Pacto Nacional Pela
Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal
de Educação
Maria das Dores de Almeida
Portfólio:
Registro Parcial das Atividades Desenvolvidas com Alunos do 2º Ano C
Rio Maria
2013
Maria das Dores de Almeida
Portfólio:
Registro Parcial das Atividades Desenvolvidas com Alunos do 2º Ano C
Relatório apresentado como requisito de avaliação
parcial das atividades desenvolvidas no contexto escolar sob orientação da
professora Josefa dos Santos Branco.
|
Rio Maria
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................04
SEQUENCIA DIDÁTICA
PARLENDAS............................................................05
SEQUENCIA DIDÁTICA “NOSSA
CASA NOSSO LAR”................................20
SEQUENCIA DIDÁTICA LENDAS
BRASILEIRAS..........................................25
CONSIDERAÇÕES
FINAIS..............................................................................34
REFERÊNCIAS................................................................................................35
Introdução
Este
relatório tem como objetivo apresentar o resultado parcial das atividades
desenvolvidas com os alunos do 2º ano, turma C, II turno da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Antônio Veríssimo de Amorim em 2013.
A
referida Instituição de Ensino está situada na Avenida Paulo Fonteles, número
151, Setor Parque da Liberdade em Rio Maria, Região Sul do Estado do Pará.
Tendo como Gestora Escolar a Professora Lucidalva Ferreira Lima, Coordenadora
Pedagógica Professora Silvane Dorneles da Silva, Coordenadora Local do Pacto
Professora Tomázia Pereira Silva, Diretora de Ensino Professora Solange
Rodrigues Silva e Secretário Municipal de Educação Professor José Wanderley
Milhomem.
As
atividades foram desenvolvidas de acordo com as orientações e sequencias
didáticas propostas pela equipe de formação do PACTO e elaboradas em conjunto
com o corpo docente. Vale lembrar que durante o desenvolvimento das mesmas
buscou-se fazer as intervenções necessárias para o avanço do processo de
aprendizagem dos alunos.
Para
tanto, o referido registro tem a pretensão se tornar um instrumento para melhor
guiar o trabalho pedagógico, como também contribuir na reavaliação do mesmo,
pois é refletindo sobre a prática que se podem traçar novas estratégias de
ensino e atingir o melhor rendimento dos alunos.
É
importante ressaltar que este trabalho estará sempre aberto à complementação, a
partir da experiência e contribuição da equipe responsável pelo programa,
diretora e coordenadora pedagógica. Haja vista, que o portfólio é considerado
um instrumento de avaliação, ferramenta esta que promove a reflexão sobre a
investigação-ação, traz excelentes contribuições como: socialização de idéias,
atividades e materiais pelo fato de poder organizar uma grande diversidade de
registros.
Sequencia
didática Parlendas
A sequencia didática sobre
parlendas consistiu em várias atividades como: leitura, escrita, análise
lingüística, reescrita e revisão.
Iniciou-se a sequencia, com
uma roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o
assunto, contribuindo também ampliar o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
Em seguida, foi apresentado
o livro sala saladinha aos alunos, começamos pela capa do livro, título, nomes
dos autores/organizadores, editora, ano e leitura de imagens de capa.
Foi dito às crianças que
seria lida várias parlendas e que eles deveriam escolher algumas para memorizar
e recitar. Assim deu-se continuidade na aula recitando algumas parlendas no
coletivo.
Depois convidamos uma
funcionária da escola à professora Maria de Nazaré da Silva Oliveira para que
os alunos pudessem conversar sobre as parlendas e pedimos a ela que trouxesse
uma parlenda para recitar para os alunos, conforme mostra a imagem abaixo.
Vale lembrar que como tarefa
de casa, foi orientada uma pesquisa com seus familiares para que pudessem
aprender outras parlendas, fazer o registro no caderno e trazer para
socializarem com os colegas, conforme mostra as imagens abaixo.
A segunda aula teve como
objetivos, favorecer a percepção da relação entre a oralização e o texto
escrito, além de contribuir para sua participação ativa utilizando-se do
conhecimento do texto e sua correspondência na escrita.
Foi apresentado aos alunos
um cartaz com os títulos das lendas recitadas na aula anterior, que compôs a
lista construída no coletivo, fizemos uma leitura coletiva do cartaz.
Após a leitura do cartaz,
foi entregue aos alunos uma cópia da parlenda era uma bruxa para que os mesmos
pudessem fazer a leitura e ilustrar. Essa atividade foi feita em pequenos
grupos. Veja as fotos abaixo.
Para a terceira aula, foi
orientado aos alunos a ficarem atentos da leitura da parlenda “era uma bruxa”,
pois em alguns momentos eu iria parar em algumas palavras, eles deveriam
completar o verso com a palavra que faltava. Em seguida trabalhamos com uma
atividade de lacunas, na qual eles deveriam ler e substituir o desenho pelo
nome, conforme a atividade fixada abaixo.
Ainda
com relação à parlenda “era uma bruxa” trabalhamos com uma lista de palavra da
mesma para que os alunos pudessem contar o número de letras e das sílabas, veja
o exemplo abaixo.
Para sanar os problemas de
segmentação propusemos uma tarefa na qual os alunos deveriam identificar a
primeira e a última palavra do texto, colorir os espaços entre as palavras
circular uma palavra e registrá-la no espaço abaixo, além de proporcionar um
momento de reflexão sobre a escrita da palavra, através da qual os alunos iriam
identificar número de letras e sílabas, letra inicial e final e escrita das
palavras iniciadas com as letras A, B e C, conforme mostra a atividade abaixo
Ainda em relação à
segmentação trabalhamos com a atividade abaixo, para realizá-la colocamos os
alunos em duplas, entregamos uma cópia para cada criança. Colocou-se o primeiro
verso na lousa, pedimos as crianças para recitá-lo, depois fomos identificando
e separando as palavras.
Enfim a ultima atividade
sobre a parlenda “era uma bruxa” foi solicitado aos alunos que fizessem a
reescrita da mesma e que completassem o desenho.
Foi trabalha também a
parlenda ”jacaré com catapora”, entregamos uma cópia da parlenda aos alunos,
fizemos a primeira leitura coletiva, depois enquanto eles ilustravam a mesma
foi feita a leitura individual. Para concluir a atividade eu disse aos alunos
para circular as palavras que eu iria ditar.
- No primeiro verso eu disse aos alunos que eles deveriam circular uma palavra que é um nome de uma doença.
- No segundo verso eu disse que era para circularem os nomes de alimentos.
- No terceiro verso eu disse que deveriam circular a palavra que representa um nome próprio.
- No quarto verso eu perguntei aos alunos para que os pássaros usam as asas? Eles responderam, para voar. Então circule a palavra voa.
Para a parlenda hoje é
domingo pé de cachimbo, foram encaminhadas várias atividades, conforme mostra
as imagens a abaixo
Atividades em pequenos grupos Pesquisa em dicionário
Leitura individual Destaque das
palavras que rimam
Pintura dos espaços entre palavras Aluna recitando a parlenda
Nossa
casa nosso lar
Outra sequencia didática que
merece destaque foi sobre “nossa casa nosso lar”. Para realizar as atividades
desta sequencia, foi apresentada aos alunos a música “a casa” de Vinicius de
Morais, cantamos, lemos, fizemos ilustração do texto, produção de lista a
partir do questionamento o que faltava na casa? Análise da escrita com o uso do
dicionário, produção de texto com destino escrito sobre o quintal da nossa
casa. Apresentamos o cartaz com texto na linguagem verbal para realizarmos a
leitura e outro com a linguagem não-verbal, para que os alunos pudessem fazer a
reescrita, destacamos algumas palavras para fazer a análise da escrita/revisão
com o auxilio do dicionário.
Trabalho
em dupla
Sequencia didática Lendas
brasileiras
Em relação à sequencia
didática de leitura e produção de texto: lendas brasileiras, cujos objetivos
eram entre outros, recuperarem os conhecimentos prévios sobre as lendas,
ampliar o conhecimento sobre o gênero. Foram selecionadas várias lendas para
ser trabalhada, entre elas a lenda do Saci Pererê.
Várias atividades foram
desenvolvidas como: Construção de lista com nomes das lendas, produção de
cartazes, interpretação de textos, construção de frases, atividades em que o
aluno deveria ligar nomes aos personagens, atividade de lacunas, caça –
palavras com e sem banco de dados, ditado, pesquisa em dicionário, ilustração
das lendas a partir de frases relacionadas às mesmas, reescrita e revisão. Veja
as atividades abaixo.
Leitura
e interpretação
Considerações Finais
Foi
possível observar no geral a participação e envolvimento dos alunos ao longo do
trabalho, foram várias sequencias didáticas trabalhadas, todas tiveram grande
contribuição para o crescimento do grupo, tanto nas atividades propostas no
coletivo quando as individuais. Houve grande avanço no desenvolvimento das
habilidades da escrita da leitura; das habilidades de escuta e respeito pela
fala dos colegas; enfim avalia-se que todos se empenharam na realização das
atividades.
Vale
lembrar que a turma acima mencionada iniciou com 21 alunos. De acordo com o
diagnóstico inicial, os mesmos se encontravam nas seguintes hipóteses de
escrita: 2 pré silábico, 2 silábico sem valor, 11 silábico com valor, 1
Silábico alfabético e 5 alunos alfabéticos.
Pode-se
destacar de acordo com o diagnóstico final que a turma está concluindo com 22
alunos estando 20 alfabético e 2 no silábico alfabético. Acredita-se que houve
um grande avanço no processo de aprendizagem dos mesmos. Para concluir,
gostaria de deixar registrada uma mensagem para reflexão, uma vez que a atividade docente exige reflexão constante.
Para
refletir
• Quer vencer os desafios? Confie em Deus
• Quer ser bom no que faz? Pratique!
• Quer alcançar o objetivo? Jamais desista!
• Quer crescer? Tenha raízes.
• Quer ver resultados? Persevere.
• Quer falar bem? Escute melhor.
• Quer aprender? Persista em ler.
• Quer realização pessoal? Sirva!
• Quer fazer diferença? Pague o preço.
• Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de
vitória estão enganados.
• A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que
“saem do porto”.
• A vitória é dos que se arriscam para alcançar o
alto da montanha.
Referências
BRANCO, Josefa dos Santos,
et. al. Sequencia Didática Parlendas. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio
Maria, 2013.
____. Sequencia Didática Lendas Brasileiras. Org.
equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
____, et. al. Sequencia
Didática “Nossa Casa Nosso Lar”. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio
Maria, 2013.
(Disponível em
<http://mensagensereflexoes.com.br/poemas/vitoria > acesso em 02/10/2013.)
Vale lembrar que como tarefa
de casa, foi orientada uma pesquisa com seus familiares para que pudessem
aprender outras parlendas, fazer o registro no caderno e trazer para
socializarem com os colegas, conforme mostra as imagens abaixo.
A segunda aula teve como
objetivos, favorecer a percepção da relação entre a oralização e o texto
escrito, além de contribuir para sua participação ativa utilizando-se do
conhecimento do texto e sua correspondência na escrita.
Foi apresentado aos alunos
um cartaz com os títulos das lendas recitadas na aula anterior, que compôs a
lista construída no coletivo, fizemos uma leitura coletiva do cartaz.
Após a leitura do cartaz,
foi entregue aos alunos uma cópia da parlenda era uma bruxa para que os mesmos
pudessem fazer a leitura e ilustrar. Essa atividade foi feita em pequenos
grupos. Veja as fotos abaixo.
Para a terceira aula, foi
orientado aos alunos a ficarem atentos da leitura da parlenda “era uma bruxa”,
pois em alguns momentos eu iria parar em algumas palavras, eles deveriam
completar o verso com a palavra que faltava. Em seguida trabalhamos com uma
atividade de lacunas, na qual eles deveriam ler e substituir o desenho pelo
nome, conforme a atividade fixada abaixo.
Ainda
com relação à parlenda “era uma bruxa” trabalhamos com uma lista de palavra da
mesma para que os alunos pudessem contar o número de letras e das sílabas, veja
o exemplo abaixo.
Para sanar os problemas de
segmentação propusemos uma tarefa na qual os alunos deveriam identificar a
primeira e a última palavra do texto, colorir os espaços entre as palavras
circular uma palavra e registrá-la no espaço abaixo, além de proporcionar um
momento de reflexão sobre a escrita da palavra, através da qual os alunos iriam
identificar número de letras e sílabas, letra inicial e final e escrita das
palavras iniciadas com as letras A, B e C, conforme mostra a atividade abaixo
Ainda em relação à
segmentação trabalhamos com a atividade abaixo, para realizá-la colocamos os
alunos em duplas, entregamos uma cópia para cada criança. Colocou-se o primeiro
verso na lousa, pedimos as crianças para recitá-lo, depois fomos identificando
e separando as palavras.
Enfim a ultima atividade
sobre a parlenda “era uma bruxa” foi solicitado aos alunos que fizessem a
reescrita da mesma e que completassem o desenho.
Foi trabalha também a
parlenda ”jacaré com catapora”, entregamos uma cópia da parlenda aos alunos,
fizemos a primeira leitura coletiva, depois enquanto eles ilustravam a mesma
foi feita a leitura individual. Para concluir a atividade eu disse aos alunos
para circular as palavras que eu iria ditar.
- No primeiro verso eu disse aos alunos que eles deveriam circular uma palavra que é um nome de uma doença.
- No segundo verso eu disse que era para circularem os nomes de alimentos.
- No terceiro verso eu disse que deveriam circular a palavra que representa um nome próprio.
- No quarto verso eu perguntei aos alunos para que os pássaros usam as asas? Eles responderam, para voar. Então circule a palavra voa.
Para a parlenda hoje é
domingo pé de cachimbo, foram encaminhadas várias atividades, conforme mostra
as imagens a abaixo
Atividades em pequenos grupos Pesquisa em dicionário
Leitura individual Destaque das
palavras que rimam
Pintura dos espaços entre palavras Aluna recitando a parlenda
Nossa
casa nosso lar
Outra sequencia didática que
merece destaque foi sobre “nossa casa nosso lar”. Para realizar as atividades
desta sequencia, foi apresentada aos alunos a música “a casa” de Vinicius de
Morais, cantamos, lemos, fizemos ilustração do texto, produção de lista a
partir do questionamento o que faltava na casa? Análise da escrita com o uso do
dicionário, produção de texto com destino escrito sobre o quintal da nossa
casa. Apresentamos o cartaz com texto na linguagem verbal para realizarmos a
leitura e outro com a linguagem não-verbal, para que os alunos pudessem fazer a
reescrita, destacamos algumas palavras para fazer a análise da escrita/revisão
com o auxilio do dicionário.
Trabalho
em dupla
Sequencia didática Lendas
brasileiras
Em relação à sequencia
didática de leitura e produção de texto: lendas brasileiras, cujos objetivos
eram entre outros, recuperarem os conhecimentos prévios sobre as lendas,
ampliar o conhecimento sobre o gênero. Foram selecionadas várias lendas para
ser trabalhada, entre elas a lenda do Saci Pererê.
Várias atividades foram
desenvolvidas como: Construção de lista com nomes das lendas, produção de
cartazes, interpretação de textos, construção de frases, atividades em que o
aluno deveria ligar nomes aos personagens, atividade de lacunas, caça –
palavras com e sem banco de dados, ditado, pesquisa em dicionário, ilustração
das lendas a partir de frases relacionadas às mesmas, reescrita e revisão. Veja
as atividades abaixo.
Leitura
e interpretação
Considerações Finais
Foi
possível observar no geral a participação e envolvimento dos alunos ao longo do
trabalho, foram várias sequencias didáticas trabalhadas, todas tiveram grande
contribuição para o crescimento do grupo, tanto nas atividades propostas no
coletivo quando as individuais. Houve grande avanço no desenvolvimento das
habilidades da escrita da leitura; das habilidades de escuta e respeito pela
fala dos colegas; enfim avalia-se que todos se empenharam na realização das
atividades.
Vale
lembrar que a turma acima mencionada iniciou com 21 alunos. De acordo com o
diagnóstico inicial, os mesmos se encontravam nas seguintes hipóteses de
escrita: 2 pré silábico, 2 silábico sem valor, 11 silábico com valor, 1
Silábico alfabético e 5 alunos alfabéticos.
Pode-se
destacar de acordo com o diagnóstico final que a turma está concluindo com 22
alunos estando 20 alfabético e 2 no silábico alfabético. Acredita-se que houve
um grande avanço no processo de aprendizagem dos mesmos. Para concluir,
gostaria de deixar registrada uma mensagem para reflexão, uma vez que a atividade docente exige reflexão constante.
Para
refletir
• Quer vencer os desafios? Confie em Deus
• Quer ser bom no que faz? Pratique!
• Quer alcançar o objetivo? Jamais desista!
• Quer crescer? Tenha raízes.
• Quer ver resultados? Persevere.
• Quer falar bem? Escute melhor.
• Quer aprender? Persista em ler.
• Quer realização pessoal? Sirva!
• Quer fazer diferença? Pague o preço.
• Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de
vitória estão enganados.
• A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que
“saem do porto”.
• A vitória é dos que se arriscam para alcançar o
alto da montanha.
Referências
BRANCO, Josefa dos Santos,
et. al. Sequencia Didática Parlendas. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio
Maria, 2013.
____. Sequencia Didática Lendas Brasileiras. Org.
equipe de coordenação do PACTO. Rio Maria, 2013.
____, et. al. Sequencia
Didática “Nossa Casa Nosso Lar”. Org. equipe de coordenação do PACTO. Rio
Maria, 2013.
(Disponível em
<http://mensagensereflexoes.com.br/poemas/vitoria > acesso em 02/10/2013.)
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