quarta-feira, 2 de março de 2016

Pauta dia do PNAIC na escola





PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PAUTA: PNAIC NA ESCOLA
ESCOLA
DIA: 13 DE NOVEMBRO
DIRETORA:               VICE-DIRETORA:
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
COORDENADORA: TOMAZIA P. SILVA
ORIENTADORA: JOSEFA DOS SANTOS BRANCO

TEMA: A importância da família na construção da aprendizagem pela criança
JUSTIFICATIVA:
O projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O trabalho com esse tema tem como propósito promover uma interação significativa com os pais, os professores, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento de aprendizagens das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças.

OBJETIVO:
 Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como
solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;
Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
CONTEÚDOS
Brincadeiras com os jogos
Leitura do texto: queridos pais
Vídeo a importância do lúdico na aprendizagem das crianças.
Incentivo as aprendizagens
MATERIAIS:
Jogos, dvd, texto xerocopiado, bilhete dos alunos, painel, slide, caderno de assinatura
PÚBLICO ALVO: pais, alunos, professores
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1º MOMENTO: A família na escola
1º etapa: Jogos
Escolher alguns alunos para recepcionar os pais acolhendo assinatura em um caderno enfeitado com o tema o “dia do PNAIC na escola” e entregar o boletim do pai/mãe.
Enquanto não começa a reunião passar um slide de fotos com um fundo musical das atividades desenvolvidas na escola.
A direção inicia dando as boas vindas e apresentando a equipe do PNAIC.
A equipe se apresenta e depois fala da  pauta da reunião.
Iniciar o encontro com a dinâmica “Era uma vez um garotinho chamado amor”
Em seguida realizar a dinâmica de divisão de grupos:. Cada professor irá para uma sala com os pais de seus alunos que irá distribuir os jogos e explicar as regras e o objetivo. Cada grupo deverá escolher um local para a realização da atividade. Ex. grupo de leitura, jogos de matemática, tapetinho etc. Cada turma escolher que irá socializar como foi a experiência.
 Em seguida os professores devem observar e orientar os pais a jogarem.  Tempo mínimo de 30 min.
 Obs. Ao final da atividade deverão recolher, guardar e  organizar os jogos.
A formadora deverá circular pelos grupos observando a atitude dos pais durante a realização dos jogos.
Após os 30 min. Convidar as equipe a retomar a sala de reuniões e cada turma socializar como foi a sua  experiências com essas atividades e para suscitar o debate promover os seguintes questionamentos:

- O que vocês sentiram ao realizar os jogos? Quais dificuldades encontraram? Acharam fácil ou difícil? Deixar as equipes falarem livremente.
2ª etapa: vídeos/palestras
Passar o vídeo “Era quarta feira...” e fazer os comentários do vídeo. Em seguida pedir que abram o papel que foi entregue para eles no momento da chegada e leia. E agora o que acharam da nota dada pelo seu filho?
Em seguida realizar a leitura em voz alta do slide “Querido pais”;
Em seguida passar o slide “ as crianças aprendem o que vivenciam”. Após o vídeo questionar: o que vocês observaram nas imagens? A imagem do pai refletida sobre o filho. Segundo WHITE 1976 - poucos pais compreendem que seus filhos são o que seu exemplo e disciplina os fizeram, e são responsáveis pelo caráter que eles adquirem. Esse especialista diz ainda que a educação começa com o bebê, nos braços da mãe. Enquanto a mãe está moldando e formando o caráter dos filhos, ela os está educando. Os pais mandam os filhos à escola; e ao fazê-lo pensam que os tem educado. Mas a educação é uma questão de maior amplitude do que muitos pensam; compreende todo o processo pelo qual a criança é instruída, desde o berço à infância, da infância a juventude, e da juventude à maturidade. Logo que uma criança é capaz de formar uma ideia, deve começar sua educação. A escola vivencia um momento de muita indisciplina como agressão física, tráfico de drogas, bulling e os filhos estão cada vez mais egoístas, exigentes, ingratos incrédulos. Nós pais acabamos delegando responsabilidades a escola ou a outras  pessoas como o irmão mais velho, uma avó etc. Mas não podemos esquecer que somos nós pai e mae os primeiros responsáveis pela formação moral e pelo futuro dos filhos. Para isso precisamos incentivá-los a realização das atividades escolares; estabelecer limites para tudo como: horário de brincar, estudar, ajudar nos afazeres da casa, de assistir tv etc.
 3º Etapa: Apresentação dos alunos:
- Chegada da Menina bonita do laço de fita;
- Poesia;
-Dramatização da história Menina Bonita do laço de fita;
- Ginástica rítmica;
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
Solicitar que defina como foi o encontro de hoje. O que mais gostaram? O que não gostaram?
REFENCIAS BIBLIOGRÁFICA
EFDeportes.com, Revista digital. Buenos Aires, Ano 18, nº 189, Febrero de 2014. http://www.efdeportes.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário