sábado, 26 de maio de 2018


Sequencia didática “Os Encantos da Literatura de Cordel

Público alvo 4º e 5º ano

Áreas do conhecimento:
Língua Portuguesa. Unidades temáticas: Leitura, Oralidade, Produção  de texto e Análise linguística;

- (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
- (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF04LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.
- (EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
- (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de
tempo, espaço e de fala de personagens.
- (EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

Objeto do conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
- Formação de leitor
- Compreensão
- Estratégia de leitura
- Construção do sistema alfabético e da ortografia
- Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
/Ordem/alfabética/Polissemia
   Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
- Segmentação de palavras/Classificação de
   palavras por número de sílabas.
- Forma de composição dos textos
-  Adequação do texto às normas de escrita.

.Orientações para professora:


O estudo teve como objetivo desenvolver um trabalho com a Literatura de Cordel em sala de aula, reconhecendo-a enquanto patrimônio social e cultural do povo brasileiro. Através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história nordestina, em particular, pois o cordel como manifestação cultural retrata o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades.

A sequencia didática “Os Encantos da Literatura de Cordel” vêm destacar a importância de se trabalhar a leitura e escrita dos alunos, proporcionando aos mesmos o contato com o gênero textual cordel de forma lúdica e criativa enquanto estrutura em versos e rimas, reconhecendo-o como um texto possível de ser lido, interpretado e declamado.
Na leitura deleite utilizar o livro Cores em Cordel , selecionar uma palavra e realizar a síntese.
Procedimentos metodológicos:
Materiais : Vídeos sobre a cultura cordelista e a xilogravura; Vídeos sobre a Técnica da Batata e Isopor gravura;  textos impressos.
1º Dia:
Atividade de leitura:
Apresentação de um vídeo sobre literatura de cordel para os alunos conhecerem o gênero. Após o vídeo apresentar a fabula  “ O lobo e o cordeiro”  para realizarem a leitura  e inferir informações sobre expressões do texto.  No final da atividade perguntar é possível escrever uma fabula em cordel? Amanhã vamos certificar essa possibilidade.
2º Dia:
Atividade de leitura:
Apresentação da fabula “ O lobo e o cordeiro” em cordel, primeiro a professora realiza a leitura  em seguida distribui o texto e solicita que os alunos leiam, observando se compreenderam  como se ler um texto em cordel, fazer a comparação com o texto em prosa.
3º DIA:
Atividade de ilustração:
Apresentação do Vídeos sobre a Técnica da Batata e Isopor gravura, Em seguida solicitar que ilustrem a fabula O lobo e o cordeiro”  utilizando esta técnica.
4º Dia:
Atividade de produção coletiva:
Distribuir o texto “O leão e o  javali” para realização de leitura . Em seguida proponha  o planejamento coletivo  do texto em cordel. Crie este primeiro texto juntamente com eles. Os alunos ditam e a professora escreve na lousa, questionando sobre os sinais de pontuação, palavras que rimam.
5º Dia:
Atividade de produção individual:
Solicite que os alunos relembrem uma fabula trabalhada seja nesta sequencia ou na anterior.
Selecionada a fabula solicite que recontem para certificar de que estão lembrando a sequencia do texto. Forme duplas para reescreverem a fabula em  cordel .  Cada aluno escreve o seu , a dupla é para trocarem ideias. Se por acaso os alunos não conseguirem transformar a fabula em cordel , solicite que reescrevam na estrutura original.

Referências
CARVALHO, G. Xilogravura: doze escritos na madeira. Fortaleza: Editora do Museu do Ceará. __________. 2000. Desenho gráfico popular. São Paulo: Cadernos do IEB. __________. 1995. Xilogravura:os percursos da criação popular. In Revista do IEB, n.39.2001.
GALVÃO, A M. O. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica. 2001.
ISOLA, R. L. P. D Nos domínios dos gêneros textuais. v.1, vários autores. Belo Horizonte FALE/UFMG.
LIMA. A. V. (org.). Acorda Cordel na Sala de Aula: A Literatura Popular como ferramenta auxiliar na Educação. Fortaleza. Tupynanquim. Editora. Queima Bucha, 2006.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
SLATER, C. A vida no Barbante - a literatura de Cordel no Brasil, Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1984.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto A

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