sábado, 26 de maio de 2018





                                                               Sequencia didática identidade
Público alvo: alunos do 1º ano
Periodo: março 2018

Àreas do conhecimento:
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, Oralidade, Produção de texto escrito, Análise linguística.

Campos de atuação:
CAMPO DA VIDA COTIDIANA:  Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças  no espaça doméstico e familiar, escolar, cultural .Gêneros: listas, bilhete, avisos.
CAMPO DA VIDA PÚBLICA: Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos das esfera jornalística, publicitaria, politica, judiciária, e reivindicatória, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercícios de direitos. Gênero: noticias.
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA- Campo relativo à participação em situação de leitur/escrita que possibilitaem conhecer os textos expositivos e argumentativos, a linguagem e a práticas relacionadas ao estudo, à pesquisa, à divulgação cientifica, favorecendo a aprendizagem dentro e fora da escola. Gênero: entrevistas, quadros, tabelas, gráficos.
CAMPO ARTISTICO-LITERÁRIO: Campo de atuação relativo à participação em situação de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favorecem experiências estáticas. Gênero: canção e poemas.
Habilidades:
Ler e compreender com ajuda da professora textos do gênero informativo: noticias atuais, considerando  a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
Ler compreender com ajuda professora,, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar;
EF12LPO4)Ler e compreender em colaboração com os colegas e ajuda da professora: listas, adivinhas, cartazes, poemas, letra de música infantil; considerando a comunicação comunicativa, o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade;
( EF01LP17)Planejar  e produzir, em colaboração com os colegas e com ajuda da professora, listas, bilhetes, convites, considerando a situação comunicativa o tema/assunto/finalidade;
(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com ajuda da professora, recados, avisos, convites, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudios ou vídeos, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto;
 ( EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página;
(EF12LP01) ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização;
( EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos;
(EF01LP09) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas, iniciais, mediais e finais;
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras;
MATEMATICA: unidade temática. Grandezas e medidas. Números, Probabilidade e estatística.
Habilidade:
( EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massa, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais pesado, mais leve;
( EF01MA21) ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples;
CIÊNCIA: unidade temática. Vida e evolução.
Habilidades:
( EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente ( por meio de desenho) partes do corpo humano e explicar suas funções;
HISTÓRIA:
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo.
Habilidade: ( EF01HI01) Identificar aspectos de seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade;
GEOGRAFIA:
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Habilidade: ( EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivencia, moradia;
ENSINO RELIGIOSO:
Unidade temática: Identidade e alteridades.
Habilidade: (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós;
( EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam;
ARTE:
Unidade temática: Artes visuais:
Habilidades:
( EF15AR04) Experimentar diferente formas de expressão artística ( desenho, pintura, dobradura, modelagem), fazendo uso sustentável de materiais;
( EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais;
EDUCAÇAÕ FISICA:
Unidade temática: Brincadeiras e jogos.
Habilidades:
( EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas;
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Língua  Portuguesa:
Decodificação;
Construção do sistema alfabético/convenções da escrita;
Conhecimento do alfabeto;
Compreensão leitora;
Escrita compartilhada;
Produção de texto oral;
Matemática:
Medidas de comprimento, massa;
Coleta e organização de informação;
Ciências: Corpo humano e Respeito a diversidade.
História:   As fases da vida e a ideia de temporalidade( passado, presente, futuro).
Geografia:  O modo de vida das crianças em diferentes lugares.
Ensino religioso: o eu, o outro e o nós.
Arte:  Processo de criação.
Educação física: brincadeiras e jogos da cultura popular.
Orientação para a professora:
Realizar diariamente uma leitura deleite no inicio da aula. Selecionar com antecedência o livro. Este pode ter alguma relação com o conteúdo daquele dia.
Atividade com o alfabeto: duas vezes por semana escrever o alfabeto na lousa chamando atenção das crianças para o traçado das letras.
Na atividade motivacional será trabalhada uma adivinha diariamente. Após a leitura deleite, realizar a leitura da adivinha de A a Z,  uma por dia. Estimular as crianças para que elas descubram a resposta. Escrever a palavra (resposta) na lousa e fazer uma análise, separar as sílabas, pintar as vogais e relacionar a inicial da palavra com nomes dos alunos, se tiver. Solicitar que as crianças falem três ou quatro palavras que iniciam igual a resposta da adivinha. Se a maioria dos alunos estiver com hipótese silábica, realizar a analise da palavra conforme orientações da Onaide.
Nas aulas de Educação Física ( recreação) serão utilizadas brincadeiras e jogos diferenciados.
1ª semana:
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais: Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, vídeo- Nome da gente.
Procedimentos metodológicos:
1º DIA:
Leitura deleite: Marcelo  marmelo martelo em data show ou computador.
Atividade de oralidade: Apresentação da sequencia (roda de conversa).
Conversar com as crianças: Todas as coisas tem nome? E nós, temos nomes? Os nomes das pessoas podem ser iguais? O que é que as pessoas têm no nome que é diferente das outras coisas? Quando as pessoas têm nomes iguais o que é que faz a diferença?
         COMENTAR: Assim como as coisas tem nomes, nós também temos um nome pelo qual somos chamados pelas pessoas: professora, colegas, pais, amigos... Discutir sobre a importância do nome (serve para nos identificar, identificar nossas coisas, etc.);
        Na rodinha questionar: Se a criança gosta do nome e por quê? Comentar sobre a questão do preconceito que não deve existir em relação a nenhum nome.

   Neste dia os alunos assistiram o vídeo “NOME DA GENTE” .
Atividade de leitura e escrita:
       Distribuir uma atividade impressa contendo o alfabeto para as crianças pintarem as letras que compões seu nome.
     
       2º DIA:

Atividade de leitura e escrita:
 Ler o poema  “Gente tem sobrenome” as duas primeiras estrofes em voz alta para as crianças em cartaz ou escrito na lousa.
        Realizar uma leitura oral coletiva com todas as crianças juntas;
        Questionar: Qual é o nome do poema? Fala sobre o que?
        Trabalhar só com a 1ª e 2ª estrofe – explicar o que é uma estrofe;
        Fazer uma nova leitura oral coletiva com as crianças só das estrofes abaixo:


         Questionar: Estas estrofes estão afirmando o que?
        Qual é o nome das coisas que aparece na primeira estrofe?
         E na segunda? Solicitar que as crianças circulem os nomes das coisas no cartaz.
        Listar na lousa os nomes das coisas do poema que as crianças forem ditando, e fazer a leitura oral coletiva com elas;

   3º DIA:

Atividade de análise:
Retomar o cartaz, ler coletivamente as palavras destacadas. Escrevê-las na lousa para contagem de silabas e pintar as vogais. Distribuir uma atividade com um quadro conforme exemplo:
NOME
SÍLABAS
LETRAS




Neste dia será enviada para casa, para os alunos  entrevistar a família e descobrir os dados de seu nascimento e como eram quando bebês.
Para adicionar a atividade será produzido um bilhete coletivo, pedindo a mamãe ou responsável que o ajude com a tarefa. Este será copiado na lousa. Distribuir 1/4 de folha para as crianças copiarem o bilhete. Grampeá-lo na atividade.

4º DIA:
Socialização da atividade de casa. Em roda de conversa a professora ler o resultado da entrevista.

Atividade de escrita e matemática:
Os alunos irão falar suas idades e a data de aniversário, depois vão escrever seu nome e desenhar as velinhas indicando a quantidade e o numeral que representa os anos de vida, também vão escrever o nome da professora.

5º DIA:
Atividade de desenho dirigido e leitura:
Distribuir um quadro para as crianças em que irão ler as palavras e  desenhar conforme indicação.
EU BEBÊ
EU NA PRÉ-ESCOLA
EU HOJE






2ª semana:

Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais: Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, EVA, caixa de fosforo, copia de registro de nascimento.
6º DIA:
Procedimentos metodológicos:
Atividade de matemática:
Roda de conversa  sobre  a importância do Registro de Nascimento. Escrever a frase na lousa. TODA CRIANÇA TEM DIREITO A TER UM NOME E SER CIDADÃO. Explicar que para ser reconhecido nacionalmente é preciso ter o registro de nascimento. Imprimir um registro de um dos alunos em tamanho grande para destacar os números  e pinta-los. Se for possível xerocar uma copia do registro de cada criança para eles pintarem os números no próprio
7º DIA:
Atividade de oralidade e escrita:
Mostra o vídeo “Identidade” ,em seguida falar para os alunos que somos diferentes e temos que ser identificados com números diferentes para que não ocorram conflitos, então temos um documento que conhecemos por identidade e cada uma tem um número que é o RG. Os alunos irão desenhar a foto, carimbar a digital, criar uma assinatura, vão inventar um número grande e escrever o nome completo.

8º DIA:
Neste dia os alunos irão medir o comprimento de seu corpo, pesar sua massa corpórea e pesquisar o número de seu sapato, depois vão montar uma tabela em um cartaz que ficará exposto os dados dos alunos. .  Os alunos colocarão os seus dados e marcarão com um x a medida mais próxima da sua altura.

9º DIA:
Atividade com o alfabeto:
Escrever no chão da sala as letras do alfabeto, entregar um pedaço de EVA colorida para cada criança, e cada um irão colocar o EVA  na letra que inicia o seu nome, depois analisar quantas letras do alfabeto foram usadas, quais não foram usadas, qual letra que ficou com mais EVA e qual não ficou com nenhuma, depois os alunos irão registrar os dados na atividade.

10º DIA:
Atividade de oralidade e desenho dirigido:
Em uma roda de conversa  pedir para os alunos desenhar o que eles mais gostam de
Fazer durante o dia.
MANHÃ
TARDE
NOITE



No momento da socialização desenhar uma tabela na lousa e registrar as principais preferencias  das crianças.
Construir um gráfico com as preferencias das crianças, utilizando caixinha de fosforo ou pedaços de EVA.
Tarefa  para  casa os alunos irão preencher dados  de suas preferências  emocionais sendo auxiliados pelos pais.
Para adicionar a atividade será produzido um bilhete coletivo, pedindo a mamãe ou responsável que o ajude com a tarefa. Este será copiado na lousa. Distribuir 1/4 de folha para as crianças copiarem o bilhete. Grampeá-lo na atividade.


3ª semana
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais: Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, video,
Procedimentos metodológicos:
11º DIA
Escrever em cartaz Vida de criança, ler o texto juntamente com os alunos circular o que as crianças fazem depois pedir para recortar figuras de crianças  fazendo alguma atividade e colar no cartaz, mostrando as diferenças pessoais das crianças e as atividades desenvolvidas por elas. ( pesquisar figuras com antecedência).

12º DIA:
Produção de texto coletivo:
Em uma roda de conversa explicar que irão produzir um texto como são os aluno da turma: características pessoais, quantidade de meninas e meninos e o que mais gostam de fazer.

13º DIA:
Atividade de oralidade e desenho.
Inicialmente os alunos irão ouvir e depois  cantar a música “Corpo Humano” da Angélica, em seguida levá-los diante do espelho para observarem como é o corpo, perceberem como é dentro dos olhos, o tamanho do cabelo, o pescoço, pernas e braços. Cantar a música corpinho e depois que ler o poema pedir para eles desenharem o que viram no espelho.

14º DIA:
Com o texto corpo humano em cartaz ou escrito na lousa, pedir que as crianças circulem os órgãos e partes do corpo. Distribuir a primeira estrofe para as crianças completar com as figuras relacionando com as funções dos órgãos. ( texto lacunado com banco de figuras).

15º DIA:
Atividade de Ensino Religioso.
Roda de conversa sobre a importância  de termos amigos e respeitá-los. Em seguida
 Realizar  um trabalho de lateralidade cantando a música “Pai Abraão” e “Movimentar” os alunos irão carimbar a mão direita e o pé esquerdo na folha, com o titulo minhas digitais.

4ª semana:
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais: Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, vídeo, figuras de famílias, massinha de modelar.,
Procedimentos metodológicos:
16º DIA:
Atividade de leitura e análise:
Iniciar a aula com a brincadeira de roda “A canoa virou”, em seguida passar o vídeo da música a canoa virou,  em seguida entrega uma canoa recortada e o quebra cabeça do nome para o aluno montar o nome na canoinha, com esse material  montar um cartaz.
Distribuir  o texto a canoa virou lacunado  para as crianças completarem com nomes.

17º DIA:
Atividade de leitura e escrita:
Atividade de leitura:

Realizar uma roda de conversa, explicando que a rima é feita pelo final das palavras, escrever alguns nomes de alunos na lousa e pedir que falem palavras que rimem. Depois distribuir o texto” RIMANDO” ler o texto e circular as rimas. Em seguida  Irão retirar do texto  uma palavras que rime com a palavra em destaque.

18º DIA:
Passar o vídeo da música Se eu fosse um peixinho , escrever o texto na lousa para contar as palavras e em seguida realizar a atividade, completando com os nomes de todos os alunos, conforme inicial.


19º DIA:
Construção de gráfico coletivo:
 Distribuir uma cartela com figuras  de brincadeiras  para as  crianças pintar   e cada uma escolherá um desenho para montar o gráfico em um painel sobre as brincadeiras
preferidas, ( papel pardo) as demais figuras serão coladas no caderno de classe e escreverão o nome das brincadeiras, usando primeiramente o alfabeto móvel e depois registrando no caderno.

20º DIA:
Atividade de escrita: ( acrostico)
Utilizando as letras da palavra IDENTIDADE, iremos juntos escrever uma palavras para cada letra e fazer um desenho.
Para casa orientar as crianças pedirem a família para lhe mostrar registros ( fotos) de quando eram menores.  

5ª semana:

Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais: Livro para leitura, lousa e giz, , atividade impressas, vídeo, figuras de famílias, massinha de modelar.,
Procedimentos metodológicos

21º DIA:
Atividade de oralidade e desenho dirigido:
Roda de conversa sobre a família e suas diferentes  estruturas. Em seguida desenhar e depois registrar seus desejos. Depois montar com massinha de modelar a sua família.
Para casa solicitar que as crianças tragam figuras de famílias para a atividade do dia seguinte.
Para adicionar a atividade será produzido um bilhete coletivo, pedindo a mamãe ou responsável que o ajude com a tarefa. Este será copiado na lousa. Distribuir 1/4 de folha para as crianças copiarem o bilhete. Grampeá-lo na atividade.


22º DIA:
Atividade de História;
Procurar com  antecedência figuras de diferentes estrutura familiar e levar para juntar com as figuras das crianças. Montar um cartaz com as figuras com o titulo: diferentes estruturas familiar.

23º DIA

Atividade de leitura:
Apresentar um cartaz com o texto A casa de Vinicius de Morais. Realizar uma leitura coletiva, cantar várias vezes com as crianças. Circular as palavras que rimam. Entregar o texto para as crianças pintarem as palavras que rimam e um espaço para desenharem sua casa.
24º DIA:
Atividade de oralidade e produção oral com destino escrito:
Em uma roda de conversa as crianças irão relatar como é sua casa, fica perto de que. A professora registra como são as casas das crianças. Em seguida socializa com todos e explica que irão relatar como é o lugar que a maioria moram. O texto deverá ter o titulo; O lugar onde vivo.
25º DIA:
Atividade com dobradura:
Distribuir o molde de uma casa para as crianças pintar, dobrar e depois montar uma rua fixada em isopor. Numerar as casas.
Avaliação:
Em uma roda de conversa pedir que as crianças relatem  o que aprenderam com a sequencia. Se gostaram.  Registrar as falas para certificar se ouve aprendizagem.
Realizar uma atividade de auto ditado para certificar o avanço nas hipótese de escrita das crianças.
REFERENCIAS:
 BRASI: BASE Nacional  Comum Curricular (BNCC 2017 Brasília.
MENDONÇA, Onaide Schwartz. Alfabetização: método socilínguistico: consciência social, silábica e alfabética em  Paulo  Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
PRÓ-LETRAMENTO. Programa de formação de  professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria da Educação Básica- Brasília, 2008.



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