SEQUENCIA DIDÁTICA: LENDAS.
PÚBLICO ALVO: alunos do 3º anos.
PERÍODO:
20 dias
Tema:
Área do conhecimento:
LÍNGUA PORTUGUESA. Eixos: Oralidade, Leitura,
Produção de texto escrito, análise Línguistica.
Direitos de
aprendizagem:
Compreender textos lidos por outras pessoas,
de diferentes gêneros;
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos
prévios relativos aos textos lidos pela professoras;
Ler textos do gênero lendas
com autonomia;
Localizar informações explicitar e implícitas
em texto do gênero lendas;
Reconhecer o assunto e a finalidade de um
texto;
Inferir o sentido de uma expressão;
Produzir texto do gênero lenda com base em
outro texto;
Pontuar o texto gerando parágrafos;
Participar de interações orais em sala de
aula;
Compreender que palavras diferentes
compartilham certas letras;
Perceber que palavras diferentes variam quanto
ao número, repertório e ordem das letras;
Perceber os
espaçamento entre as palavras;
Reconhecer e nomear letras do alfabeto;
Conhecer a ordem alfabética;
Identificar substantivo próprio e comum;
Identificar a sílaba tônica de uma palavra;
Atividades com o
alfabeto para alunos pré-silábicos e silábicos.
Escrita regular do alfabeto na lousa, leitura
e cópia, completar o alfabeto, recortar letras para formar o alfabeto e o nome,
formar nomes com letras móveis, bingo da letra inicial, bingo do alfabeto, jogo
da memória com o alfabeto e o nome, relacionar as letra do alfabeto sempre com
a inicial dos nomes dos
ARTE: Eixo Execução nas diferentes linguagens da arte.
Direito de aprendizagem:
Aprimorar suas produções nas diferentes
linguagens da arte e nas manifestações da cultura;
Práticas de desenhos e pinturas;
HISTÓRIA. Eixo Sujeitos Históricos
Direito de
aprendizagem:
Diferenciar as
práticas sociais relacionadas no âmbito da cultura ( Folclore);
CONTEÚDOS:
Leitura e produção de texto;
Alfabeto nos diferentes tipos de letras;
Estrutura de palavras: sílabas e composição;
Segmentação;
Pontuação;
Procedimento de leitura- Localizar
informações; características do gênero, finalidade, assunto, inferencia;
Procedimento de escrita: planejar, escrever e
revisar. Coerência e coesão, pontuação;
Substantivo: próprio e comum;
Sílabas tônicas;
Noções de verbos: uso de E e I; L eU;
Sinônimo e antônimo;
Folclore;
Desenho e pintura;
Trabalhar paralelo os livros didáticos com
atividades extras e para casa. Língua Portuguesa: páginas 130 a 173. Matemática
e Integrado.
1ª SEMANA:
Planejamento da
semana:
Organização dos alunos e da sala, em
semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite, lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o
folclore, LD de Lingua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
1º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade
motivacional: leitura de imagem LD de Lingua Portuguesa pag. 130.
Atividade de oralidade e de
escrita:
O que é o folclore? Esperar os alunos falarem para verificar seus
conhecimentos sobre o assunto.
Folclore pode ser entendido como um
conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios,
brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de
um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo
para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Atividade de leitura e escrita:
Realizar a leitura, os questionamentos e as atividades das páginas
130 e 131. LD
de Lingua Portuguesa.
2º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade motivacional: vídeo Saci-
Cererê .
Escrever na lousa com ajuda dos alunos uma lista
das principais lendas brasileiras, questionar que letra usar na escrita de cada
sílaba.
Saci-Pererê, Boitatá, Boto cor de rosa, Iara, Mula
sem cabeça, Vitória Regia, Curupira,
Alunos
alfabéticos: copiar a
lista no caderno.
Alunos
pré-silábicos e silábicos: montar alguns nomes com letras móveis.
3º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: análise
e síntese da palavra Saci na lousa.
Escrever a palavra e as
sílabas na lousa.
SACI SA-CI
E- A- I- O- U ÃO
SE- SA- SI- SO- SU- SÃO
CE- ÇA- CI- ÇO- ÇU-ÇÃO
Explicar que o C diante das
vogais A,O e U leva cedilha.
Chamar os alunos ( silábicos) à lousa para formar outras palavras:
asa, saci, sai, açaí, sua,saia. Copiar no caderno as famílias e a lista de
palavras.
Atividade de oralidade
leitura: localizar informações explicitas.
A professora
realiza a leitura da lenda Saci-Pererê para os alunos e faz interpretação oral.
Alunos alfabéticos: Em seguida distribui o resumo do texto para os
alunos lerem e responder questionamentos.
Alunos silábicos: completar palavras com sílabas.
Alunos pré-silábicos: ligar o desenho ao nome.
4º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade de leitura:
Escrever o texto” A noivinha do Saci” na lousa , realizar uma
leitura apontada. Encontrar no texto a cor da touca da noivinha e circular.
Para os alunos pré-silábicos e
silábicos : Pintar
no texto as duas palavras maiores.
Passar um traço embaixo da palavras que tem a letra N e responder as questões
Para os alunos alfabéticos: copiar o texto da lousa e responder as questões.
A NOIVINHA DO SACI
A NOIVINHA DO SACI,
VEJAM COMO É:
COM TOUCA VERMELHINHA,
PULANDO SÓ
NUM PÉ,
FUMANDO
CACHIMBINHO,
PARECE UMA CHAMINÉ.
ALBISSÚ, NELSON.
5º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: palavra intrusa.
Escrever na lousa blocos de palavras para os alunos identificar a
palavra intrusa.
NOIVINHA- CASINHA- VERMELINHA- SACI;
TOUCA- CHAMINÉ- LOUCA- ROUCA;
COLA- BOLA- LÁPIS- MOLA;
Atividade de escrita:
Para os alunos pré-silábicos e
silábicos : figuras para os alunos escreverem os nomes.
Para os alunos alfabéticos: formar dupla para reescreverem a lenda
do Saci, considerando os sinais de pontuação e margem do caderno. Recolher os textos para realizar a
revisão.
2ª SEMANA:
Planejamento da
semana:
Organização dos alunos e da sala, em
semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite, lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o
folclore, LD de Língua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
6º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional:
qualidade de cada um.
Cada aluno deve falar o nome de um colega da sala e dar lhe uma
qualidade. Pode começar pela professora. EX. Felipe é estudioso.
Leitura da lenda Irapuru pela professora , LD de Língua
Portuguesa pag 132:
Após a leitura fazer alguns questionamentos sobre o texto lido
oral.
Atividade de escrita e análise:
Para os alunos pré-silábicos e
silábicos : Entregar para os alunos uma ficha com algumas letras
contendo o nome IRAPURU E MAINÁ, para os alunos recortarem e montar o nome
junto ao desenho . Iniciar a atividade questionando: Qual a primeira letra a
cada letra recortada continuar com as perguntas até concluir. Colar o nome e
pintar a imagem.
Para os alunos alfabéticos: lenda Irapuru para ler e responder os
questionamentos da página 133.
Dinâmica de leitura: todos devem ler o texto silenciosamente.
Depois solicitar que alguns alunos leiam, um paragrafo cada. Formar duplas para
responder os questionamentos. Disponibilizar dicionários caso necessitem.
7º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: análise
e síntese.
Escrever na lousa a palavra
IRAPURU e realizar a análise e síntese.
IRAPURU- I-RA-PU-RU
A- I-
E- O –U- ÃO
PA- PI- PE-
PO- PU – PÃO
RA- RI- RE-
RO- RU- RÃO
Pedir que um
aluno vá a lousa e circule as sílabas da palavra VITÓRIA. Chamar outros alunos
para formar outras palavras formando uma lista.
Atividade de leitura e escrita: conhecendo
outras lendas:
Entregar para
os alunos o resumo de outras lendas. Em uma roda de leitura cada aluno ler
sobre uma lenda, repetindo a leitura até que todos leia( os que ler).
Formar dupla
com conhecimentos aproximados e distribuir o texto lacunado com banco para as
duplas completarem um ajudando o outro.( cada aluno com a sua atividade). A
professora circula pela sala ajudando as duplas com dificuldades.
8º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional; VÍDEO
DA MULA SEM CABEÇA.
Leitura pela professora da lenda Mula sem cabeça e fazer alguns
questionamentos orais.
Atividade de leitura:
Para os alunos pré-silábicos e
silábicos Distribuir a
atividade pedir que leiam os nomes e
pinte somente o nome relacionado com a figura.
Para os alunos alfabéticos: Leitura da lenda Mula sem cabeça LD de Língua
Portuguesa pag 141 e 142.
Realizar a leitura do texto e responder as
atividades.
9º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: análise
e síntese da palavra mula na lousa.
Atividade de desenho e leitura:
Distribuir uma atividade com frases sobre personagens do folclore para os
alunos ler e desenhar sobre.
10º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: vídeo O
curupira.
Atividade de leitura pela professora:
Realizar a leitura da lenda Curupira e fazer alguns questionamentos
oral.
Atividade de leitura e escrita:
Para os alunos pré-silábicos e
silábicos: leitura pintar os nomes de figuras.
Para os alunos alfabéticos: leitura do texto O curupira LD de Língua Portuguesa pag 148.
Iniciar com a atividade número 1. Pedir que os
alunos leiam o texto e observe as palavras grifadas. Depois reescreva o texto
conforme a atividade pedida.
3ª SEMANA:
Planejamento da
semana:
Organização dos alunos e da sala, em
semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite, lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o
folclore, LD de Língua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
11º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional:
suprimir sílabas
Escrever a
palavra CURUPIRA na lousa e perguntar se eu tirar as duas sílabas do meio que
palavra fica(CURA), se eu retirar as duas primeiras( PIRA)que outras palavras
eu possso formar com as letras do nome CURUPIRA.
Atividade
de análise e síntese:
Escrever
a palavra e as famílias silábicas na lousa.
CURUPIRA- CU-RU-PI- RA
A- I- E- O- U –ÃO
CA- QUI- QUE- CO- CU- CÃO
RA- RI- RE- RO- RU –RÃO
PA- PI- PE- PO- PU- PÃO
Chamar alunos afrente para formar outras palavras
Atividade de pintura , escrita e
leitura:
Escrever o texto
da atividade na lousa e realizar uma leitura apontada.
Entregar a
atividade com o desenho e o texto para os alunos ler, circular as palavras que
tem a letra C.
12º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: planejamento
de um bilhete
Atividade de escrita: produção de
bilhete.
Planejar a
produção de um bilhete agradecendo o Curupira por cuidar da natureza. Escrever
no canto da lousa o que não pode faltar em um bilhete.
Planejar primeiro
oralmente, depois os alunos escrevem o bilhete.
13º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional:.
Alunos pré-silábicos e silábicos: cruzadinha com banco.
Alunos alfabéticos :leitura da lenda O guaraná LD de
Língua Portuguesa pag. 147.
Realizar a leitura e responder as atividades.
14º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: vídeo
substantivo. ( quem já trabalhou selecionar outra atividade do livro)
Comentários sobre o vídeo.
Atividade de leitura e análise:
Retomar o texto a lenda O
guaraná e solicitar que os alunos circulem os substantivos que encontrar e
escreva no caderno separando em: próprios e comum.
Alunos alfabéticos :Entregar uma atividade sobre
substantivo: ( próprio e comum).
Alunos pré-silábicos e silábicos: digitar os nomes das lendas, recortar
em sílabas e entrega para que os alunos montem e desenhe cada personagem.
15º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: vídeo
da Iara.
Atividade de leitura:
Alunos alfabéticos: leitura do trecho da lenda A Iara LD
de Lingua Portuguesa pag. 168 e 169.
Realizar a leitura e as atividades das duas páginas.
Alunos pré-silábicos e silábicos: Desenhar sobre o vídeo e escrever os
nomes dos desenhos.
4ª SEMANA:
Planejamento da
semana:
Organização dos alunos e da sala, em
semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite, lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o
folclore, LD de Língua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
16º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: roda de
leitura.
Apresentar o texto HQ do LD de Língua Portuguesa pag. 153.
Informar que cada aluno irá ler um balão ( tipo jogral).
Atividade de leitura e escrita:
Alunos alfabéticos. Após a roda de
leitura solicitar que os alunos formem duplas e respondam as atividades das
páginas: 159 e 160.
Alunos pré-silábicos e silábicos: análise da palavra: PINGUELA
PINGUELA
QUANTIDADE DE LETRAS:
QUANTIDADE DE SÍLABAS:
SÍLABA INICIAL:
SÍLABA MEDIANA;
SÍLABA FINAL:
USE AS SÍLABAS DA PALAVRA E FORME OUTRAS.
A-E-I-O-U-ÃO
PI-
PA-PE-PO-PU-PÃO
IN- AN- EN-ON- UM
GUI- GA- GUE-
GO- GU –GÃO
LI- LA- LE- LO-
LU- LÃO
_______________________________________________________________
_____________________________________________________________
|
17º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional:
Atividade de leitura:
Alunos alfabéticos: Realizar a leitura do texto LD de
Língua Portuguesa e os questionamentos páginas: 150. Forme duplas e inicie a realização da atividade da pag 150 e 151.
18º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: construção
da capa do livro.
Preparando para a revisão e passar a limpo o texto para montar o
livro.
19º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Atividade lúdica motivacional: planejamento
da escrita de um convite
Atividade de escrita:
Elaboração de um convite direcionado a coordenadora e diretora da
escola para prestigiar a apresentação do livro.
20º DIA:
1º momento:
Leitura
deleite:
Fechamento
da sequencia. Sugestão apenas o lançamento do livro ou lançamento mais a
dramatização da historia em quadrinho A pinguela.
Bibliografia:
MARINHO, Luzia
Fonseca. Projeto Coopera: Letramento e alfabetização, 3º ano ensino
Fundamental, 1ª edição, São Paulo, saraiva 2014.
MENDONÇA, Onaide
Schwartz. Alfabetização: método socilínguistico: consciência social, silábica e
alfabética em Paulo Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio
Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
PRÓ-LETRAMENTO.
Programa de formação de professores dos
anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria da Educação Básica- Brasília,
2008.
RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização: um processo em construção. São
Paulo, Saraiva, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário