quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Portfólio: Registro Parcial das Atividades Desenvolvidas com Alunos do 2º Ano C- Maria das Dores Almeida



Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de Educação



Maria das Dores de Almeida








Portfólio: Registro Parcial das Atividades Desenvolvidas com Alunos do 2º Ano C








Rio Maria
2013

Maria das Dores de Almeida








Portfólio: Registro Parcial das Atividades Desenvolvidas com Alunos do 2º Ano C



Relatório apresentado como requisito de avaliação parcial das atividades desenvolvidas no contexto escolar sob orientação da professora Josefa dos Santos Branco.

         

 





Rio Maria
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04
SEQUENCIA DIDÁTICA PARLENDAS............................................................05
SEQUENCIA DIDÁTICA “NOSSA CASA NOSSO LAR”................................20
SEQUENCIA DIDÁTICA LENDAS BRASILEIRAS..........................................25
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................34
REFERÊNCIAS................................................................................................35



Introdução 

Este relatório tem como objetivo apresentar o resultado parcial das atividades desenvolvidas com os alunos do 2º ano, turma C, II turno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Veríssimo de Amorim em 2013.
A referida Instituição de Ensino está situada na Avenida Paulo Fonteles, número 151, Setor Parque da Liberdade em Rio Maria, Região Sul do Estado do Pará. Tendo como Gestora Escolar a Professora Lucidalva Ferreira Lima, Coordenadora Pedagógica Professora Silvane Dorneles da Silva, Coordenadora Local do Pacto Professora Tomázia Pereira Silva, Diretora de Ensino Professora Solange Rodrigues Silva e Secretário Municipal de Educação Professor José Wanderley Milhomem.
As atividades foram desenvolvidas de acordo com as orientações e sequencias didáticas propostas pela equipe de formação do PACTO e elaboradas em conjunto com o corpo docente. Vale lembrar que durante o desenvolvimento das mesmas buscou-se fazer as intervenções necessárias para o avanço do processo de aprendizagem dos alunos.
Para tanto, o referido registro tem a pretensão se tornar um instrumento para melhor guiar o trabalho pedagógico, como também contribuir na reavaliação do mesmo, pois é refletindo sobre a prática que se podem traçar novas estratégias de ensino e atingir o melhor rendimento dos alunos.
É importante ressaltar que este trabalho estará sempre aberto à complementação, a partir da experiência e contribuição da equipe responsável pelo programa, diretora e coordenadora pedagógica. Haja vista, que o portfólio é considerado um instrumento de avaliação, ferramenta esta que promove a reflexão sobre a investigação-ação, traz excelentes contribuições como: socialização de idéias, atividades e materiais pelo fato de poder organizar uma grande diversidade de registros.

Sequencia didática Parlendas

A sequencia didática sobre parlendas consistiu em várias atividades como: leitura, escrita, análise lingüística, reescrita e revisão.
Iniciou-se a sequencia, com uma roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, contribuindo também ampliar o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
Em seguida, foi apresentado o livro sala saladinha aos alunos, começamos pela capa do livro, título, nomes dos autores/organizadores, editora, ano e leitura de imagens de capa.
Foi dito às crianças que seria lida várias parlendas e que eles deveriam escolher algumas para memorizar e recitar. Assim deu-se continuidade na aula recitando algumas parlendas no coletivo.
Depois convidamos uma funcionária da escola à professora Maria de Nazaré da Silva Oliveira para que os alunos pudessem conversar sobre as parlendas e pedimos a ela que trouxesse uma parlenda para recitar para os alunos, conforme mostra a imagem abaixo.



Vale lembrar que como tarefa de casa, foi orientada uma pesquisa com seus familiares para que pudessem aprender outras parlendas, fazer o registro no caderno e trazer para socializarem com os colegas, conforme mostra as imagens abaixo.



A segunda aula teve como objetivos, favorecer a percepção da relação entre a oralização e o texto escrito, além de contribuir para sua participação ativa utilizando-se do conhecimento do texto e sua correspondência na escrita.
Foi apresentado aos alunos um cartaz com os títulos das lendas recitadas na aula anterior, que compôs a lista construída no coletivo, fizemos uma leitura coletiva do cartaz.
pacto novembro 079
Após a leitura do cartaz, foi entregue aos alunos uma cópia da parlenda era uma bruxa para que os mesmos pudessem fazer a leitura e ilustrar. Essa atividade foi feita em pequenos grupos. Veja  as fotos abaixo.
  atividade pacto novembro 001

Para a terceira aula, foi orientado aos alunos a ficarem atentos da leitura da parlenda “era uma bruxa”, pois em alguns momentos eu iria parar em algumas palavras, eles deveriam completar o verso com a palavra que faltava. Em seguida trabalhamos com uma atividade de lacunas, na qual eles deveriam ler e substituir o desenho pelo nome, conforme a atividade fixada abaixo.

Ainda com relação à parlenda “era uma bruxa” trabalhamos com uma lista de palavra da mesma para que os alunos pudessem contar o número de letras e das sílabas, veja o exemplo abaixo.

Para sanar os problemas de segmentação propusemos uma tarefa na qual os alunos deveriam identificar a primeira e a última palavra do texto, colorir os espaços entre as palavras circular uma palavra e registrá-la no espaço abaixo, além de proporcionar um momento de reflexão sobre a escrita da palavra, através da qual os alunos iriam identificar número de letras e sílabas, letra inicial e final e escrita das palavras iniciadas com as letras A, B e C, conforme mostra a atividade abaixo
Ainda em relação à segmentação trabalhamos com a atividade abaixo, para realizá-la colocamos os alunos em duplas, entregamos uma cópia para cada criança. Colocou-se o primeiro verso na lousa, pedimos as crianças para recitá-lo, depois fomos identificando e separando as palavras.
Enfim a ultima atividade sobre a parlenda “era uma bruxa” foi solicitado aos alunos que fizessem a reescrita da mesma e que completassem o desenho.














Foi trabalha também a parlenda ”jacaré com catapora”, entregamos uma cópia da parlenda aos alunos, fizemos a primeira leitura coletiva, depois enquanto eles ilustravam a mesma foi feita a leitura individual. Para concluir a atividade eu disse aos alunos para circular as palavras que eu iria ditar.
  • No primeiro verso eu disse aos alunos que eles deveriam circular uma palavra que é um nome de uma doença.
  • No segundo verso eu disse que era para circularem os nomes de alimentos.
  • No terceiro verso eu disse que deveriam circular a palavra que representa um nome próprio.
  • No quarto verso eu perguntei aos alunos para que os pássaros usam as asas? Eles responderam, para voar. Então circule a palavra voa.

Para a parlenda hoje é domingo pé de cachimbo, foram encaminhadas várias atividades, conforme mostra as imagens a abaixo

Atividades em pequenos grupos                     Pesquisa em dicionário
                    

        Leitura individual                                 Destaque das palavras que rimam
      
Pintura dos espaços entre palavras                 Aluna recitando a parlenda
         




Nossa casa nosso lar

Outra sequencia didática que merece destaque foi sobre “nossa casa nosso lar”. Para realizar as atividades desta sequencia, foi apresentada aos alunos a música “a casa” de Vinicius de Morais, cantamos, lemos, fizemos ilustração do texto, produção de lista a partir do questionamento o que faltava na casa? Análise da escrita com o uso do dicionário, produção de texto com destino escrito sobre o quintal da nossa casa. Apresentamos o cartaz com texto na linguagem verbal para realizarmos a leitura e outro com a linguagem não-verbal, para que os alunos pudessem fazer a reescrita, destacamos algumas palavras para fazer a análise da escrita/revisão com o auxilio do dicionário.

Trabalho em dupla
  
   



















Sequencia didática Lendas brasileiras
Em relação à sequencia didática de leitura e produção de texto: lendas brasileiras, cujos objetivos eram entre outros, recuperarem os conhecimentos prévios sobre as lendas, ampliar o conhecimento sobre o gênero. Foram selecionadas várias lendas para ser trabalhada, entre elas a lenda do Saci Pererê.
Várias atividades foram desenvolvidas como: Construção de lista com nomes das lendas, produção de cartazes, interpretação de textos, construção de frases, atividades em que o aluno deveria ligar nomes aos personagens, atividade de lacunas, caça – palavras com e sem banco de dados, ditado, pesquisa em dicionário, ilustração das lendas a partir de frases relacionadas às mesmas, reescrita e revisão. Veja as atividades abaixo.

        


  


Leitura e interpretação
        



     
          













Considerações Finais
            Foi possível observar no geral a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, foram várias sequencias didáticas trabalhadas, todas tiveram grande contribuição para o crescimento do grupo, tanto nas atividades propostas no coletivo quando as individuais. Houve grande avanço no desenvolvimento das habilidades da escrita da leitura; das habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; enfim avalia-se que todos se empenharam na realização das atividades.
Vale lembrar que a turma acima mencionada iniciou com 21 alunos. De acordo com o diagnóstico inicial, os mesmos se encontravam nas seguintes hipóteses de escrita: 2 pré silábico, 2 silábico sem valor, 11 silábico com valor, 1 Silábico alfabético e 5 alunos alfabéticos.
Pode-se destacar de acordo com o diagnóstico final que a turma está concluindo com 22 alunos estando 20 alfabético e 2 no silábico alfabético. Acredita-se que houve um grande avanço no processo de aprendizagem dos mesmos. Para concluir, gostaria de deixar registrada uma mensagem para reflexão, uma vez que a atividade docente exige reflexão constante.
Para refletir 
      Quer vencer os desafios?  Confie em Deus
      Quer ser bom no que faz? Pratique!
      Quer alcançar o objetivo? Jamais desista!
      Quer crescer? Tenha raízes.
      Quer ver resultados? Persevere.
      Quer falar bem? Escute melhor.
      Quer aprender? Persista em ler.
      Quer realização pessoal? Sirva!
      Quer fazer diferença? Pague o preço.
      Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados.
      A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que “saem do porto”.
      A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha.





Referências


BRANCO, Josefa dos Santos, et. al. Sequencia Didática Parlendas. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
 ____. Sequencia Didática Lendas Brasileiras. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
____, et. al. Sequencia Didática “Nossa Casa Nosso Lar”. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
(Disponível em <http://mensagensereflexoes.com.br/poemas/vitoria > acesso em 02/10/2013.)



Vale lembrar que como tarefa de casa, foi orientada uma pesquisa com seus familiares para que pudessem aprender outras parlendas, fazer o registro no caderno e trazer para socializarem com os colegas, conforme mostra as imagens abaixo.



A segunda aula teve como objetivos, favorecer a percepção da relação entre a oralização e o texto escrito, além de contribuir para sua participação ativa utilizando-se do conhecimento do texto e sua correspondência na escrita.
Foi apresentado aos alunos um cartaz com os títulos das lendas recitadas na aula anterior, que compôs a lista construída no coletivo, fizemos uma leitura coletiva do cartaz.
pacto novembro 079
Após a leitura do cartaz, foi entregue aos alunos uma cópia da parlenda era uma bruxa para que os mesmos pudessem fazer a leitura e ilustrar. Essa atividade foi feita em pequenos grupos. Veja  as fotos abaixo.
  atividade pacto novembro 001

Para a terceira aula, foi orientado aos alunos a ficarem atentos da leitura da parlenda “era uma bruxa”, pois em alguns momentos eu iria parar em algumas palavras, eles deveriam completar o verso com a palavra que faltava. Em seguida trabalhamos com uma atividade de lacunas, na qual eles deveriam ler e substituir o desenho pelo nome, conforme a atividade fixada abaixo.

Ainda com relação à parlenda “era uma bruxa” trabalhamos com uma lista de palavra da mesma para que os alunos pudessem contar o número de letras e das sílabas, veja o exemplo abaixo.

Para sanar os problemas de segmentação propusemos uma tarefa na qual os alunos deveriam identificar a primeira e a última palavra do texto, colorir os espaços entre as palavras circular uma palavra e registrá-la no espaço abaixo, além de proporcionar um momento de reflexão sobre a escrita da palavra, através da qual os alunos iriam identificar número de letras e sílabas, letra inicial e final e escrita das palavras iniciadas com as letras A, B e C, conforme mostra a atividade abaixo
Ainda em relação à segmentação trabalhamos com a atividade abaixo, para realizá-la colocamos os alunos em duplas, entregamos uma cópia para cada criança. Colocou-se o primeiro verso na lousa, pedimos as crianças para recitá-lo, depois fomos identificando e separando as palavras.
Enfim a ultima atividade sobre a parlenda “era uma bruxa” foi solicitado aos alunos que fizessem a reescrita da mesma e que completassem o desenho.














Foi trabalha também a parlenda ”jacaré com catapora”, entregamos uma cópia da parlenda aos alunos, fizemos a primeira leitura coletiva, depois enquanto eles ilustravam a mesma foi feita a leitura individual. Para concluir a atividade eu disse aos alunos para circular as palavras que eu iria ditar.
  • No primeiro verso eu disse aos alunos que eles deveriam circular uma palavra que é um nome de uma doença.
  • No segundo verso eu disse que era para circularem os nomes de alimentos.
  • No terceiro verso eu disse que deveriam circular a palavra que representa um nome próprio.
  • No quarto verso eu perguntei aos alunos para que os pássaros usam as asas? Eles responderam, para voar. Então circule a palavra voa.

Para a parlenda hoje é domingo pé de cachimbo, foram encaminhadas várias atividades, conforme mostra as imagens a abaixo

Atividades em pequenos grupos                     Pesquisa em dicionário
                    

        Leitura individual                                 Destaque das palavras que rimam
      
Pintura dos espaços entre palavras                 Aluna recitando a parlenda
         




Nossa casa nosso lar

Outra sequencia didática que merece destaque foi sobre “nossa casa nosso lar”. Para realizar as atividades desta sequencia, foi apresentada aos alunos a música “a casa” de Vinicius de Morais, cantamos, lemos, fizemos ilustração do texto, produção de lista a partir do questionamento o que faltava na casa? Análise da escrita com o uso do dicionário, produção de texto com destino escrito sobre o quintal da nossa casa. Apresentamos o cartaz com texto na linguagem verbal para realizarmos a leitura e outro com a linguagem não-verbal, para que os alunos pudessem fazer a reescrita, destacamos algumas palavras para fazer a análise da escrita/revisão com o auxilio do dicionário.

Trabalho em dupla
  
   



















Sequencia didática Lendas brasileiras
Em relação à sequencia didática de leitura e produção de texto: lendas brasileiras, cujos objetivos eram entre outros, recuperarem os conhecimentos prévios sobre as lendas, ampliar o conhecimento sobre o gênero. Foram selecionadas várias lendas para ser trabalhada, entre elas a lenda do Saci Pererê.
Várias atividades foram desenvolvidas como: Construção de lista com nomes das lendas, produção de cartazes, interpretação de textos, construção de frases, atividades em que o aluno deveria ligar nomes aos personagens, atividade de lacunas, caça – palavras com e sem banco de dados, ditado, pesquisa em dicionário, ilustração das lendas a partir de frases relacionadas às mesmas, reescrita e revisão. Veja as atividades abaixo.

        


  


Leitura e interpretação
        



     
          













Considerações Finais
            Foi possível observar no geral a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, foram várias sequencias didáticas trabalhadas, todas tiveram grande contribuição para o crescimento do grupo, tanto nas atividades propostas no coletivo quando as individuais. Houve grande avanço no desenvolvimento das habilidades da escrita da leitura; das habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; enfim avalia-se que todos se empenharam na realização das atividades.
Vale lembrar que a turma acima mencionada iniciou com 21 alunos. De acordo com o diagnóstico inicial, os mesmos se encontravam nas seguintes hipóteses de escrita: 2 pré silábico, 2 silábico sem valor, 11 silábico com valor, 1 Silábico alfabético e 5 alunos alfabéticos.
Pode-se destacar de acordo com o diagnóstico final que a turma está concluindo com 22 alunos estando 20 alfabético e 2 no silábico alfabético. Acredita-se que houve um grande avanço no processo de aprendizagem dos mesmos. Para concluir, gostaria de deixar registrada uma mensagem para reflexão, uma vez que a atividade docente exige reflexão constante.
Para refletir 
      Quer vencer os desafios?  Confie em Deus
      Quer ser bom no que faz? Pratique!
      Quer alcançar o objetivo? Jamais desista!
      Quer crescer? Tenha raízes.
      Quer ver resultados? Persevere.
      Quer falar bem? Escute melhor.
      Quer aprender? Persista em ler.
      Quer realização pessoal? Sirva!
      Quer fazer diferença? Pague o preço.
      Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados.
      A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que “saem do porto”.
      A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha.





Referências


BRANCO, Josefa dos Santos, et. al. Sequencia Didática Parlendas. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
 ____. Sequencia Didática Lendas Brasileiras. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
____, et. al. Sequencia Didática “Nossa Casa Nosso Lar”. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
(Disponível em <http://mensagensereflexoes.com.br/poemas/vitoria > acesso em 02/10/2013.)







Nenhum comentário:

Postar um comentário