Sequencia didática “Os Encantos da Literatura de Cordel
Público alvo 4º e 5º ano
Áreas do conhecimento:
Língua Portuguesa. Unidades temáticas: Leitura, Oralidade,
Produção de texto e Análise linguística;
- (EF35LP26) Ler e compreender, com
certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens,
observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço,
personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
- (EF35LP27) Ler e compreender, com certa
autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras,
imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
- (EF35LP05) Inferir o sentido de
palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase
ou do texto.
-(EF04LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas,
observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.
- (EF35LP28) Declamar poemas, com
entonação, postura e interpretação adequadas.
- (EF35LP25) Criar narrativas
ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de
eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores
de
tempo, espaço e de fala de
personagens.
- (EF04LP02) Ler e escrever,
corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV
(ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).
Objeto do conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
- Formação de leitor
- Compreensão
- Estratégia de leitura
- Construção do sistema alfabético e da
ortografia
- Conhecimento do alfabeto do português do
Brasil
/Ordem/alfabética/Polissemia
Conhecimento
das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
- Segmentação de palavras/Classificação de
palavras
por número de sílabas.
- Forma de composição dos textos
-
Adequação do texto às normas de escrita.
.Orientações
para professora:
O
estudo teve como objetivo desenvolver um trabalho com a Literatura de Cordel em
sala de aula, reconhecendo-a enquanto patrimônio social e cultural do povo
brasileiro. Através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da
história nordestina, em particular, pois o cordel como manifestação cultural
retrata o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades.
A
sequencia didática “Os Encantos da Literatura de Cordel” vêm destacar a
importância de se trabalhar a leitura e escrita dos alunos, proporcionando aos
mesmos o contato com o gênero textual cordel de forma lúdica e criativa
enquanto estrutura em versos e rimas, reconhecendo-o como um texto possível de
ser lido, interpretado e declamado.
Na leitura deleite utilizar o livro
Cores em Cordel , selecionar uma palavra e realizar a síntese.
Procedimentos metodológicos:
Materiais :
Vídeos sobre a cultura cordelista e a xilogravura; Vídeos sobre a Técnica da
Batata e Isopor gravura; textos impressos.
1º Dia:
Atividade de leitura:
Apresentação de um vídeo sobre
literatura de cordel para os alunos conhecerem o gênero. Após o vídeo
apresentar a fabula “ O lobo e o cordeiro” para realizarem a leitura e inferir informações sobre expressões do
texto. No final da atividade perguntar é
possível escrever uma fabula em cordel? Amanhã vamos certificar essa
possibilidade.
2º Dia:
Atividade de leitura:
Apresentação da fabula “ O lobo e o
cordeiro” em cordel, primeiro a professora realiza a leitura em seguida distribui o texto e solicita que os
alunos leiam, observando se compreenderam como se ler um texto em cordel, fazer a
comparação com o texto em prosa.
3º DIA:
Atividade de ilustração:
Apresentação
do Vídeos sobre a Técnica da Batata e Isopor gravura, Em seguida solicitar que
ilustrem a fabula O lobo e o cordeiro” utilizando
esta técnica.
4º Dia:
Atividade de produção coletiva:
Distribuir o texto “O leão e o javali” para realização de leitura . Em
seguida proponha o planejamento
coletivo do texto em cordel. Crie este
primeiro texto juntamente com eles. Os alunos ditam e a professora escreve na
lousa, questionando sobre os sinais de pontuação, palavras que rimam.
5º Dia:
Atividade de produção individual:
Solicite que os alunos relembrem uma
fabula trabalhada seja nesta sequencia ou na anterior.
Selecionada a fabula solicite que
recontem para certificar de que estão lembrando a sequencia do texto. Forme
duplas para reescreverem a fabula em
cordel . Cada aluno escreve o seu
, a dupla é para trocarem ideias. Se por acaso os alunos não conseguirem
transformar a fabula em cordel , solicite que reescrevam na estrutura original.
Referências
CARVALHO, G. Xilogravura: doze escritos na
madeira. Fortaleza: Editora do Museu do Ceará. __________. 2000. Desenho
gráfico popular. São Paulo: Cadernos do IEB. __________. 1995. Xilogravura:os
percursos da criação popular. In Revista do IEB, n.39.2001.
GALVÃO, A M. O. Cordel: leitores e ouvintes.
Belo Horizonte: Autêntica. 2001.
ISOLA, R. L. P. D Nos domínios dos gêneros
textuais. v.1, vários autores. Belo Horizonte FALE/UFMG.
LIMA. A. V. (org.). Acorda Cordel na Sala de
Aula: A Literatura Popular como ferramenta auxiliar na Educação. Fortaleza.
Tupynanquim. Editora. Queima Bucha, 2006.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS:
Arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
SLATER, C. A vida no Barbante - a literatura
de Cordel no Brasil, Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1984.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto
Alegre: Artes Médicas, 2007.
ZABALA,
A. A prática educativa: como ensinar. Porto A
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