PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1º OFICINA DE PAIS
adaptada da internet
ESCOLA M.
DE E. F. FREI GIL DE VILANOVA
DIREÇÃO: Maria de Lourdes Martins e Marinalva Miranda
COORDENADORA: Lenice Socorro
COODENADORA DO PNAIC: Tomázia Pereira
ORIENTADORA DE ESTUDO: Josefa dos Santos Branco
PAUTA DO ENCONTRO COM OS PAIS
PÚBLICO ALVO: Pais
DATA:
10/03/2016
LOCAL:
Sala de vídeo da escola
HORÁRIO:
TEMA: Escola e família fortalecendo vínculos
FORMADORAS: Tomázia Pereira Silva
Josefa dos Santos
Branco
Keila Mineiro
OBJETIVOS:
·
Conquistar a confiança dos pais
e maior participação destes em todos os momentos que forem necessários.
·
Conhecer diferentes formas de
ajudar os filhos nas tarefas de casa;
·
Envolver os pais nas dinâmicas
de forma que compreenda a importância do incentivo na vida dos filhos;
CONTEÚDOS:
·
Sensibilização : “Vídeo Vida Maria” e “O
homem sem braços”;
·
11 maneiras de ajudar na
alfabetização de seu filho. Professora Lucimara e Maria Cristina.
·
Bingo dos sons iniciais
MATERIAIS:
Slide
Vídeo
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
1ª PARTE: Acolhida
·
Preparar o ambiente
de forma bem acolhedor e receber os pais com uma flor em homenagem ao dia da
mulher.
·
Dinâmica “ A
cor do abraço”. (10m)
A cor do abraço: ao chegar cada convidado recebe um papel
onde está escrito a palavra Branco. No meio da confraternização, o
organizador explica que vai falar o nome de diversas cores e que a pessoa
que tiver a cor mencionada deve se levantar e dar um abraço naquela que
tiver a mesma cor. Como todos têm a palavra Branco escrita no seu
papel mas não sabem disso, ficam na expectativa. Enquanto isso o
organizador vai dizendo todas as outras cores menos o Branco, então
ninguém ainda se levanta. Quando ao final de muito tempo ele diz Branco, todos
se levantam ao mesmo tempo para se abraçar e é aquela confusão, muito
divertida.
Em seguida passar o vídeo “em
homenagem ao dia internacional da mulher” e parabeniza-las por esse dia.
2 ª PARTE: assistir o vídeo “Vida de Maria” (40 m)
·
Convidar os pais assistirem o
vídeo “Vida de Maria”. Em seguida pedir que falem o que compreenderam do vídeo?
Qual a mensagem que ele nos transmite?
·
Apresentação do slide: 11
maneiras de ajudar o filho na alfabetização de seu filho. Durante a
apresentação do slide realizar uma leitura explicativa aos pais;
·
Assistir o vídeo “ o homem sem braços” para reforçar a importância do incentivo e como todos são
capazes de aprender.
3ª
PARTE: Momento na prática (30 m)
·
Dinâmica: Balas com embalagens que abram dos
dois lados
Entregue uma bala para cada mãe ou
responsável e peça para que abram apenas com uma mão. Você verá que elas irão
conseguir, mas depois de um bom tempo e esforço.Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho toda sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão”, a família, ficará mais fácil e eficiente.
·
Dividir os pais em duplas e
cada dupla terá um tempo de 10 minutos para simular diante do que foi falado
escolher uma situação de incentivo as aprendizagens dos filhos, para apresentar
aos demais. Em seguida convidar os pais a simulação da sua atividade.
·
Fazer combinado com os pais em relação às atividades de casa dos filhos e
das oficinas. Anotar na lousa para serrem digitadas e enviada aos pais o
combinado.
·
Informar que teremos algumas
oficinas no decorrer do ano e combinar como será esse cronograma. Quem tiver
frequência de 70% receberá um certificado de participação.
·
Demonstrar a partir da dinâmica
com a tarefa que sou capaz basta esforço, dedicação, união e força.
Avaliação:
Pedir aos
participantes que avaliem como foi a oficina? o que aprenderam? O que gostariam
de aprender? E sugestão para a escola e para os próximos encontros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário