PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA
PAUTA: PNAIC NA ESCOLA
ESCOLA
DIA: 13
DE NOVEMBRO
DIRETORA: VICE-DIRETORA:
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
COORDENADORA: TOMAZIA P. SILVA
ORIENTADORA: JOSEFA DOS SANTOS BRANCO
TEMA: A importância da família na construção da
aprendizagem pela criança
JUSTIFICATIVA:
O projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da
presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira
favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o
sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O trabalho com esse tema tem como
propósito promover uma interação significativa com os pais, os professores,
visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de
desenvolvimento de aprendizagens das crianças, para que possam assumir o
compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças.
OBJETIVO:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente
escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e
colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento
da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola
como
solidariedade
humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar
sobre eles
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover a integração entre família e escola,
estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
Ressaltar a importância da afetividade e limites na
escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
CONTEÚDOS
Brincadeiras com os jogos
Leitura do texto: queridos pais
Vídeo a importância do lúdico na
aprendizagem das crianças.
Incentivo as aprendizagens
MATERIAIS:
Jogos,
dvd, texto xerocopiado, bilhete dos alunos, painel, slide, caderno de
assinatura
PÚBLICO ALVO: pais, alunos, professores
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1º MOMENTO: A família na escola
1º etapa: Jogos
Escolher
alguns alunos para recepcionar os pais acolhendo assinatura em um caderno
enfeitado com o tema o “dia do PNAIC na escola” e entregar o boletim do
pai/mãe.
Enquanto
não começa a reunião passar um slide de
fotos com um fundo musical das atividades desenvolvidas na escola.
A
direção inicia dando as boas vindas e apresentando a equipe do PNAIC.
A
equipe se apresenta e depois fala da
pauta da reunião.
Iniciar
o encontro com a dinâmica “Era uma vez
um garotinho chamado amor”
Em
seguida realizar a dinâmica de divisão
de grupos:. Cada professor irá para uma sala com os pais de seus alunos que
irá distribuir os jogos e explicar as regras e o objetivo. Cada grupo deverá
escolher um local para a realização da atividade. Ex. grupo de leitura, jogos
de matemática, tapetinho etc. Cada turma escolher que irá socializar como foi a
experiência.
Em seguida os professores devem observar e
orientar os pais a jogarem. Tempo mínimo
de 30 min.
Obs.
Ao final da atividade deverão recolher, guardar e organizar os jogos.
A
formadora deverá circular pelos grupos observando a atitude dos pais durante a
realização dos jogos.
Após
os 30 min. Convidar as equipe a retomar a sala de reuniões e cada turma
socializar como foi a sua experiências
com essas atividades e para suscitar o debate promover os seguintes
questionamentos:
-
O que vocês sentiram ao realizar os
jogos? Quais dificuldades encontraram? Acharam fácil ou difícil? Deixar as
equipes falarem livremente.
2ª etapa: vídeos/palestras
Passar
o vídeo “Era quarta feira...” e
fazer os comentários do vídeo. Em seguida pedir que abram o papel que foi
entregue para eles no momento da chegada e leia. E agora o que acharam da nota
dada pelo seu filho?
Em seguida realizar a leitura em voz
alta do slide “Querido pais”;
Em seguida
passar o slide “ as crianças aprendem o
que vivenciam”. Após o vídeo questionar: o que vocês observaram nas
imagens? A imagem do pai refletida sobre o filho. Segundo WHITE 1976
- poucos pais compreendem que seus filhos são o que seu exemplo e disciplina os
fizeram, e são responsáveis pelo caráter que eles adquirem. Esse especialista
diz ainda que a educação começa com o bebê, nos braços da mãe. Enquanto a mãe
está moldando e formando o caráter dos filhos, ela os está educando. Os pais
mandam os filhos à escola; e ao fazê-lo pensam que os tem educado. Mas a
educação é uma questão de maior amplitude do que muitos pensam; compreende todo
o processo pelo qual a criança é instruída, desde o berço à infância, da infância
a juventude, e da juventude à maturidade. Logo que uma criança é capaz de
formar uma ideia, deve começar sua educação. A escola vivencia
um momento de muita indisciplina como agressão física, tráfico de drogas,
bulling e os filhos estão cada vez mais egoístas, exigentes, ingratos
incrédulos. Nós pais acabamos delegando responsabilidades a escola ou a
outras pessoas como o irmão mais velho,
uma avó etc. Mas não podemos esquecer que somos nós pai e mae os primeiros
responsáveis pela formação moral e pelo futuro dos filhos. Para isso precisamos
incentivá-los a realização das atividades escolares; estabelecer limites para
tudo como: horário de brincar, estudar, ajudar nos afazeres da casa, de
assistir tv etc.
3º
Etapa: Apresentação dos alunos:
- Chegada
da Menina bonita do laço de fita;
- Poesia;
-Dramatização
da história Menina Bonita do laço de fita;
- Ginástica
rítmica;
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
Solicitar
que defina como foi o encontro de hoje. O que mais gostaram? O que não
gostaram?
REFENCIAS BIBLIOGRÁFICA
EFDeportes.com,
Revista digital. Buenos Aires, Ano 18, nº 189, Febrero de 2014.
http://www.efdeportes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário