunos a recortar os desenhos nas duas linhas tracejadas.
No verso de cada uma das três partes, as crianças deverão escrever o próprio
nome, em letras maiúsculas e dividindo em sílabas.
4-todas as
partes serão embaralhadas juntas e distribuídas aleatoriamente, de maneira que
cada .
5-Todas as
partes recortadas serão embaralhadas juntas e distribuídas aleatoriamente, de
maneira que cada aluno receba três perças. Em seguida, a criança deve formar
uma figura
humana com
as três partes recebidas: 1ª cabeça e pescoço; 2ª tronco e membros superiores;
3ª – membros inferiores. ATENÇÃO:
cada uma das três partes da figura humana deverá ter sido produzida por um
aluno diferente. Caso alguma criança não tenha peças suficiente para compor uma
figura completa, deve colocar as suas peças no centro do grupo. Por fim, o
grupo deve formar novas figuras, com todas as peças que não tenham sido usadas,
até não sobrar nenhuma. O professor deve estimular as crianças a comentar sobre
as combinações que resultaram da mistura das peças, as cores, explorando o
caráter divertido da atividade.
6-O
professor orienta as crianças a virar o verso das figuras, onde estão anotados
os nomes. Cada grupo deve registrar, em uma folha de papel, o nome das “pessoas
misturados”. Para isso os alunos devem copiar a primeira sílaba de cada nome escrito nas três peças que compõem cada
“pessoa misturada”. O registro deve observar a seguinte ordem:
1º silaba-
cabeça-pescoço;
2ª silaba-
tronco e membros superiores;
3ª silaba-
membros inferiores;
TE-RE-SA LU-CAS
PE-DRO AN-DRÉ
MA-RI-A-NA CA-RO-LI-NA
7-Após o
registro, cada aluno sublinhará, com um lápis de cor diferente, as sílabas do
seu nome que integram os “nomes misturados”.
8-Em
seguida, o professor pede a cada grupo que leia os nomes das figuras, e aturma
deverá identificar a quem pertence cada sílaba desses nomes.
9-No final
da apresentação, o professor promove uma roda de conversa sobre a atividade:
a-vocês
gostaram da atividade porquê?
b-Os
desenhos dos alunos de cada grupo são parecidos ou diferentes? Porquê?
c- O que
vocês acharam dos nomes de cada grupo são parecidos ou diferentes? Por quê?
d-O que
vocês acharam das figuras humanas
formadas?
e- O que
vocês acharam dos nomes formados? Eles combinam com as figuras? Por quê
f-O que
vocês acharam de ter uma parte de suas figuras e de seus nomes compondo a
figura e o nomes misturados?
Vocês
sabiam que também são formados a partir de “misturas” de características d
família do pai e da mãe? Quem se parece com alguém da família? Que partes do
seu corpo são parecidas com as de algum familiar?
g-Só o corpo
traz marcas da família? Alguém tem um “jeito de ser” parecido com o de algum
familiar?
h- Os
nomes de vocês também trazem marcas da sua família? Por quê?
i-Por que
o nome das pessoas é importante?
ATIVIDADE PARA CASA: o
professor pede a cada aluno que investigue a origem do próprio nome por meio de
uma entrevista com algum familiar. Se for necessário, os alunos devem pedir
ajuda aos familiares para registrar as respostas às questões da entrevista.
ALUNO:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DATA DA ENTREVISTA:
---------------------------------------------------------------------------------------------
NOME DO (A) ENTREVISTADO (A):
------------------------------------------------------------------------------
QUEM ESCOLHEU O MEU NOME?
------------------------------------------------------------------------------
POR QUE EU TENHO ESSE PRENOME?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
POR QUE EU TENHO ESSE SOBRENOME?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUEM REGISTROU O MEU NOME EM UM
CARTÓRIO?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
10-Em
sala, o professor deve incentivar a exposição dos trabalhos de entrevista,
explorando a diversidade etnocultural da turma e valorizando o papel da família
e do nome na formação da identidade de cada indivíduo.
ATIVIDADE PARA CASA: O
professor providencia uma cópia ampliada da certidão de nascimento e, com ajuda
dos familiares, identifique as informações ligadas à sua identidade. Para isso,
uma legenda com cores pode ser utilizada, sublinhando-se na cópia do documento
as informações solicitadas.
VERMELHO- O SEU NOME
ROXO- A DATA EM QUE VOCÊ NASCEU
AMARELO- OS NOMES DE SEUS PAIS
AZUL CELESTE- OS NOMES DE SUS PAIS
ALARANJADO-OS NOMES DE SEUS AVÓS
VERDE- O PAIS EM QUE VOCÊ NASCEU
ROSA- O ESTADO EM QUE VOCÊ NASCEU
MARROM- O MUNICÍPIO EM QUE VOCÊ NASCEU
|
Em sala de
aula, o professor corrige a atividade e estabelece as semelhanças e diferenças
entre a identidade dos alunos. E desejável que se utiliza um mapa político do
Brasil (do estado e do mundo, se necessário), para localizar o lugar de
nascimento das crianças.
3ª ETAPA: ANÁLISE DA PALAVRA IDENTIDADE EM
SÍLABAS;
·
Língua
Portuguesa.
·
Eixo: análise
linguística- apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Direitos específicos de aprendizagens:
·
Reconhecer que
as sílabas variam quanto as suas composições;
·
Dominar as
correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler e escrever palavras;
·
Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
Planejamento:
·
Como organizar
os alunos e a sala de aula? Em círculo ou enfileirados.
·
Quais os
materiais necessários; lousa, giz, caderno do aluno, lápis;
·
Duração:
aproximadamente duas aulas de 45min
Procedimentos
metodológicos:
·
Escrever a
palavra IDENTIDADE em letras de imprensa maiúscula, na lousa e ler todos juntos
naturalmente, sem pausa de marcação das sílabas;
·
A seguir pedir
que leiam a palavra, acentuando as paradas; I-DEN-TI-DA-DE.
·
Perguntar:
quantas vezes abrimos a boca para falar a palavra? Repetir essa atividade até
que os alunos percebam que a palavra IDENTIDADE
tem cinco partes, pois abrimos a boca cinco vezes para falar identidade;
·
Mostrar aos
alunos que a palavra inteira foi dividida nas cinco partes e que cada parte se
chama sílaba;
IDENTIDADE (TODO)
I-DEN-TI-DA-DE (PARTES
DO TODO)
·
Apresentação das
famílias silábicas formadas com a combinação das vogais, à consoante ou a elas
próprias isoladas;
·
Solicitar a
leitura da palavra IDENTIDADE e de suas partes, I-DEN-TI-DA-DE;
·
Destacar sua
primeira sílaba I-DEN-TI-DA-DE e
apresentar sua família silábica na lousa;
·
Apresentar
sempre a família silábica fora da ordem tradicional das cartilhas, (a, e, i, o
,u), a fim de que os alunos não decorem essa sequencia;
DA_DI_DE_DU_DO
NA-IN-ON-UM EN
·
A seguir mostrar
a segunda família silábica
TA_TI_TE_TU_TO
·
Fazer o mesmo
procedimento com as outras duas sílabas;
·
Realizar a
leitura coletiva e individual das famílias silábicas da palavra;
·
Pedir que os
alunos copiem no seu caderno a palavra e suas famílias silábicas;
4ª ETAPA: SÍNTESE DAS SÍLABAS DA PALAVRA IDENTIDADE, ( FORMAÇÃO DE PALAVRAS)
Língua Portuguesa.
·
Eixo: análise
linguística- apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Direitos específicos de aprendizagens:
·
Dominar as
correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo
ler e escrever palavras;
·
Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
Planejamento:
·
Como organizar
os alunos e a sala de aula? Em círculo ou enfileirados.
·
Quais os
materiais necessários; lousa, giz, caderno do aluno, lápis;
·
Duração:
aproximadamente duas aulas de 45min
Procedimentos
metodológicos:
·
Rever a etapa
anterior de divisão silábica, escrevendo a palavra na lousa:
IDENTIDADE
I-DEN-TI-DA-DE
identidade
i-den-ti-da-de
·
Solicitar que todos
leiam lembrando que IDENTIDADE, é uma palavra formada por cinco sílabas e que a
palavra inteira é o todo e as sílabas são as partes do todo;
Atividade 1:
Reconhecimento das sílabas que compõem a palavra IDENTIDADE;
(Escrever na lousa)
- A TERCEIRA SÍLABA
É___________________
-
A PRIMEIRA SÍLABA É____________________
-
A ÚLTIMA SÍLABA É______________________
-
A SEGUNDA SÍLABA É____________________
·
A seguir
escrever na lousa, as sílabas das famílias silábicas da palavra, IDENTIDADE;
AN – IN – EN – UN
– ON
DA – DI – DE – DU
– DO
TA – TI – TE – TU – TO
A – I – E – U -
O
·
Faça a leitura
das sílabas com os alunos de variadas formas: horizontal, vertical,
salteadamente;
·
Mostrar aos
alunos de onde vem a palavra: IDENTIDADE;
·
Mostrar como
formar outras palavras; ANDA, INDO...
·
Solicitar que os
alunos vão a lousa para formarem outras palavra com significado;
·
Palavras
possíveis de serem formadas: TIA, TIO, TUA, TATU, TETO, DADO, DEDO, DIA,
DATA...
·
Outra variação:
distribuir fichas contendo as sílabas da palavra e acrescentar outras para os alunos
em dupla formarem palavras;;
3ª ETAPA: DIREITO A FAMÍLIA
Língua Portuguesa, Matemática, Artes
Eixo: Leitura e Análise Lingüística,
Apreciação das diferentes manifestações das linguagens da arte,
Direito específico de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Dialogar e
formular reflexões e respeito das semelhanças e das diferenças do grupo de
convívio- família.
Formular
questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisa e observações para
coletar dados quantitativos e qualitativos
Conhecer,
respeitar e valorizar diferentes expressões da Arte e manifestações da cultura
corporal.
Planejamento:
Como organizar os alunos: alunos
em circulo ou fileiras
Quais os materiais necessários?
Qual a duração?
Procedimentos metodológicos:
1º MOMENTO -
Iniciar a conversa comentando que todos nós temos uma família. Para
vocês o que é uma família? Família é um grupo de pessoas que moram na mesma
casa, que se ajudam e se amam.
Informar que todas as pessoas são
diferentes uma das outras e por isso merece todo respeito, que existem diferentes
tipos de famílias e que vamos verificar estes dados no roteiro da entrevista.
Para os
alunos não alfabéticos a professora
coleta estas informações com antecedência para sistematizar coletivamente na
lousa.
Os alunos alfabéticos a professora sugere que os
alunos ditem as informações.
Sugestão
de quadro para a sistematização:
TIPOS DE FAMÍLIAS
|
QUANTIDADE DE ALUNOS
|
MORAM COM PAI E MÃE
|
|
MORAM COMAVÓS
|
|
MORAM COM MÃE E AVÓS
|
|
MORAM COM PAI E AVÓS
|
|
MORAM COM MÃE E PADRASTO
|
|
MORAM COM PAI E MADRASTA
|
|
MORAM COM TIOS
|
|
Registrar
os dados da quadro, juntamente com os alunos em um gráfico de coluna em forma
de cartaz para fixar na sala.
2º
MOMENTO
4- Apresente aos alunos aos alunos
diferentes obras de arte: da Tarsila do
Amaral 91886-1973) A Familia , Lasar Segal (!*(!-1957) Família, Alberto da
Veiga Guignard (1896-1962). Festa em família, Candido Portinari (1903-1962)
Família, com diferentes representações de família. Em seguida apresente o artista(
informe genericamente que esses artista nasceram há mais de 100 anos) e o
título da respectiva obra, levando os alunos a perceberem que elas tem um tema
em comum: a família.
5-Cada imagem deve ser apresentada
separadamente. Podem ser propostas as seguintes questões para os alunos:
a-Quantas pessoas formam a família?
Quantas são adultas? Quantas são as crianças? Que papel cada pessoa (pai, mãe,
filho,) ocupa na família? As pessoas de cada família são parecidas fisicamente?
b-Além das pessoas, que outros
elementos aparecem na imagem? Em que lugar a família está? Como é esse lugar?
c-O que a família está fazendo? Como
são as roupas que as pessoas usam?
d-As pessoas da família estão
felizes, tristes, sérias, sorridentes, cansadas, animadas desanimadas? Todas as
pessoas da família estão com a mesma expressão? Na sua opinião, por que elas
estão assim?
e- Você acha que esta pintura
demonstra os sentimentos que as pessoas têm umas pela as outras? A pintura
mostra que existe amor, carinho, atenção e cuidado nessa família? Por quê?
6- As imagens devem ser comparadas, para que os alunos busquem semelhanças
e diferenças entre elas. Pode-se perguntar a eles: qual
-qual a família é maior? Qual é a
menor? Quais famílias têm o mesmo número de pessoas?
- As famílias têm características
físicas, como a cor da pele, cor dos cabelos e a forma do corpo parecidas ou
diferentes? Elas se vestem de maneira semelhante ou diferente? Há família que
estão em lugares parecidos ou que fazem atividades semelhantes?
- As famílias demonstram sentimentos
semelhantes ou diferentes?
7-As imagens devem ser relacionadas com as vivências dos alunos por meio
de questionamentos como:
-Há alguma dessas famílias que se
parece com a suaw Por quê? Alguma delas tem o mesmo número de pessoas que a sua? Alguma delas tem características
físicas parecidas com as da sua famílias?
-Sua família já viveu situações
parecidas com as mostradas nessas imagens? Descreva-as
Que sentimentos as pessoas da sua
família demonstram umas pelas outras
8-Cada criança deve representar a própria família por meio de um desenho.
O professor deve orientar os alunos a desenharem uma situação vivida em
família, como a limpeza de casa, a realização de uma festa de família, de uma
refeição cotidiana, de um passeio, etc.
Obs: O professor precisa ficar atento
aos conceitos de família natural e de família ampliada ou extensa, pois a
criança deve ter liberdade para representar os membros da família que julgar
adequados.
9- Os alunos devem apresentar e
explicar os desenhos para os pequenos grupos de colegas, apotando
características de sua Família justificando a escolha da situação em que foi
representada; Depois fazer uma exposição coletiva dos desenhos no mural da
classe.
.Obs: O professor deve aproveitar as
produções e as falas dos alunos para destacar a diversidade das famílias e a
relevância do papel delas na vida de qualquer individuo, sobretudono que se
refere ao afeto, à segurança, à educação, e aos cuidados que garantem não só a
vida, mas a qualidade dela. Deve valorizar principalmente o respeito à própria
família e à dos demais.
Atv 1- 1º ano
Atv. 2 2º ano
Atv.3 3º ano
2º MOMENTO
Iniciar
com a leitura em forma de slaid do livro “A família do Marcelo” de Ruth Rocha.
Em seguida promover várias atividades
Atv.
1: 1º ano
Atv.2: 2º
ano
At. 3: 3º
ano
3º MOMENTO: ANÁLISE DA PALAVRA FAMÍLIA
EM SÍLABA (VER TODOS OS PASSOS )
4ª ETAPA: DIREITO A MORADIA
Linguagem, Matemática e Historia, Artes, geografia, Religião
Eixo: Linguagem
oral, Análise e reflexão sobre a língua
Eixo: Criação nas diferentes
linguagens da arte
Eixo: Números e operações
Eixo: sujeitos históricos
Eixo: Lugar
Direito específico de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Ler texto do gênero poema com autonomia.
Compreender
texto do gênero poema lido pela professora.
Produzir texto do gênero lista com
autonomia e ou com ajuda de um escriba.
Aprimorar
suas produções nas diferentes linguagens da arte e nas manifestações da cultura
corporal
Dialogar e
formular uma reflexão a respeito das semelhanças e das diferenças identificando
entre os membros de outros grupos de convívio.
Conhecer e
valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: as relações afetivas de
identidade.
Reorganizar
a convivência com o próximo respeitando as diferenças do outro para viver em
comunidade;
Planejamento:
Como organizar os alunos: alunos
em circulo ou fileiras
Quais os materiais necessários? Livro
Ninguém é de ninguém- Regina Otero, Regina Rennó.
Qual a duração?
Procedimentos metodológicos
1º MOMENTO
Iniciar
indagando aos alunos sobre o que elas sabem sobre moradia. Para vocês o que é
uma
moradia? Como
é o lugar onde você mora?
Em seguida
realizar a leitura do Livro “Ninguém é de
ninguém” fazer algumas indagações pertinentes a leitura como:
Como é a rua que você mora? Ela é
grande ou pequena?
Quem são teus vizinhos da direita? E da
esquerda?
Como são teus colegas de vizinhança?
São iguais? Têm apelidos?
Todas as casas tem número? Por quê?
Qual o número da sua casa?
Atv1- Fazer uma produção com o tema:
Lugar onde moro. Obs. O professor pode
ser o escriba.
Seguir as
etapas de revisão do texto
2º MOMENTO
Apresentar
em cartaz a música “A casa” de Vinicius de Moraes
A
Casa
Vinicius de Moraes
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
· Roda de conversa – Perguntar às crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram?
Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de Vinícius de Moraes? Conversar
com elas sobre que foi Vinícius de Moraes (Bibliografia), apresentar uma
fotografia do escritor;
Questionar
às crianças quanto:
- Qual é o título do poema?
- Quem é o seu autor?
- Sobre o que fala o mesmo?
- A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a gente mora?
Por quê?
- Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?
·
Fazendo arte: dar às crianças uma folha de papel
com apenas dois riscos e pedir para que elas, usando tinta guache e o dedo
(lápis de cor), completem o desenho da casa colocando as partes que faltam nela
de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico, o número da casa e o nome
da rua;
- Escreva na lousa o numero: 0 e o nome da rua: RUA DOS BOBOS para as
crianças se apoiarem;
- Questionar o que é o número ZERO = 0? Representa alguma coisa?
- Por que Rua do BOBOS?
·
Construindo coletivamente uma lista de materiais
que usamos para construir uma casa; “Para
construir uma casa eu necessito de alguns materiais”:
- Na medida em que as crianças forem falando os materiais a professora
deverá listá-los na lousa, lê-los com as crianças e depois escrever em cartaz
(ou no quadro) para afixá-lo na classe;
3º MOMENTO: Passeio pela comunidade para que as crianças observem os diferentes
tipos de casa ali existentes – se possível fotografá-las;
Retomando e relembrando o passeio pela comunidade:
Promover uma roda de conversa:
Ao observar as casas durante o passeio o que elas puderam perceber?
As casas são todas iguais? Por quê?
Todas são feitas com os mesmos materiais?
Será que todas as pessoas vivem em casas? Ou existem outros tipos de
moradias?
Trabalhar com as crianças sobre os diferentes tipos de moradias: casas,
apartamentos, barracos,
palafitas, ocas indígenas, casas de pau a pique, e outras.
Para casa: Com a ajuda do pessoal de casa pesquise em livros e revistas diferentes
tipos de moradias e cole nesta folha.
Atv. 1 – 1º ano
Atv. 2 – 2º
ano
Atv.3- 3º
ano
3º MOMENTO: ANÁLISE DA PALAVRA MORADIA EM SÍLABA (VER TODOS OS PASSOS
).
5ª ETAPA : DIREITO
A LIBERDADE: DE IR E VIR
Matemática, geografia
Eixo: Lugar
Eixo: Geometria
Direitos específicos de aprendizagem:
Desenvolver a consciência da
segurança no trânsito;
Identificar placas e sinais de trânsito;
Identificar placas e sinais de trânsito;
Localizar objetos na rua utilizando
as noções topológicas
Explicitar e /ou representar
informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando
vocabulário pertinentes nas brincadeiras, e nas diversas situações nas quais as
crianças considerarem necessário essa ação por meio de croquis, e maquetes.
Conhecer os pontos de referencia no
trajeto residência/escola
Quais os materiais necessários?
Qual a duração?
Procedimentos metodológicos:
Iniciar
perguntando as crianças :
-o que
significa o direito de ir e vir?
-o que
devemos fazer ao atravessar a rua? (ouvir com atenção as respostas dos alunos).
-O que é o
trânsito?
Desenhe
como representa o trânsito para você?
Em seguida passar o vídeo: Atravessar a rua- Xuxa disponível no Yutub https://www.youtube.com/watch?v=jFg1l_bclrA. - Veja o vídeo da música com a sala
cantando e fazendo os gestos;
- Crie uma pista em sua sala/escola e trafegue com os seus alunos como se fossem carros e depois como pedestres;
-Faça um cartaz com a letra da música e realize uma leitura apontada;
- Crie uma pista em sua sala/escola e trafegue com os seus alunos como se fossem carros e depois como pedestres;
-Faça um cartaz com a letra da música e realize uma leitura apontada;
Após a leitura
conversar com os alunos a respeito da Liberdade de ir e vir é considerada um
direito fundamental de qualquer ser humano. No caso da criança, o direito de ir
e vir livremente é um dos que encontra maiores limitações, pois sua própria
condição impõe-lhe a necessidade de constante acompanhamento e proteção,
principalmente no trânsito, nas ruas devemos ter muita atenção ao atravessar a rua olhando as
cores dos sinais, olhando para os lados, ver se não tem nenhum carro , moto etc.
- Reescrever o texto trocando as
palavras por desenhos.
2º MOMENTO
Iniciar
com um cartaz da Música: Se esta rua fosse minha e cantar com as
crianças.
Em seguida
fazer algumas indagações sobre a rua em que mora, se o trânsito é muito
movimentado, se tem alguma sinalização, lombada ou faixa de pedestre.
Após essa
conversa pedir que façam o croqui do
trajeto que ele faz de casa até a escola.
3º MOMENTO
O
professor apresenta imagens de alguns sinais de trânsitos para que as crianças interpretem. Além de explicar o significado
dos sinais, elas devem ser levadas a falar sobre o uso desses sinais no
cotidiano. O professor pode fazer perguntas sobre os locais do entorno da
escola ou do município onde tais sinais são encontrados e pedir aos alunos que
relatem situações presenciadas ou vividas em relação a respeito ou desrespeito
a sinais de trânsito.
Desenhar
algumas placas de sinais de trânsito
4º MOMENTO
Divida a
turma em grupos, e propõe os alunos que discutam os deveres das crianças no
trânsito, para que possam se deslocar com segurança e responsabilidade em
espaços públicos, nas seguintes situações:
a-Como
pedestre;
b- Como
usuário de transporte coletivo (ônibus, van);
c- Como
passageiro em um automóvel;
d- Como
passageiro em uma moto (a idade mínima exigida pelo Código Nacional de trânsito
é de 7 anos)
e- Usando
uma bicicleta
Cada grupo
apresenta as conclusões para a turma, e, se necessário, o professor faz as
intervenções que levem a turma a complementara relação de deveres da criança
nas diferentes situações. No decorrer da atividade, o professor deve listar no
quadro palavras chave, como: respeito, atenção, paciência, responsabilidade,
calma, educação, segurança, entre outras, para que as crianças falem sobre o
comportamento desejável das pessoas no trânsito.
O grupos
se reúnem novamente e cada um fica encarregado de produzir pequenos cartazes
sobre os deveres no trânsito em cada uma das situações anteriores. O professor
deve orientar os alunos para que façam desenhos e escrevam pequenas frases e,
ao final da atividade, deve organizar um mural com os trabalhos da turma,
incluindo fichas com as palavras-chave.
4º MOMENTO: ANÁLISE DA PALAVRA LIBERDADE EM SÍLABA (VER TODOS OS
PASSOS )
6ª ETAPA : Direito a conservação do
patrimônio público
Língua Portuguesa, História e
Matemática
Eixos: Oralidade, Sujeitos Históricos e Tratamento
da informação.
Direito específico de aprendizagem:
Respeito
ao patrimônio público e aos bens alheios
Construir
noções relativas aos deveres da criança em ambientes públicos
Planejamento: Como
organizar os alunos: em círculo
Quais os materiais necessários? Caderno
do aluno, quadro, giz, roteiro respondido.
Qual a duração?45
minutos
Procedimentos metodológicos:
Iniciar em roda de conversa indagando as crianças:
O que seria Patrimônio Público? Enquanto as crianças falam
registrar na lousa o bens considerados públicos
O professor comenta que por ser Público, não significa dizer que não
devemos ter os cuidados necessários, e que todos os cidadãos pagam impostos
para que ocorra a construção e mantimento da escola;
Quais as ações corretas para
conservação do Patrimônio Público escolar;
Quais as ações negativas que
proporcionam a escola um péssimo estado
de ambiente;
Após os questionamentos o
professor deverá convidar as crianças para fazerem uma pesquisa para coletar
o levantamento dos bens da escola que
estão conservado e quais não estão preenchendo a tabela abaixo
QUANTIDADE DE BENS PÚBLICOS DA
ESCOLA
|
CONSERVADO
|
NÃO CONSERVADO
|
|
BENS
|
QUANT.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Após a coleta de informação
apresentar os dados em gráficos de barras;
Em seguida interpretar os dados questionando: tem mais bem
conservado ou danificado?
O professor pode fazer uma
produção de um texto informativo como a
escola se encontra.
Fazer a revisão textual em
seguida fixar no mural da escola informado como ela se encontra e o que devemos
fazer para conservá-la
7ª ETAPA: AVALIAÇÃO
O que eu
aprendi?
|
|
O que
mais gostei na seqüência?
|
|
O que
não gostei?
|
|
Que
dificuldade encontrei?
|
|
Sugestãode
tema para próxima seqüência
|
|
OBS. A
mediação do professor é um aspecto necessário. Baseando nos seguintes
questionamentos:
1-Em
que momento da seqüência pode atuar de forma mais pontual?
2-
qual conteúdo pode explorar de forma mais sistemática? E em que momento?
3-
Como posso ampliar as situações de aprendizagem?
4-
Quais as orientações que posso desenvolver durante as atividades?
5-
Quais as perguntas que devo fazer aos alunos? Elas levam a reflexão e a
problematização do conhecimento?
6-
Quais os níveis dos desafios que devo propor?
Flexibilização: criação
de condições didática baseadas na comunicação alternativa, construção de
recursos que atendam a reais necessidades dos alunos deficientes, para promover
a aprendizagem de todos.
Sugestões de atividades para
trabalhar com o nome, no eixo análise lingüística: Apropriação do Sistema de
Escrita Alfabética.
Escrita
coletiva da rotina diária na lousa, questionando os alunos quanto à formação
das palavras, proporcionando a interação de saberes entre os alunos.
Comparação
de nomes quanto: a letra inicial, o número de letras, a quantidade de sílabas;
Listagem
de nomes para observação da variedade de composição silábica, a ordem das
letras.
Criação
de poesia baseando-se em outra poesia: ex.
PORQUE
É QUE EU ME CHAMO ISSO
E
NÃO ME CHAMO AQUILO?
POR
QUE É QUE O JACARÉ
NÃO
SE CHAMA CROCODILO?
PORQUE
É QUE EU ME CHAMO LÚCIA
E
NÃO ME CHAMO MARIA?
POR
QUE É QUE O BALDE
NÃO
SE CHAMABACIA?
Criação
de palavras que rimam com os nomes de um determinado grupo de alunos.
Formação
de nomes com letras móveis ou sílabas, conforme a hipótese dos alunos.
Bingo
de nomes, caça- nomes, cruzadinha.
Jogo
da forca.
Completar
nomes com as vogais ( alunos pré-sílabicos e silábicos).
Adivinhas.
Ex; Adivinhe de quem estou falando.
É moreno, tem cabelos lisos e usa
óculos?
Escrever o nome com ajuda da turma.
|
Listagem
dos nomes de acordo com a quantidade de letras ou sílabas. EX
4 letras
|
6 letras
|
7 letras
|
8 letras
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Escrever
palavras que comecem igual o nome
Encontrar
em uma lista de nomes outros nomes. Palavra dentro de palavra.Ex.FABIANA
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL,
Secretaria de Ensino Fundamental. MEC. PROFA, MÓDULO 3.
CASTANHEIRA,
Maria Lúcia. Alfabetização e letramento em sala de aula. Editora Autentica,Belo
Horizonte, 2009.
CÓCCO,
Maria Fernandes. ALP- Alfabetização. Análise, Linguagem e Pensamento.
PROJETO,
Buriti: História 2º ano Ensino Fundamental, editora Moderna. 2ª edição- São
Paulo, 2011.
Projeto,
Buriti, Língua Portuguesa, 1º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São
Paulo, 2011.
SECRETÁRIA,
de Educação de Açailândia. Seqüência Didática Minha Identidade. 2012
VESENTINI,
J. William. Aprendendo sempre: Geografia, 2º ano do Ensino Fundamental. São
Paulo: Ática, 2008
SEQUENCIA DIDÁTICA IDENTIDADE E CIDADANIA
Clientela:
alunos de 1º, 2º e 3º anos
Josefa
dos Santos Branco
Orientadora
de Estudo do PNAIC
Tomázia
Pereira silva
Coordenadora
do PNAIC
Fevereiro
2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário