Sequencia
didática identidade
Público
alvo: alunos do 1º ano
Periodo:
março 2018
Àreas
do conhecimento:
LÍNGUA
PORTUGUESA: Leitura, Oralidade, Produção de texto escrito, Análise linguística.
Campos
de atuação:
CAMPO DA
VIDA COTIDIANA: Campo de atuação
relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades
vivenciadas cotidianamente por crianças no espaça doméstico e familiar, escolar,
cultural .Gêneros: listas, bilhete, avisos.
CAMPO DA
VIDA PÚBLICA: Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura
e escrita, especialmente de textos das esfera jornalística, publicitaria,
politica, judiciária, e reivindicatória, contemplando temas que impactam a
cidadania e o exercícios de direitos. Gênero: noticias.
CAMPO DAS
PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA- Campo relativo à participação em situação de
leitur/escrita que possibilitaem conhecer os textos expositivos e argumentativos,
a linguagem e a práticas relacionadas ao estudo, à pesquisa, à divulgação
cientifica, favorecendo a aprendizagem dentro e fora da escola. Gênero:
entrevistas, quadros, tabelas, gráficos.
CAMPO
ARTISTICO-LITERÁRIO: Campo de atuação relativo à participação em situação de
leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos
da diversidade cultural e linguística, que favorecem experiências estáticas.
Gênero: canção e poemas.
Habilidades:
Ler e compreender com ajuda da professora
textos do gênero informativo: noticias atuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto;
Ler compreender com ajuda professora,, regras
e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar;
EF12LPO4)Ler e compreender em colaboração com
os colegas e ajuda da professora: listas, adivinhas, cartazes, poemas, letra de
música infantil; considerando a comunicação comunicativa, o tema/assunto do
texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade;
( EF01LP17)Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e
com ajuda da professora, listas, bilhetes, convites, considerando a situação
comunicativa o tema/assunto/finalidade;
(EF12LP06) Planejar e produzir, em
colaboração com os colegas e com ajuda da professora, recados, avisos,
convites, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais,
em áudios ou vídeos, considerando a situação comunicativa e a finalidade do
texto;
( EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e
escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página;
(EF12LP01) ler palavras novas com
precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler
globalmente, por memorização;
( EF01LP04) Distinguir as letras do
alfabeto de outros sinais gráficos;
(EF01LP09) Comparar palavras
identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas, iniciais,
mediais e finais;
(EF01LP10) Nomear as letras do
alfabeto e recitá-lo na ordem das letras;
MATEMATICA:
unidade temática. Grandezas e medidas. Números, Probabilidade e estatística.
Habilidade:
( EF01MA15) Comparar comprimentos,
capacidades ou massa, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais
comprido, mais curto, mais pesado, mais leve;
( EF01MA21) ler dados expressos em
tabelas e em gráficos de colunas simples;
CIÊNCIA:
unidade temática. Vida e evolução.
Habilidades:
( EF01CI02) Localizar, nomear e
representar graficamente ( por meio de desenho) partes do corpo humano e
explicar suas funções;
HISTÓRIA:
Unidade temática: Mundo pessoal: meu
lugar no mundo.
Habilidade: ( EF01HI01) Identificar
aspectos de seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou
de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade;
GEOGRAFIA:
Unidade temática: O sujeito e seu
lugar no mundo.
Habilidade: ( EF01GE01) Descrever
características observadas de seus lugares de vivencia, moradia;
ENSINO RELIGIOSO:
Unidade temática: Identidade e
alteridades.
Habilidade: (EF01ER01) Identificar e
acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós;
( EF01ER02) Reconhecer que o seu nome
e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam;
ARTE:
Unidade temática: Artes visuais:
Habilidades:
( EF15AR04) Experimentar diferente
formas de expressão artística ( desenho, pintura, dobradura, modelagem),
fazendo uso sustentável de materiais;
( EF15AR06) Dialogar sobre a sua
criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais;
EDUCAÇAÕ FISICA:
Unidade temática: Brincadeiras e
jogos.
Habilidades:
( EF12EF01) Experimentar, fruir e
recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no
contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças
individuais de desempenho dos colegas;
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Língua
Portuguesa:
Decodificação;
Construção do sistema alfabético/convenções
da escrita;
Conhecimento do alfabeto;
Compreensão leitora;
Escrita compartilhada;
Produção de texto oral;
Matemática:
Medidas de comprimento, massa;
Coleta e organização de informação;
Ciências:
Corpo humano e Respeito a diversidade.
História:
As fases da vida e a ideia de
temporalidade( passado, presente, futuro).
Geografia: O modo de vida das crianças em diferentes
lugares.
Ensino religioso: o eu, o outro e o nós.
Arte:
Processo de criação.
Educação física: brincadeiras e jogos da cultura popular.
Orientação para a professora:
Realizar diariamente uma leitura
deleite no inicio da aula. Selecionar com antecedência o livro. Este pode ter
alguma relação com o conteúdo daquele dia.
Atividade com o alfabeto: duas vezes
por semana escrever o alfabeto na lousa chamando atenção das crianças para o
traçado das letras.
Na atividade motivacional será
trabalhada uma adivinha diariamente. Após a leitura deleite, realizar a leitura
da adivinha de A a Z, uma por dia.
Estimular as crianças para que elas descubram a resposta. Escrever a palavra
(resposta) na lousa e fazer uma análise, separar as sílabas, pintar as vogais e
relacionar a inicial da palavra com nomes dos alunos, se tiver. Solicitar que
as crianças falem três ou quatro palavras que iniciam igual a resposta da
adivinha. Se a maioria dos alunos estiver com hipótese silábica, realizar a
analise da palavra conforme orientações da Onaide.
Nas aulas de Educação Física (
recreação) serão utilizadas brincadeiras e jogos diferenciados.
1ª
semana:
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais:
Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, vídeo- Nome da gente.
Procedimentos metodológicos:
1º DIA:
Leitura deleite: Marcelo marmelo martelo em data show ou computador.
Atividade de oralidade:
Apresentação da sequencia (roda de conversa).
Conversar com as crianças: Todas as coisas tem
nome? E nós, temos nomes? Os nomes das pessoas podem ser iguais? O que é que as
pessoas têm no nome que é diferente das outras coisas? Quando as pessoas têm
nomes iguais o que é que faz a diferença?
COMENTAR: Assim como
as coisas tem nomes, nós também temos um nome pelo qual somos chamados pelas
pessoas: professora, colegas, pais, amigos... Discutir sobre a importância do
nome (serve para nos identificar, identificar nossas coisas, etc.);
Na rodinha
questionar: Se a criança gosta do nome e por quê? Comentar
sobre a questão do preconceito que não deve existir em relação a nenhum nome.
Neste dia os
alunos assistiram o vídeo “NOME DA GENTE” .
Atividade de leitura e escrita:
Distribuir uma atividade impressa
contendo o alfabeto para as crianças pintarem as letras que compões seu nome.
2º DIA:
Atividade de leitura e escrita:
Ler o poema “Gente tem sobrenome” as duas primeiras
estrofes em voz alta para as crianças em cartaz ou escrito na lousa.
Realizar uma leitura oral coletiva com todas as crianças juntas;
Questionar: Qual é o nome do poema? Fala sobre o que?
Trabalhar só com a 1ª e 2ª estrofe – explicar o que é uma estrofe;
Fazer uma nova leitura oral coletiva com as crianças só das estrofes
abaixo:
Questionar: Estas estrofes estão afirmando o que?
Qual é o nome das coisas que aparece na primeira estrofe?
E na segunda? Solicitar que as crianças circulem os nomes das coisas no
cartaz.
Listar na lousa os nomes das coisas do poema que as crianças forem
ditando, e fazer a leitura oral coletiva com elas;
3º DIA:
Atividade de análise:
Retomar o cartaz,
ler coletivamente as palavras destacadas. Escrevê-las na lousa para contagem de
silabas e pintar as vogais. Distribuir uma atividade com um quadro conforme
exemplo:
NOME
|
SÍLABAS
|
LETRAS
|
|
|
|
Neste
dia será enviada para casa, para os alunos
entrevistar a família e descobrir os dados de seu nascimento e como eram
quando bebês.
Para
adicionar a atividade será produzido um bilhete coletivo, pedindo a mamãe ou
responsável que o ajude com a tarefa. Este será copiado na lousa. Distribuir
1/4 de folha para as crianças copiarem o bilhete. Grampeá-lo na atividade.
4º
DIA:
Socialização da atividade de casa. Em roda de
conversa a professora ler o resultado da entrevista.
Atividade
de escrita e matemática:
Os
alunos irão falar suas idades e a data de aniversário, depois vão escrever seu
nome e desenhar as velinhas indicando a quantidade e o numeral que representa
os anos de vida, também vão escrever o nome da professora.
5º DIA:
Atividade
de desenho dirigido e leitura:
Distribuir
um quadro para as crianças em que irão ler as palavras e desenhar conforme indicação.
EU BEBÊ
|
EU NA PRÉ-ESCOLA
|
EU HOJE
|
|
|
|
2ª semana:
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais:
Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, EVA, caixa de fosforo,
copia de registro de nascimento.
6º DIA:
Procedimentos metodológicos:
Atividade
de matemática:
Roda
de conversa sobre a importância do Registro de Nascimento.
Escrever a frase na lousa. TODA CRIANÇA TEM DIREITO A TER UM NOME E SER
CIDADÃO. Explicar que para ser reconhecido nacionalmente é preciso ter o
registro de nascimento. Imprimir um registro de um dos alunos em tamanho grande
para destacar os números e pinta-los. Se
for possível xerocar uma copia do registro de cada criança para eles pintarem
os números no próprio
7º DIA:
Atividade de oralidade e escrita:
Mostra o vídeo “Identidade” ,em seguida falar para os alunos que
somos diferentes e temos que ser identificados com números diferentes para que
não ocorram conflitos, então temos um documento que conhecemos por identidade e
cada uma tem um número que é o RG. Os alunos irão desenhar a foto, carimbar a
digital, criar uma assinatura, vão inventar um número grande e escrever o nome
completo.
8º DIA:
Neste
dia os alunos irão medir o comprimento de seu corpo, pesar sua massa corpórea e
pesquisar o número de seu sapato, depois vão montar uma tabela em um cartaz que
ficará exposto os dados dos alunos. . Os
alunos colocarão os seus dados e marcarão com um x a medida mais próxima da sua
altura.
9º DIA:
Atividade
com o alfabeto:
Escrever
no chão da sala as letras do alfabeto, entregar um pedaço de EVA colorida para
cada criança, e cada um irão colocar o EVA
na letra que inicia o seu nome, depois analisar quantas letras do
alfabeto foram usadas, quais não foram usadas, qual letra que ficou com mais
EVA e qual não ficou com nenhuma, depois os alunos irão registrar os dados na
atividade.
10º DIA:
Atividade
de oralidade e desenho dirigido:
Em
uma roda de conversa pedir para os
alunos desenhar o que eles mais gostam de
Fazer
durante o dia.
MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
|
|
|
|
No
momento da socialização desenhar uma tabela na lousa e registrar as principais
preferencias das crianças.
Construir
um gráfico com as preferencias das crianças, utilizando caixinha de fosforo ou
pedaços de EVA.
Tarefa para
casa os alunos irão preencher dados
de suas preferências emocionais
sendo auxiliados pelos pais.
Para
adicionar a atividade será produzido um bilhete coletivo, pedindo a mamãe ou
responsável que o ajude com a tarefa. Este será copiado na lousa. Distribuir
1/4 de folha para as crianças copiarem o bilhete. Grampeá-lo na atividade.
3ª semana
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais:
Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, video,
Procedimentos metodológicos:
11º DIA
Escrever
em cartaz Vida de criança, ler o texto juntamente com os alunos circular o que
as crianças fazem depois pedir para recortar figuras de crianças fazendo alguma atividade e colar no cartaz,
mostrando as diferenças pessoais das crianças e as atividades desenvolvidas por
elas. ( pesquisar figuras com antecedência).
12º DIA:
Produção
de texto coletivo:
Em
uma roda de conversa explicar que irão produzir um texto como são os aluno da
turma: características pessoais, quantidade de meninas e meninos e o que mais
gostam de fazer.
13º DIA:
Atividade de oralidade e desenho.
Inicialmente
os alunos irão ouvir e depois cantar a
música “Corpo Humano” da Angélica, em seguida levá-los diante do espelho para
observarem como é o corpo, perceberem como é dentro dos olhos, o tamanho do
cabelo, o pescoço, pernas e braços. Cantar a música corpinho e depois que ler o
poema pedir para eles desenharem o que viram no espelho.
14º
DIA:
Com
o texto corpo humano em cartaz ou escrito na lousa, pedir que as crianças
circulem os órgãos e partes do corpo. Distribuir a primeira estrofe para as
crianças completar com as figuras relacionando com as funções dos órgãos. (
texto lacunado com banco de figuras).
15º
DIA:
Atividade
de Ensino Religioso.
Roda
de conversa sobre a importância de
termos amigos e respeitá-los. Em seguida
Realizar um trabalho de lateralidade cantando a música
“Pai Abraão” e “Movimentar” os alunos irão carimbar a mão direita e o pé
esquerdo na folha, com o titulo minhas digitais.
4ª semana:
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais:
Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, vídeo, figuras de famílias,
massinha de modelar.,
Procedimentos metodológicos:
16º
DIA:
Atividade
de leitura e análise:
Iniciar
a aula com a brincadeira de roda “A canoa virou”, em seguida passar o vídeo da
música a canoa virou, em seguida entrega
uma canoa recortada e o quebra cabeça do nome para o aluno montar o nome na
canoinha, com esse material montar um
cartaz.
Distribuir o texto a canoa virou lacunado para as crianças completarem com nomes.
17º DIA:
Atividade de leitura e escrita:
Atividade
de leitura:
Realizar
uma roda de conversa, explicando que a rima é feita pelo final das palavras, escrever
alguns nomes de alunos na lousa e pedir que falem palavras que rimem. Depois
distribuir o texto” RIMANDO” ler o texto e circular as rimas. Em seguida Irão retirar do texto uma palavras que rime com a palavra em
destaque.
18º DIA:
Passar
o vídeo da música Se eu fosse um peixinho , escrever o texto na lousa para
contar as palavras e em seguida realizar a atividade, completando com os nomes
de todos os alunos, conforme inicial.
19º DIA:
Construção
de gráfico coletivo:
Distribuir uma cartela com figuras de brincadeiras para as
crianças pintar e cada uma
escolherá um desenho para montar o gráfico em um painel sobre as brincadeiras
preferidas,
( papel pardo) as demais figuras serão coladas no caderno de classe e
escreverão o nome das brincadeiras, usando primeiramente o alfabeto móvel e
depois registrando no caderno.
20º DIA:
Atividade
de escrita: ( acrostico)
Utilizando
as letras da palavra IDENTIDADE, iremos juntos escrever uma palavras para cada
letra e fazer um desenho.
Para
casa orientar as crianças pedirem a família para lhe mostrar registros ( fotos)
de quando eram menores.
5ª semana:
Planejamento:
Organização
dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais:
Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, vídeo, figuras de
famílias, massinha de modelar.,
Procedimentos metodológicos
21º DIA:
Atividade
de oralidade e desenho dirigido:
Roda
de conversa sobre a família e suas diferentes
estruturas. Em seguida desenhar e depois registrar seus desejos. Depois montar
com massinha de modelar a sua família.
Para
casa solicitar que as crianças tragam figuras de famílias para a atividade do
dia seguinte.
Para
adicionar a atividade será produzido um bilhete coletivo, pedindo a mamãe ou
responsável que o ajude com a tarefa. Este será copiado na lousa. Distribuir
1/4 de folha para as crianças copiarem o bilhete. Grampeá-lo na atividade.
22º DIA:
Atividade
de História;
Procurar
com antecedência figuras de diferentes
estrutura familiar e levar para juntar com as figuras das crianças. Montar um
cartaz com as figuras com o titulo: diferentes estruturas familiar.
23º
DIA
Atividade de leitura:
Apresentar
um cartaz com o texto A casa de Vinicius de Morais. Realizar uma leitura
coletiva, cantar várias vezes com as crianças. Circular as palavras que rimam.
Entregar o texto para as crianças pintarem as palavras que rimam e um espaço
para desenharem sua casa.
24º DIA:
Atividade de oralidade e produção oral
com destino escrito:
Em
uma roda de conversa as crianças irão relatar como é sua casa, fica perto de
que. A professora registra como são as casas das crianças. Em seguida socializa
com todos e explica que irão relatar como é o lugar que a maioria moram. O
texto deverá ter o titulo; O lugar onde vivo.
25º DIA:
Atividade com dobradura:
Distribuir
o molde de uma casa para as crianças pintar, dobrar e depois montar uma rua
fixada em isopor. Numerar as casas.
Avaliação:
Em uma roda de conversa pedir que as
crianças relatem o que aprenderam com a
sequencia. Se gostaram. Registrar as
falas para certificar se ouve aprendizagem.
Realizar uma atividade de auto ditado
para certificar o avanço nas hipótese de escrita das crianças.
REFERENCIAS:
BRASI: BASE Nacional Comum Curricular (BNCC 2017 Brasília.
MENDONÇA,
Onaide Schwartz. Alfabetização: método socilínguistico: consciência social,
silábica e alfabética em Paulo Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio
Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
PRÓ-LETRAMENTO.
Programa de formação de professores dos
anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria da Educação Básica- Brasília,
2008.
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