PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUÊNCIA
DIDATICA: Identidade e cidadania
Tema: IDENTIDADE E CIDADANIA
Clientela: Alunos do 1º Ano
Duração:
Disciplinas e Eixos Norteadores
Língua
Portuguesa Eixos: Oralidade, Leitura,
Produção de texto escrito e Análise Linguísticas;
Objetivo geral:
Compreender
a cidadania como participação social e política, assim como exercício de
direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia a dia, atitudes
de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito.
Identificar
o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e
espaços
Objetivos específicos do tema:
Identificar
o que crianças conhecem sobre o conceito de identidade e cidadania.
Reconhecer
que o nome e a família são relevantes para a formação da identidade de cada
indivíduo.
Reconhecer
que todos os indivíduos merecem ter a identidade respeitada.
Reconhecer
que a identidade pessoal está relacionada com a família.
Perceber
diferenças entre as organizações familiares relativas a números de membros.
Conteúdos:
Língua Portuguesa:
Nome
próprio;
Alfabeto;
Ordem
alfabética;
Letras
maiúsculas;
Estrutura
das palavras ( sílabas- número, composição e ordem);
Estratégias
de leitura;
Atenção e
Concentração;
Matemática:
Localização,
movimentação e posição;
Campo
conceitual aditivo: adição e subtração;
Sequência
numérica
Números;
Medidas de
comprimento;
Quadro,
tabelas e gráficos;
História:
Identidade;
Famílias e
suas características;
Direitos,
deveres e valores;
Geografia:
O lugar
que vivo;
Elementos
do espaço;
Ciências:
Higiene
pessoal;
Alimentação.
Arte:
Técnica de
desenho e pintura;
Músicas
infantis;
Movimento;
Leitura de
paisagens.
NDH e Religião:
Cidadania;
Valores; (
solidariedade, respeito, cooperação)
1ª ETAPA: INTRODUÇÃO DO TEMA
Língua Portuguesa.
Eixos: Oralidade e Leitura
Direitos específicos de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula,questionando,sugerindo, argumentando e respeitando
os turnos de fala.
Planejamento:
Como organizar os alunos: alunos
em circulo
Quais os materiais necessários?
Qual a duração? 45
minutos
Procedimentos metodológicos:
A
professora inicia o diálogo com as crianças apresentando a seqüência didática e
o tema que será trabalhado, qual objetivo e quanto tempo irão durar.
QUESTIONAMENTOS:
1-
O que vocês entendem por identidade? E cidadania?
Instigar
os alunos para que eles falem o que sabem sobre o tema.
COMENTÁRIO
DA PROFESSORA: identidade está condicionada à origem genética, ao nome e as
características de cada família. Exemplificar com as crianças diferentes
características (negra, morena, branca e loura)
CIDADANIA: É a
consciência de seus direitos e deveres, respeitando o direito do outro. O meu
direito vai até onde começa o direito do outro. EX. em uma brincadeira o meu
direito condiz com a regra do jogo ou brincadeira.
Apresentação
de um quadro com os direitos e deveres. Explicar que serão trabalhados um por
vez.
Direitos
|
Deveres
|
1-Identidade
|
Gostar do seu nome e de suas características
|
2-A ter uma família
|
Valorizar a família, respeitando a escolha do
nome
|
3-À ter moradia
|
Colaborar com a arrumação da casa
|
4-À educação
|
Respeitar os funcionários,, cuidar da escola e do
patrimônio público
|
5-À alimentação
|
Comer o que tem sem desperdício
|
6-À saúde
|
Escovar os dentes, tomar banho
|
7-Ao lazer
|
Cuidar dos brinquedos e valorizar os que tem
|
8-Ao respeito
|
Respeitar todos os que os rodeiam para ser
respeitado
|
9-Ao esporte
|
Respeitar os colegas e cumprir com as regras
|
10-A proteção
|
Ser obediente
|
11-Cultura
|
Participar de eventos respeitando os outros e
esperar a vezde falar e respeitar a fala do outro
|
12-Liberdade: de falar e de ir e vir
|
Andar sempre pelas calçadas, olhar para os dois
lados na hora de atravessar as ruas
|
Obs: De todos esses direitos será
elencados alguns que consideramos primordial para esse momento: identidade.
Família, Moradia, Educação. Liberdade de ir e vir
2ª ETAPA: TRABALHANDO COM A
IDENTIDADE
Língua
Portuguesa, ArteCiências Naturais, Geografia,História, Matemática eTema transversal
Eixos: Oralidade, Análise Lingüística e
Execução das diferentes linguagens da Arte e da cultura corporal na Educação
Física.
Direitos específicos de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula,questionando,sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Dominar as correspondências entre letras ou grupo
de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras, frase e textos;
Reconhecer na vivência, situações a partir das
informações contidas em tabelas e gráficos;
Reconhecer
que o nome e a família são relevantes para a formação da identidade de cada
indivíduo.
Reconhecer
que todos os indivíduos merecem ter a identidade respeitada.
Conhecer-se
e conhecer o outro na relação com as diferentes expressões da arte e
manifestações da cultura corporal.
Nomear as
partes do corpo humano.
Representar
o corpo utilizando as noções topológicas, a partir do próprio corpo;
Planejamento:
Como organizar os alunos
Quais os materiais necessários? Atividade xerocopiadas, lápis de cor,
tesoura, cola, caderno do aluno;
Qual a duração? Duas
aulas de 45 minutos.
Procedimentos metodológicos:
1º
MOMENTO: escrita do nome no boneco.
1-O
professor organiza a turma em grupos e entrega a cada aluno a ilustração do
contorno do corpo de uma pessoa dividido em três partes. Se possível, o desenho
deverá ser impresso em papel duro.
2-O
professor pede a cada aluno que complete a figura, desenhando e colorindo o
próprio rosto e cabelo, além da roupa e dos sapatos que desejar.
3-Professor
explore as partes do corpo humano, pedindo que nomeiem cada parte .
4-O
professor orienta os alunos a recortar os desenhos nas duas linhas tracejadas.
No verso de cada uma das três partes, as crianças deverão escrever o próprio
nome, em letras maiúsculas e dividindo em sílabas.
4-todas as
partes serão embaralhadas juntas e distribuídas aleatoriamente, de maneira que
cada .
TE-RE-ZA
|
5-Todas as
partes recortadas serão embaralhadas juntas e distribuídas aleatoriamente, de
maneira que cada aluno receba três perças. Em seguida, a criança deve formar
uma figura
humana com
as três partes recebidas: 1ª cabeça e pescoço; 2ª tronco e membros superiores;
3ª – membros inferiores. ATENÇÃO:
cada uma das três partes da figura humana deverá ter sido produzida por um
aluno diferente. Caso alguma criança não tenha peças suficiente para compor uma
figura completa, deve colocar as suas peças no centro do grupo. Por fim, o
grupo deve formar novas figuras, com todas as peças que não tenham sido usadas,
até não sobrar nenhuma. O professor deve estimular as crianças a comentar sobre
as combinações que resultaram da mistura das peças, as cores, explorando o caráter
divertido da atividade.
6-O
professor orienta as crianças a virar o verso das figuras, onde estão anotados
os nomes. Cada grupo deve registrar, em uma folha de papel, o nome das “pessoas
misturados”. Para isso os alunos devem copiar a primeira sílaba de cadanome
escrito nas três peças que compõem cada “pessoa misturada”. O registro deve
observar a seguinte ordem:
1º silaba-
cabeça-pescoço;
2ª silaba-
tronco e membros superiores;
3ª silaba-
membros inferiores;
TE-RE-SA
LU-CAS
PE-DRO
AN-DRÉ
LU-NA-CA
|
TE-PE-MA
|
7-Após o
registro, cada aluno sublinhará, com um lápis de cor diferente, as sílabas do
seu nome que integram os “nomes misturados”.
8-Em
seguida, o professor pede a cada grupo que leia os nomes das figuras, e
aturmadeverá identificar a quem pertence cada sílaba desses nomes.
9-No final
da apresentação, o professor promove uma roda de conversa sobre a atividade:
a-vocês
gostaram da atividade porquê?
b-Os
desenhos dos alunos de cada grupo são parecidos ou diferentes? Porquê?
c- O que
vocês acharam dos nomes de cada grupo são parecidos ou diferentes? Por quê?
d-O que
vocês acharam das figuras humanas
formadas?
e- O que
vocês acharam dos nomes formados? Eles combinam com as figuras? Por quê
f-O que
vocês acharam de ter uma parte de suas figuras e de seus nomes compondo a
figura e o nomes misturados?
Vocês
sabiam que também são formados a partir de “misturas” de características d
família do pai e da mãe? Quem se parece com alguém da família? Que partes do
seu corpo são parecidas com as de algum familiar?
g-Só o corpo
traz marcas da família? Alguém tem um “jeito de ser” parecido com o de algum
familiar?
h-Os nomes
de vocês também trazem marcas da sua família? Por quê?
i-Por que
o nome das pessoas é importante?
ATIVIDADE PARA CASA: o
professor pede a cada aluno que investigue a origem do próprio nome por meio de
uma entrevista com algum familiar. Se for necessário, os alunos devem pedir
ajuda aos familiares para registrar as respostas às questões da entrevista.
ALUNO:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DATA DA ENTREVISTA:
---------------------------------------------------------------------------------------------
NOME DO (A) ENTREVISTADO (A):
------------------------------------------------------------------------------
QUEM ESCOLHEU O MEU NOME?
------------------------------------------------------------------------------
POR QUE EU TENHO ESSE PRENOME?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
POR QUE EU TENHO ESSE SOBRENOME?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUEM REGISTROU O MEU NOME EM UM CARTÓRIO?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
2º MOMENTO: socialização da entrevista.
-Em sala,
o professor deve incentivar a exposição dos trabalhos de entrevista, explorando
a diversidade etnocultural da turma e valorizando o papel da família e do nome
na formação da identidade de cada indivíduo.
3º MOMENTO: trabalhando com certidão de nascimento.
Apresentação
de uma certidão de nascimento de um aluno da turma. Comentar que é o primeiro e
que nele estão contidos todos os dados pessoais.
ATIVIDADE PARA CASA: O
professor providencia uma cópia ampliada da certidão de nascimentoe, com ajuda dos
familiares, identifique as informações ligadas à sua identidade. Para isso, uma
legenda com cores pode ser utilizada, sublinhando-se na cópia do documento as
informações solicitadas.
VERMELHO-O SEU NOME
ROXO- A DATA EM QUE VOCÊ NASCEU
AMARELO- OS NOMES DE SEUS PAIS
AZUL CELESTE- OS NOMES DE SUS PAIS
ALARANJADO-OS NOMES DE SEUS AVÓS
VERDE- O PAIS EM QUE VOCÊ NASCEU
ROSA- O ESTADO EM QUE VOCÊ NASCEU
MARROM- O MUNICÍPIO EM QUE VOCÊ NASCEU
|
4º
MOMENTO: socialização da atividade de casa.
Em sala de
aula, o professor corrige a atividade e estabelece as semelhanças e diferenças
entre a identidade dos alunos. E desejável que se utiliza um mapa político do
Brasil (do estado e do mundo, se necessário), para localizar o lugar de
nascimento das crianças.
3ª ETAPA: ANÁLISE DA PALAVRA IDENTIDADE EM
SÍLABAS;
·
Língua
Portuguesa.
·
Eixo: análise
linguística- apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Direitos específicos de aprendizagens:
·
Reconhecer que
as sílabas variam quanto as suas composições;
·
Dominar as correspondências
entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever
palavras;
·
Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
Planejamento:
·
Como organizar
os alunos e a sala de aula? Em círculo ou enfileirados.
·
Quais os
materiais necessários; lousa, giz, caderno do aluno, lápis;
·
Duração:
aproximadamente duas aulas de 45min
Procedimentos
metodológicos:
·
Escrever a
palavra IDENTIDADE em letras de imprensa maiúscula, na lousa e ler todos juntos
naturalmente, sem pausa de marcação das sílabas;
·
A seguir pedir
que leiam a palavra, acentuando as paradas; I-DEN-TI-DA-DE.
·
Perguntar:
quantas vezes abrimos a boca para falar a palavra? Repetir essa atividade até
que os alunos percebam que a palavra IDENTIDADEtem
cinco partes, pois abrimos a boca cinco vezes para falar identidade;
·
Mostrar aos
alunos que a palavra inteira foi dividida nas cinco partes e que cada parte se
chama sílaba;
IDENTIDADE (TODO)
I-DEN-TI-DA-DE (PARTES
DO TODO)
·
Apresentação das
famílias silábicas formadas com a combinação das vogais, à consoante ou a elas
próprias isoladas;
·
Solicitar a
leitura da palavra IDENTIDADE e de suas partes, I-DEN-TI-DA-DE;
·
Destacar sua
primeira sílaba I-DEN-TI-DA-DE e
apresentar sua família silábica na lousa;
·
Apresentar
sempre a família silábica fora da ordem tradicional das cartilhas, (a, e, i, o
,u), a fim de que os alunos não decorem essa sequencia;
DA_DI_DE_DU_DO
AN-IN-ON-UN-EN
A--I-O-U-E
·
A seguir mostrar
a segunda família silábica
TA_TI_TE_TU_TO
·
Realizar a
leitura coletiva e individual das famílias silábicas da palavra;
·
Pedir que os
alunos copiem no seu caderno a palavra e suas famílias silábicas;
4ª ETAPA: SÍNTESE DAS SÍLABAS DA PALAVRA IDENTIDADE, ( FORMAÇÃO DE PALAVRAS)
Língua Portuguesa.
·
Eixo: análise
linguística- apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Direitos específicos de aprendizagens:
·
Dominar as
correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo
ler e escrever palavras;
·
Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
Planejamento:
·
Como organizar
os alunos e a sala de aula? Em círculo ou enfileirados.
·
Quais os
materiais necessários; lousa, giz, caderno do aluno, lápis;
·
Duração:
aproximadamente duas aulas de 45min
Procedimentos
metodológicos:
·
Rever a etapa
anterior de divisão silábica, escrevendo a palavra na lousa:
IDENTIDADE I-DEN-TI-DA-DE
identidade i-den-ti-da-de
·
Solicitar que todos
leiam lembrando que IDENTIDADE, é uma palavra formada por cinco sílabas e que a
palavra inteira é o todo e as sílabas são as partes do todo;
Atividade 1:
Reconhecimento das sílabas que compõem a palavra IDENTIDADE;
(Escrever na lousa)
- A TERCEIRA SÍLABA
É___________________
-
A PRIMEIRA SÍLABA É____________________
-
A ÚLTIMA SÍLABA É______________________
-
A SEGUNDA SÍLABA É____________________
·
A seguir
escrever na lousa, as sílabas das famílias silábicas da palavra, IDENTIDADE;
AN – IN – EN – UN – ON
DA – DI – DE – DU – DO
TA – TI – TE –
TU – TO
A – I – E – U -
O
·
Faça a leitura
das sílabas com os alunos de variadas formas: horizontal, vertical,
salteadamente;
·
Mostrar aos
alunos de onde vem a palavra: IDENTIDADE;
·
Mostrar como
formar outras palavras; ANDA, INDO...
·
Explicar que não
existe a sílaba DEN, que esta sílaba é formada pela junção do EN mais a
consoante D. Exemplificar que se trocar o D por: P, S, G, T, M;
·
Solicitar que os
alunos encontre outras palavras dentro da palavra IDENTIDADE ((IDADE, DENTI),
·
Solicitar que os
alunos vão a lousa para formarem outras palavra com significado;
·
Palavras
possíveis de serem formadas: TIA, TIO, TUA, TATU, TETO, DADO, DEDO, DIA,
DATA...
·
Outra variação:
distribuir fichas contendo as sílabas da palavra e acrescentar outras para os
alunos em dupla formarem palavras;;
5ª ETAPA: DIREITO A FAMÍLIA
Língua Portuguesa, Matemática, Artes
Eixo:Leitura e Análise Lingüística,
Eixo: Apreciação das diferentes manifestações
das linguagensda arte,
Eixo: Tratamento da informação/
estatística
Direito específico de aprendizagem:
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Dialogar e
formular reflexões e respeito das semelhanças e das diferenças do grupo de
convívio- família.
Formular
questões sobre aspectos familiares que gerem pesquisa e observações para
coletar dados quantitativos e qualitativos
Conhecer,
respeitar e valorizar diferentes expressões da Arte e manifestações da cultura
corporal.
Planejamento:
Como organizar os alunos: alunos
em circulo ou fileiras
Quais os materiais necessários? Texto
´para leitura pela professora, roteiro da entrevista sobre tipos de famílias,
lousa, giz.
Qual a duração? Duas aulas
de 45 minutos.
1º MOMENTO
Procedimentos metodológicos:
Atividade 1: roda de
conversa e sistematização da pesquisa tipos de famílias.
Iniciar a conversa comentando que todos nós temos uma família. Para
vocês o que é uma família? Família é um grupo de pessoas que moram na mesma
casa, que se ajudam e se amam.
Informar que todas as pessoas são
diferentes uma das outras e por isso merece todo respeito, que existem diferentes
tipos de famílias.
Continuar
com a leitura do texto “Minha família” de MONTEIRO, Graziela. Em seguida
promover uma roda de conversa para apresentação das famílias, verificar estes
dados no roteiro da entrevista. Sugestão de quadro para a sistematização:
TIPOS DE FAMÍLIAS
|
QUANTIDADE DE ALUNOS
|
MORAM COM PAI E MÃE
|
|
MORAM COMAVÓS
|
|
MORAM COM MÃE E AVÓS
|
|
MORAM COM PAI E AVÓS
|
|
MORAM COM MÃE E PADRASTO
|
|
MORAM COM PAI E MADRASTA
|
|
MORAM COM TIOS
|
|
Registrar
os dados do quadro, juntamente com os alunos na lousa em um gráfico de coluna
em forma de cartaz para fixar na sala.
2º MOMENTO
Atividade
2: desenho dirigido.
-Cada criança deve representar a própria família por meio de um desenho.
O professor deve orientar os alunos a desenharem uma situação vivida em
família, como a limpeza de casa, a realização de uma festa de família, de uma
refeição cotidiana, de um passeio, etc.
Obs: O professor precisa ficar atento
aos conceitos de família natural e de família ampliada ou extensa, pois a
criança deve ter liberdade para representar os membros da família que julgar
adequados.
Os alunos devem apresentar e explicar os
desenhos para os pequenos grupos de colegas, apotando características de sua
Família justificando a escolha da situação em que foi representada; Depois
fazer uma exposição coletiva dos desenhos no mural da classe.
.Obs: O professor deve aproveitar as
produções e as falas dos alunos para destacar a diversidade das famílias e a
relevância do papel delas na vida de qualquer individuo, sobretudo no que se
refere ao afeto, à segurança, à educação, e aos cuidados que garantem não só a
vida, mas a qualidade dela. Deve valorizar principalmente o respeito à própria
família e à dos demais.
6ª ETAPA: ANÁLISE DA PALAVRA FAMÍLIA
EM SÍLABA (VER TODOS OS PASSOS )
·
Língua
Portuguesa.
·
Eixo: análise
linguística- apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Direitos específicos de aprendizagens:
·
Reconhecer que
as sílabas variam quanto as suas composições;
·
Dominar as
correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler e escrever palavras;
·
Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
Planejamento:
·
Como organizar
os alunos e a sala de aula? Em círculo ou enfileirados.
·
Quais os
materiais necessários; lousa, giz, caderno do aluno, lápis;
·
Duração:
aproximadamente duas aulas de 45min
Atividade 1:
Reconhecimento das sílabas que compõem a palavra FAMÍLIA;
(Escrever na lousa)
- A TERCEIRA SÍLABA
É___________________
-
A PRIMEIRA SÍLABA É____________________
-
A ÚLTIMA SÍLABA É______________________
-
A SEGUNDA SÍLABA É____________________
·
A seguir
escrever na lousa, as sílabas das famílias silábicas da palavra, FAMILIA;
FA – FI – FE –
FU – FO
MA – MI – ME –
MU – MO
LA – LI – LE –
LU – LO
A – I – E – U -
O
·
Faça a leitura
das sílabas com os alunos de variadas formas: horizontal, vertical,
salteadamente;
·
Mostrar aos
alunos de onde vem a palavra: FAMILIA;
·
Mostrar como formar
outras palavras; LIA, MIA ...
·
Solicitar que os
alunos encontrem outras palavras dentro da palavra FAMILIA (FAMA, MILA, FALA),
·
Solicitar que os
alunos vão a lousa para formarem outras palavra com significado;
·
Outra variação:
distribuir fichas contendo as sílabas da palavra e acrescentar outras para os
alunos em dupla formarem palavras;;
7ª ETAPA: DIREITO A MORADIA
Linguagem, Matemática e Historia,Artes,
geografia, Religião
Eixo:Linguagem oral, Análise e reflexão
sobre a língua
Eixo: Criação nas diferentes
linguagens da arte
Eixo:Números e operações
Eixo: sujeitos históricos
Eixo: Lugar
Direito específico de aprendizagem:
Participar
de interações orais emsala de aula,questionando,sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Ler texto do gênero poema com autonomia.
Compreender
texto do gênero poema lido pela professora.
Produzir
texto do gênero lista com autonomia e ou com ajuda de um escriba.
Identificar
números em diferentes funções: indicador de quantidade;
Aprimorar
suas produções nas diferentes linguagens da arte e nas manifestações da cultura
corporal
Dialogar e
formular uma reflexão a respeito das semelhanças e das diferenças identificando
entre os membros de outros grupos de convívio.
Conhecer e
valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: as relações afetivas de
identidade.
Reorganizar
a convivência com o próximo respeitando as diferenças do outro para viver em
comunidade;
Planejamento:
Como organizar os alunos: alunos
em circulo ou fileiras
Quais os materiais necessários? Livro
Ninguém é de ninguém- Regina Otero, Regina Rennó.
Qual a duração?
Procedimentos metodológicos
1º MOMENTO
Iniciar
indagando aos alunos sobre o que elas sabem sobre moradia. Para vocês o que é
uma
moradia? Como
é o lugar onde você mora?
Em seguida
realizar a leitura do texto “A casa de
Vinicius de morais” fazer algumas indagações pertinentes a leitura como:
Como é a rua que você mora? Ela é
grande ou pequena?
Quem são teus vizinhos da direita? E da
esquerda?
Como são teus colegas de vizinhança?
São iguais? Têm apelidos?
Todas as casas tem número?Porquê?
Qual o número da sua casa?
Atv1- Fazer uma produção com o tema:Lugar
onde moro. Obs. O professor pode ser o escriba.
revisão durante
a produção do texto.
2º MOMENTO
Apresentar
em cartaz a música “A casa” de Vinicius de Moraes
A
Casa
Vinicius de Moraes
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
· Roda de conversa – Perguntar às crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram?
Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de Vinícius de Moraes? Conversar
com elas sobre que foi Vinícius de Moraes (Bibliografia), apresentar uma
fotografia do escritor;
Questionar às crianças quanto:
- Qual é o título do poema?
- Quem é o seu autor?
- Sobre o que fala o mesmo?
- A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a gente mora?
Por quê?
- Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?
·
Fazendo arte: dar às crianças uma folha de papel
com apenas dois riscos e pedir para que elas, usando tinta guache e o dedo
(lápis de cor), completem o desenho da casa colocando as partes que faltam nela
de acordo com o poema: teto, chão, paredes, o pinico, o número da casa e o nome
da rua;
- Escreva na lousa o numero: 0 e o nome da rua: RUA DOS BOBOS para as
crianças se apoiarem;
- Questionar o que é o número ZERO = 0? Representa alguma coisa?
- Por que Rua do BOBOS?
Exploração da letra do poema: rimas, quantas palavras em cada estrofe.
3º MOMENTO
·
Construindo coletivamente uma lista de materiais
que usamos para construir uma casa; “Para
construir uma casa eu necessito de alguns materiais”:
- Na medida em que as crianças forem falando os materiais a professora
deverá listá-los na lousa, lê-los com as crianças e depois escrever em cartaz
(ou no quadro) para afixá-lo na classe;
4º MOMENTO: Passeio pela comunidade para que as crianças observem os diferentes
tipos de casa ali existentes – se possível fotografá-las;
Retomando e relembrando o passeio pela comunidade:
Promover uma roda de conversa:
Ao observar as casas durante o passeio o que elas
puderam perceber?
As casas são todas iguais? Por quê?
Todas são feitas com os mesmos materiais?
Será que todas as pessoas vivem em casas? Ou
existem outros tipos de moradias?
Trabalhar com as crianças sobre os diferentes tipos
de moradias: casas, apartamentos, barracos,
palafitas, ocas indígenas, casas de pau a pique, e outras.
Para casa: Com a ajuda do pessoal de casa pesquise em livros e revistas diferentes
tipos de moradias e cole nesta folha.
8ª ETAPA: ANÁLISE DA PALAVRA MORADIA EM SÍLABA (VER TODOS OS PASSOS
).
·
Língua
Portuguesa.
·
Eixo: análise
linguística- apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Direitos específicos de aprendizagens:
·
Reconhecer que as
sílabas variam quanto as suas composições;
·
Dominar as
correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler e escrever palavras;
·
Perceber que as
vogais estão presentes em todas as sílabas;
Planejamento:
·
Como organizar
os alunos e a sala de aula? Em círculo ou enfileirados.
·
Quais os
materiais necessários; lousa, giz, caderno do aluno, lápis;
·
Duração:
aproximadamente duas aulas de 45min
: Reconhecimento das sílabas que
compõem a palavra MORADIA;
(Escrever na lousa)
- A TERCEIRA SÍLABA
É___________________
-
A PRIMEIRA SÍLABA É____________________
-
A ÚLTIMA SÍLABA É______________________
-
A SEGUNDA SÍLABA É____________________
·
A seguir
escrever na lousa, as sílabas das famílias silábicas da palavra, MORADIA;
RA – RI – RE – RU
– RO
MA – MI – ME –
MU – MO
DA – DI – DE –
DU – DO
A – I – E – U -
O
·
Faça a leitura
das sílabas com os alunos de variadas formas: horizontal, vertical,
salteadamente;
·
Mostrar aos
alunos de onde vem a palavra: MORADIA;
·
Mostrar como
formar outras palavras; DIA, MORA...
·
Solicitar que os
alunos encontrem outras palavras dentro da palavra MORADIA (AMORA, DIARIO,
ADORA),
·
Solicitar que os
alunos vão a lousa para formarem outras palavra com significado;
·
Outra variação:
distribuir fichas contendo as sílabas da palavra e acrescentar outras para os
alunos em dupla formarem palavras;;
5ª ETAPA: DIREITO A LIBERDADE: DE
IR E VIR
Geografia
Eixo: Lugar
Direitos específicos de aprendizagem:
Desenvolver a consciência da
segurança no trânsito;
Localizar objetos na rua utilizando as noções topológicas
Localizar objetos na rua utilizando as noções topológicas
Explicitar e /ou representar
informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando
vocabulário pertinentes nas brincadeiras, e nas diversas situações nas quais as
crianças considerarem necessário essa ação por meio de croquis, e maquetes.
Conhecer os pontos de referencia no
trajeto residência/escola
Quais os materiais necessários? Lousa,
lápis de cor.
Qual a duração?
Procedimentos metodológicos:
1º MOMENTO
Iniciar
perguntando as crianças :
-o que
significa o direito de ir e vir?
-o que
devemos fazer ao atravessar a rua? (ouvir com atenção as respostas dos alunos).
Registrar na lousa a fala dos alunos.
Ler o que os
alunos relataram e conversar a respeito da Liberdade de ir e vir que é
considerada um direito fundamental de qualquer ser humano. No caso da criança,
o direito de ir e vir livremente é um
dos que encontra maiores limitações, pois sua própria condição impõe-lhe a
necessidade de constante acompanhamento e proteção, principalmente no trânsito,
nas ruas devemos ter muita atenção ao
atravessar a rua olhando as cores dos sinais, olhando para os lados, ver se não
tem nenhum carro , moto etc.
- Produção de um texto trocando as
palavras por desenhos com base nas falas dos alunos.
2º MOMENTO
2º MOMENTO
Iniciar
com um cartaz da Música: Se esta rua
fosse minha e cantar com as crianças.
Em seguida
fazer algumas indagações sobre a rua em que mora, se o trânsito é muito
movimentado, se tem alguma sinalização, lombada ou faixa de pedestre.
Explorar
uma estrofe por vez, utilizando o cartaz: palavras se repetem na estrofe,
quantidade de palavras por estofe, se tem algumas palavras que rimam entre si.
3º MOMENTO: ANÁLISE DA PALAVRA LIBERDADE EM SÍLABA (VER TODOS OS
PASSOS )
ANÁLISE DA
PALAVRA LIBERDADE EM SÍLABA (VER
TODOS OS PASSOS ).
: Reconhecimento das sílabas que
compõem a palavra LIBERDADE;
(Escrever na lousa)
- A TERCEIRA SÍLABA
É___________________
-
A PRIMEIRA SÍLABA É____________________
-
A ÚLTIMA SÍLABA É______________________
-
A SEGUNDA SÍLABA É____________________
·
A seguir
escrever na lousa, as sílabas das famílias silábicas da palavra, LIBERDADE;
LA – LI – LE – LU
– LO
BA – BI – BE –
BU - BO
AR – IR – ER –
UR – OR
DA – DI – DE –
DU – DO
A – I – E – U -
O
·
Faça a leitura
das sílabas com os alunos de variadas formas: horizontal, vertical,
salteadamente;
·
Mostrar aos
alunos de onde vem a palavra: LIBERDADE;
·
Mostrar como
formar outras palavras; IDADE, BALÉ...
·
Solicitar que os
alunos encontrem outras palavras dentro da palavra LIBERDADE (DIA, BULE),
·
Solicitar que os
alunos vão a lousa para formarem outras palavra com significado;
·
Outra variação:
distribuir fichas contendo as sílabas da palavra e acrescentar outras para os
alunos em dupla formarem palavras;
6ª ETAPA : Direito a conservação do
patrimônio público
Língua
Portuguesa, História e Matemática
Eixos:Oralidade,Sujeitos Históricos e
Tratamento da informação/ estatística.
Direito específico de aprendizagem:
Respeito
ao patrimônio público e aos bens alheios
Construir
noções relativas aos deveres da criança em ambientes públicos.
Coletar e
organizar dados em gráfico de barra.
Planejamento: Como
organizar os alunos: em círculo
Quais os materiais necessários? Caderno
do aluno, quadro, giz, roteiro respondido.
Qual a duração?45
minutos
Procedimentos metodológicos:
Iniciar em roda de conversa indagando
as crianças:
O que seria Patrimônio Público? Enquanto as crianças falam
registrar na lousa o bens considerados públicos
O professor comenta quepor ser
Público, não significa dizer que não devemos ter os cuidados necessários, e que
todos os cidadãos pagam impostos para que ocorra a construção e mantimento da
escola;
Quais as ações corretas para
conservação do Patrimônio Público escolar;
Quais as ações negativas que
proporcionam a escola um péssimo estado de ambiente;
Após os questionamentos o professor
deverá convidar as crianças para fazerem uma pesquisa para coletar
o levantamento dos bens da escola que estão conservado e quais não estão
preenchendo o quadro abaixo
QUANTIDADE DE BENS
PÚBLICOS NA SALA DO 1º ANO
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BENS
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QUANT.
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CONSERVADO
|
NÃO CONSERVADO
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Após a coleta de informação
apresentar os dados em gráficos de barras;
Em seguida interpretar os dados
questionando: tem mais bem conservado ou danificado?
7ª ETAPA: AVALIAÇÃO
O que eu
aprendi?
|
|
O que
mais gostei na seqüência?
|
|
O que
não gostei?
|
|
Que
dificuldade encontrei?
|
|
Sugestão de
tema para próxima seqüência
|
|
Avaliação
diagnósticas: selecionar objetos trabalhados de um determinado campo semântico
e elaborar um auto-ditado e a escrita de uma frase para os 1º anos.
BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS,
Helen Guimarães. A história e a formação para a cidadania nos anos iniciais do
Ensino Fundamental- 1. Ed – São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.
CÓCCO,
Maria Fernandes. ALP- Alfabetização. Análise, Linguagem e Pensamento.
CAMPOS,
Guimarães Helena. A História e a Formação para a cidadania nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. 1ª ed. São Ed. Saraiva, São Paulo, 2012
Projeto,
Buriti, Língua Portuguesa, 1º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São
Paulo, 2011.
Orientações
para o professor;
OBS. A mediação do professor é um aspecto necessário. Baseando
nos seguintes questionamentos:
1-Em que momento da seqüência pode atuar de forma mais
pontual?
2- qual conteúdo pode explorar de forma mais sistemática?
E em que momento?
3- Como posso ampliar as situações de aprendizagem?
4- Quais as orientações que posso desenvolver durante as
atividades?
5- Quais as perguntas que devo fazer aos alunos? Elas
levam a reflexão e a problematização do conhecimento?
6- Quais os níveis dos desafios que devo propor?
Flexibilização:
criação de condições didática baseadas
na comunicação alternativa, construção de recursos que atendam a reais
necessidades dos alunos deficientes, para promover a aprendizagem de todos.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA- IDENTIDADE E CIDADANIA
Clientela:
alunos de 1º ano
Josefa
dos Santos Branco
Orientadora
de Estudo do PNAIC
Tomázia
Pereira
Coordenadora
do PNAIC
Fevereiro
2015
Proposta de atividades
3ª ETAPA: DIREITO A FAMÍLIA – segundo
momento
4ª ETAPA: DIREITO A MORADIA –
primeiro momento
4ª ETAPA: DIREITO A MORADIA – para
casa.
4ª ETAPA: DIREITO A MORADIA
Sugestões de atividades para trabalhar com o
nome, no eixo análise lingüística: Apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética.
Escrita
coletiva da rotina diária na lousa, questionando os alunos quanto à formação
das palavras, proporcionando a interação de saberes entre os alunos.
Comparação
de nomes quanto: a letra inicial, o número de letras, a quantidade de sílabas;
Listagem
de nomes para observação da variedade de composição silábica, a ordem das
letras.
Criação de
palavras que rimam com os nomes de um determinado grupo de alunos.
Formação
de nomes com letras móveis ou sílabas, conforme a hipótese dos alunos.
Completar
nomes com as vogais ( alunos pré-sílabicos e silábicos).
Escrever
palavras que comecem igual o nome.
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